Manchetes

Nosso Parceiro

quarta-feira, 13 de maio de 2009

MÉTODO DE ASSISTIR AO SANTO SACRIFICIO DA MISSA Parte II

AO ORATE FRATRES QUE INDICA COMO OS FIÉIS POSSUEM PARTE NO SANTO SACRIFÍCIO DA MISSA.

Ofereço-vos, Deus meu, este sacrifício por todos os fins e motivos que vós quereis que eu ofereça, rogando por mim pecador, por meus pais, irmãos, parentes e defuntos, e por todos os que estão em agonia de morte, para que acabem em vossa graça. Amém.

AO PREFÁCIO QUE SIGNIFICA A ENTRADA DE CRISTO EM JERUSALÉM, QUANDO OS JUDEUS CANTARAM HOSANA.

Ó piedosissimo Rei de Israel, em cuja entrada triunfante em Jerusalém lançavam suas capas e vestes vistosas pelas ruas cantando: “Hosana nas alturas! Bendito seja o que vem em nome do Senhor!”. Eu vos suplico, Senhor, que triunfeis em minha alma, para que possa um dia cantar com os vossos escolhidos: Hosana nas alturas! Bendito seja o Senhor Deus Onipotente! Amém.

AO CANON QUE REPRESENTA O INÍCIO DA PAIXÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, NOSSO BEM.

Ó fidelíssimo Pastor de nossas almas, que amastes vossas ovelhas até o ponto de morrer para remi-las, padecendo primeiro inumeráveis injúrias e afrontas; eu vos rogo, Senhor, que me deis graça para sofrer por vosso amor todas as adversidades e calúnias que contra mim se levantarem, para que depois da morte descanse no seio de vossa glória, e vos bendiga por toda a eternidade. Amém.

ENQUANTO O SACERDOTE DIZ O MEMENTO PELOS VIVOS.

Aceitai, Senhor, este santo Sacrifício pela intenção que suplico, enquanto a parte satisfatória. E pelo que respeita a parte meritória e impetratória, rogo-vos, Senhor, que atendendo ao mesmo Sacrifício, vos lembreis de mim, de meus pais, irmãos, irmãs, parentes, amigos e benfeitores...de todos a quem fui molesto, ou servi de escândalo, e ocasião de pecado, tanto em comum como em particular...de todos os sacerdotes e ministros da Santa Igreja...de todos os meus inimigos, aos quais perdôo de todo meu coração...de todos os hereges e infiéis, para que se convertam...e de todos os mais por quem vós quereis e sabeis que eu devo orar.

ANTES DA CONSAGRAÇÃO, FIGURA-SE O CORDEIRO PASCAL AINDA NÃO IMOLADO.

Bendito sejais, suavíssimo Jesus, pois em sua última ceia cumpristes a figura do cordeiro pascal, e destes aos apóstolos vossa carne e sangue; eu vos rogo que me façais participante deste santo Sacramento e assim possais viver em mim, e eu em vós, louvando-vos eternamente. Amém.

NA ELEVAÇÃO DA HÓSTIA, LEMBRA-SE O CRISTO LEVANTADO NA CRUZ.

Eu vos adoro, sagrado Corpo de nosso Senhor Jesus Cristo, que na ara da Cruz fostes digna Hóstia para redenção do mundo.

NO INTERVALO DA ELEVAÇÃO DA HÓSTIA E DO CÁLICE.

Alma de Cristo...por todos os séculos dos séculos. Amém.

A ELEVAÇÃO DO CÁLICE LEMBRA-SE O SANGUE JORRADO POR CRISTO NA CRUZ ATRAVÉS DE SUAS CHAGAS.

Eu vos adoro, preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo que, derramado na ara da Cruz, lavastes nossos pecados. Amém.

ENQUANTO DIZ O SACERDOTE O MEMENTO PELOS MORTOS.

Aceitai, Senhor, este Sacrifício pela intenção a que o aplico, em quanto à parte satisfatória. E pelo que respeita a sua parte imprecatória, rogo-vos, Senhor, que vos lembreis das almas de meus pais, irmãos, irmãs, parentes, amigos e benfeitores...das almas que por ocasião de alguma culpa minha, padecem no Purgatório...das almas que me estivessem recomendadas, tanto em comum como em particular...das almas dos sacerdotes e ministros da Santa Igreja...das almas que saíram de seus corpos com mortes repentinas. Das almas esquecidas, ou de que não há particular memória...em suma, de todas as almas que padecem no Purgatório, e particularmente daquelas pelas quais quereis e sabeis que eu devo rezar. Amém.

QUANNDO O SACERDOTE ESTENDE AS MÃOS SOBRE A HÓSTIA E SOBRE O CÁLICE, O QUE REPRESENTA A CONTINUAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO E SUA MORTE.

Ó amantíssimo Jesus, graças vos dou pela extensão de todos os vossos membros na Cruz, pela abertura das mãos e dos pés, e costado, pela efusão de sangue e água; pela Cruz e morte dolorosa. Isto vos ofereço por meus pecados, e pelos de todo o mundo, e vos rogo que me deis paciência nas adversidades até a morte por vosso amor. Amém.

NA SEGUNDA ELEVAÇÃO DA HÓSTIA E DO CÁLICE LEMBRAMOS COMO JOSÉ E NICODEMOS DESCERAM NOSSO SENHOR DA CRUZ.

Obedientíssimo Jesus, eu vos rogo que me deis a graça de ajudar-vos a descer da Cruz para emenda de minhas culpas, e para que mereça depositar-vos no sepulcro de meu coração, para que nunca me separe de vós. Amém.

AO PATER NOSTER, QUE SIGNIFICA AS SETE PALAVRAS DE CRISTO NA CRUZ.

Ó bom Jesus, pelas sete palavras que na Cruz dissestes, dai a graça de que eu perdoe aos que me ofendem; dai, como ao bom ladrão, o paraíso e a vida eterna; guardai-me como Filho adotivo de vossa Mãe Maria Santíssima; livrai-me de todo o mal, e levai-me á vida eterna. Amém.
APÓS O PATER NOSTER LEMBRAMOS COMO CRISTO DESCEU A MORADA DOS MORTOS E TIROU DE LÁ OS SANTOS PATRIARCAS.

Ó doce Jesus, cuja alma santíssima unida coma a divindade, desceu aos infernos para tirar as almas dos santos pais, eu vos rogo, Senhor, que tireis também a minha do abismo de suas culpas; livrai-me do inferno e das penas do purgatório, para que quantos antes com os santos Patriarcas, e com todos os escolhidos vos louve na glória eterna. Amém.

QUANDO O SACERDOTE PARTE A SAGRADA HÓSTIA; QUE SIGNIFICA COMO JESUS CRISTO DIVIDIU O PÃO PARA OS DISCÍPULOS EM EMAÚS.

Deus meu, pois sois guia para encaminhar aos que se apartarão do verdadeiro caminho; eu vos rogo que, assim como guiastes a vossos Discípulos, assim sejais meu guia em tudo, e por meio de santas inspirações vos conheça e louve. Amém.

QUANDO O SACERDOTE DIZ PAX DOMINI QUE SIGNIFICA A APARIÇÃO DE JESUS CRISTO RESSUSCITADO AOS SEUS AMIGOS, DANDO-LHES A PAZ.

Ó glorioso Jesus, que abristes a porta da vida eterna com a vossa gloriosa ressurreição, a qual anunciastes aos vossos Apóstolos, dando-lhes a paz; eu vos suplico, Senhor, façais que minha alma ressuscite convosco para uma vida plena da graça, e nunca vos ofenda. Amém.

AO AGNUS DEI, QUE SIGNIFICA COMO JESUS CRISTO DEU PODER A SEUS APÓSTOLOS PARA PERDOAR OS PECADOS.

Ó paciente Jesus, que apareceu no meio de vossos Discípulos, dando-lhes a paz, e o poder de absolver os pecados; dai poder de vencer e aniquilar todos os vícios e como bom pastor, conduzi-me ao vosso celestial rebanho. Amém.

QUANDO O SACERDOTE COMUNGA, MEDITAMOS CRISTO COMENDO COM SEUS APÓSTOLOS, ANTES DA ASCENÇÃO GLORIOSA.

Ó dulcíssimo convite de nosso Senhor Jesus Cristo, eu vos adoro, e vos rogo, bom Jesus, retireis de minha alma tudo o que vos for contrário, para que com vossos Discípulos goze das infinitas graças deste sacrossanto Sacramento, e de vós goste, Viático de minha peregrinação. Amém.

NA PURIFICAÇÃO LEMBRA-SE COMO JESUS CRISTO SUBIU AO CÉU POR SUA PRÓPRIA VIRTUDE.

Ó dulcíssimo Jesus, que depois de vossa Ressurreição, com a vossa própria virtude, levantadas às mãos ao Céu, quisestes subir para o vosso Eterno Pai, eu vos rogo, Senhor, levai convosco minha alma, para que, apartada das coisas terrenas só contemple as celestes, para que sempre vos louve. Amém.

AS ÚLTIMAS ORAÇÕES, REPRESENTAM CRISTO INTERCENDENDO POR NÓS, JUNTO AO ETERNO PAI, COMO NOSSO INTERCESSOR.
Ó divino Salvador e Redentor nosso, vós que, segundo nos anunciou vosso Apóstolo, sois o nosso Medianeiro e Advogado perante o trono de vosso eterno Pai, suspendei, Senhor, a sua justiça, que tantas vezes provocamos com as nossas iniqüidades, e alcançai-nos, do tesouro de sua misericórdia, perdão para os nossos pecados, graça para perseveramos na observância de vossa divina lei, e a recompensa que, como justo Juiz destinais aos que a observarem. Amém.

QUANDO O SACERDOTE DÁ A BENÇÃO, ELE REPRESENTA CRISTO QUE ENVIA O ESPIRÍTO SANTO.

Ó mediador nosso, Senhor meu Jesus Cristo, que de vosso eterno Pai alcançastes que enviasse a vossos Apóstolos o divino Consolador em línguas de fogo; eu vos rogo, Senhor, me façais participante deste santo amor, para que dignamente vos sirva e louve. Amém.

AO EVANGELHO DE SÃO JOÃO, NO QUAL É ANUNCIADO OS MISTÉRIOS DA DIVINDADE E HUMANIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

Ó Jesus, zelador ardente das almas, que mediante a pregação dos vossos Apóstolos anunciastes as nações os mistérios de vossa divindade e humanidade cuja comemoração se acaba de fazer neste santo sacrifício da Missa; por eles vos rogamos, Senhor, que nunca anos desampareis, antes nos leveis a vossa glória, onde sem o véu da fé vos vejamos face a face e com os anjos e santos cantemos os vossos louvores por toda eternidade. Amém.

OFERECIMENTO DO SANTO SACRIFÍCIO DA MISSA.

Ó Clementísismo e Soberano Criador do Céu e da Terra, eu, o mais vil de todos os pecadores, vos ofereço, juntamente com a Igreja, este precioso Sacrifício, que é vosso Unigênito Filho, por todos os pecados que tenho cometido e por todos os do mundo; e seja por modo de sufrágio pelas almas do purgatório.Amém.






blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...