Nossos Parceiros

domingo, 17 de maio de 2009

Ordenações de Legionários de Cristo

Os Legionários de Cristo costumam ordenar seus sacerdotes em Roma, por um Cardeal amigo. No aniversário de 50 anos da Legião, o próprio Papa João Paulo II foi o Bispo ordenante, demonstrando seu afeto e amizade para com essa obra realmente de Deus.

Como em todas as Missas celebradas pelos legionários - sejam em latim (no rito novo que todos celebram, ou no tridentino de alguns), sejam em vernáculo -, as rubricas são rigorosamente observadas, e um senso de estética e de progressiva solenização é posto em prática.

Abaixo, flagrantes de algumas ordenações legionárias em vários anos: 2004, 2007, 2008... Uma delas, celebrada pelo Papa Bento XVI, não foi exclusivamente legionária.

Prestem atenção à mãe de um legionário de véu preto, na beleza das casulas e mitras, na solenidade dos acólitos de sobrepeliz e batina, nos sacerdotes que ajudaram a distribuir a Comunhão com sobrepeliz e estola por cima da batina, nos Bispos de veste coral assistindo a Missa, na humildade do Cardeal Norberto Rivera - que se ajoelha para receber a bênção dos neo-sacerdotes. Algumas ordenações foram em basílicas vaticanas, outras no Centro de Estudos Superiores da Legião em Roma.
































5 comentários:

  1. Esplêndidas as fotos!!!
    Gostaria de saber onde exatamente estão os legionários, aqui, no Brasil.
    Alex A.B.

    ResponderExcluir
  2. No Brasil, há legionários em São Paulo/SP, Itapecerica da Serra/SP, Arujá/SP, Rio de Janeiro/RJ, Brasília/DF, Curitiba/PR, Belo Horizonte/MG, e Porto Alegre/RS. Além disso, eles atendem equipes do Regnum Christi de inúmeras outras cidades no Brasil, incluindo Fortaleza/CE, Recife/PE, Campinas/SP, e, no RS, Bagé, Pelotas, Ijuí, Itaqui, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Estância Velha, Passo Fundo, Santa Maria e Camaquã.

    ResponderExcluir
  3. Caro Rafael
    Soube através do site H2onews.org que a Fraternidade de São Pedro em Roma está ensinando padres a rezar conforme o rito tridentino. E na entrevista com Dom Fernando Rifam postada aqui, o prelado nos conta que fez um curso na Inglaterra para aprender a celebrar no rito tridentino; salvo engano.
    Gostaria de saber se os Legionários de Cristo ensinarão os padres que desejarem aqui no Brasil a celebrar missas em latim nos dois ritos.
    Gostaria de saber também se há alguma outra Congregação religiosa, além dos Legionários, que poderia prestar esse serviço à Liturgia no Brasil.
    Alex A.B.

    ResponderExcluir
  4. A notícia de H2onews de que eu falei é de 05-03-2009. Seu título é "Lições para preparar os sacerdotes à Missa tridentina".
    Alex A.B.

    ResponderExcluir
  5. Qual o endereço dos Legionários de Cristo em Porto Alegre?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros