Nossos Parceiros

terça-feira, 9 de junho de 2009

Erros litúrgicos e sugestões para coibi-los - X

Pai Nosso

Não se deve inventar letra ou oração alguma para substituir o Pai Nosso. Reze-se o Pai Nosso com o texto liturgicamente previsto, sem acréscimos ou omissões. Quando for cantado, também não é permitido acrescentar nem omitir nada do texto aprovado – nem o tristemente disseminado “Pai Nosso que estais nos céus, Pai Nosso que estais aqui.” A oração do Pai Nosso deve ser feita tal qual está no Missal, e não com uma letra diferente, ainda que só ligeiramente alterada.

Só o sacerdote levanta as mãos, pois está rezando em nome da comunidade. Dispensável, pois, que os fiéis as levantem. Não há, entretanto, proibição expressa para isso, e muitos liturgistas experientes e bastante ortodoxos, como o Mons. Peter Elliott, consultor do Vaticano e autor de Cerimonies of the Modern Roman Rite (em espanhol, Guia Pratica de la Liturgia) e de Liturgical Question Box, não se posicionam contrários a que os fiéis também levantem as mãos. Como a questão é controvertida, somos da opinião de que, como tudo o que é dispensável em liturgia e que não esteja prescrito deve ser evitado, os fiéis não as levantem.

Não se pode, outrossim, dar as mãos durante o Pai Nosso, como é costume, infelizmente, em muitas paróquias. Além de não estar previsto no Missal, não há sentido algum em dar as mãos, eis que não aponta para o ato sacrifical, além de conferir um certo ar esotérico incompatível com a Fé católica. A origem da oração de mãos dadas está nas devoções particulares, próprias de alguns movimentos, e, em si, é lícita. Ocorre que a liturgia, por seu caráter público, não é ocasião propícia para que sejam utilizados elementos da piedade individual.

Na prática

1. O celebrante introduza ao Pai Nosso usando só as monições previstas.
2. Ensine seus acólitos fora da Missa de que só ele deverá levantar as mãos durante o Pai Nosso. Poderá formar os demais fiéis em momentos oportunos.
3. Nunca diga aos fiéis que dêem as mãos e procure corrigir essa distorção, se houver.
4. Vigie o pároco ou reitor de igreja para que a letra do Pai Nosso, quando este for cantado, não seja alterada nem que a ela seja acrescentada qualquer coisa.
blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros