Nossos Parceiros

domingo, 21 de junho de 2009

Ordenações em latim e versus Deum, mas na forma ORDINÁRIA!!!

Os Cônegos Regulares de São João Câncio são uma congregação religiosa dedicada ao restabelecimento e preservação da sacralidade na Igreja, notadamente na liturgia.

Um dos modos de realizar isso é pela correta observação das rubricas e organização de Missas solenes, esteticamente atraentes, e com profunda piedade, com canto litúrgico exemplarmente executado, paramentos lindíssimos, e todo o esplendor do culto católico. Suas Missas são nas duas formas do rito romano (forma ordinária ou rito moderno, atual, novo, normativo, de Paulo VI/João Paulo II, 1969/2002; e forma extraordinária ou rito antigo, tradicional, tridentino, clássico, de São Pio V/Beato João XXIII, 1570/1962). E mesmo a Missa na forma ordinária/rito moderno é celebrada geralmente em latim e versus Deum. O idioma da Igreja e a celebração "de costas" não são privilégios da forma extraordinária/rito tridentino: para os cônegos em questão, a ortodoxia litúrgica é posta em ação nas duas formas.

Recentemente, dois irmãos da congregação foram ordenados sacerdotes nos Estados Unidos. As fotos abaixo retratam a belíssima celebração. Foi com canto gregoriano e polifonia, com paramentos góticos, celebrada integralmente em latim, e versus Deum - algo raro de se encontrar. Mas o rito é o atual, o moderno, esse mesmo que temos em nossas paróquias - ou deveríamos ter, se não fossem tão dessacralizadas.

Vejam como a forma ordinária - embora se possa licitamente objetar que não explicita tão eficazmente os dogmas eucarísticos quanto a extraordinária/tridentina, e que representa, por outro lado, uma ruptura com o desenvolvimento orgânico da liturgia -, vejam como a forma ordinária, dizíamos, pode ser celebrada com todos esses elementos "tradicionais":



























4 comentários:

  1. Os Cônegos Regulares de São João Câncio estão também no Brasil?!
    Se não estão, seria muito bom que viessem para cá!
    Alex A.B.

    ResponderExcluir
  2. Lindíssimo. Pena que não os temos no Brasil. :(


    Juliana

    ResponderExcluir
  3. A igreja dessas fotos é belíssima!!!
    Fico pensando: Por que não existem belíssimas igrejas como essa no Brasil?!
    Não estou dizendo que não existem igrejas belíssimas no Brasil, mas igrejas de estilo arquitetônico como as da foto, acho que não existem aqui no Brasil.
    Uma sugestão e pedido: Que o bloque fale também de arquitetura sacra. Acho que muitas pessoas se interessariam por esse assunto também. Confesso que não entendo quase nada e gostaria muito de saber mais.
    Alex A.B.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros