Nossos Parceiros

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Erros litúrgicos e sugestões para coibi-los - V

Glória ou Hino de Louvor

O Glória deve cantado ou dito nos Domingos fora do Advento e da Quaresma, nas solenidades e nas festas. Seu texto antiqüíssimo não deve ser substituído por outro (cf. Instrução Geral do Missal Romano, 53). O costume, infelizmente disseminado em muitas paróquias, de substituir tal hino por um simples “canto de glória” encontra expressa proibição na Instrução Geral. Nem mesmo o famoso “canto de glória” com letra de louvor à Santíssima Trindade, que alguns afirmam ser suficiente, serve para ser executado nesse momento. O hino do Glória faz parte do Ordinário da Missa, e deve ser cantado ou dito integralmente, como está no Missal!

Na prática

1. Esqueça-se o folhetinho de Missa. Use-se o Missal.
2. Não se use “canto de Glória”. Diz-se o texto do Missal, quer rezado quer cantado, mas só ele e nada mais. Querem música? Cante-se o texto previsto no Missal, mas não “músicas de glória”.

10 comentários:

  1. É mais errado ainda, portanto, dizer o Glória em dois coros seguindo o folhetinho, não é?!
    E quando um padre é teimoso, acha que pode fazer o que quiser com a missa?! Credo! Que coisa triste! É terrível só de pensar!
    Alex A.B.

    ResponderExcluir
  2. Várias vezes na minha paróquia, o padre e a comentarista quando não tem cantor, ao invés de rezarem o glória e o Sanctus do Missal, começam ler a letra do folheto. É horrível! E eles teimam fazer isto, pois tem que seguir o folheto. Aí quando vem o ministério de música, eles não cantam nenhuma música do folheto.

    ResponderExcluir
  3. Alternar coros não é errado, desde que se reze/cante o Glória tal qual no Missal.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se há indicação de audios do canto do Glória, em português, com melodia adequada para uso na liturgia? Pergunto isso, pois os que encontrei na internet não condizem com a sacralidade que tanto queremos de volta nas Missas de nossas Igrejas, e para uso onde o Latim, infelizmente, ainda parece estar tão distante.
    Obrigado,
    Danilo.

    ResponderExcluir
  5. Tive uma aluna que já havia esquecido a letra original do Glória, pois na sua Paróquia nunca era usada a letra original.

    ResponderExcluir
  6. Eu, particularmente, rezo em voz baixa o Glória, quando executados cantos com letras estrangeiras ao Missal Romano.

    E mais: quando solicitado para integrar grupos de canto (eu toco violão), deixo bem claro que não me chamem se for para ferir as normas e o sagrado.

    Ações como esta têm surtido efeito bom em alguns mais próximos, que, com a Graça de Deus, estão tomando consciência.

    Fernando
    Pro Catholica Societate

    ResponderExcluir
  7. ELIELTON DESIDERIO RESENDE25 de maio de 2009 às 19:23

    NA MINHA PARÓQUIA, HÁ UM VERDADEIRO FORRÓ.
    MUITAS PESSOAS JÁ RECLAMARAM.

    O GLÓRIA REZADO É UMA RARIDADE E NUNCA SE CANTA COM A LETRA DO MISSAL. SE EU RECLAMO, ELES DIZEM QUE O IMPORTANTE É QUE FALE DA TRINDADE; ELES NÃO SABEM QUE ESTE HINO COMEÇA COM O "GLORIA" CANTADO PELOS ANJOS NA NOITE DE NATAL.ENTÃO NÃO ADIANTA TEIMAR COM ELES.

    ResponderExcluir
  8. Olá! No Rito Ordinário vemos, muitas vezes, algumas pessoas e pouquíssimos presbíteros inclinando-se (vênia) no momento do Hino de Louvor em que se faz menção ao "Altíssimo Jesus Cristo".
    Não encontrei isso no Missal Romano. Encontrei sim, mas no Credo.
    No Hino de Louvor realmente existe essa prescrição e, se existe, cabe também ao povo fazê-la ou é somente reservada ao sacerdote?
    Grato pela leitura desta pergunta. Aguardo Comentário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está, sim, prescrita. E a norma se encontra no Cerimonial dos Bispos n. 68. a)

      "A inclinação de cabeça faz-se ao nome de Jesus ou da Virgem Maria e do Santo, em cuja honra se celebra a Missa ou a Liturgia das Horas."

      De acordo com o costume a inclinação é feita por quem pronuncia o nome. No caso do Glória, como ele é parte diga pela assembleia, toda a assembleia se inclina nas duas vezes que se pronuncia o Santissimo Nome de Jesus.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros