Nossos Parceiros

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Solenidade de Santo Antonio de Pádua



No último dia 13 de junho de 2009, A Igreja celebrou a festa de Santo Antonio de Pádua, Presbitero e Doutor, no Brasil, Santo Antonio é o titular de diversas catedrais diocesanas, assim tal festa nestas dioceses passa a ser celebrada como solenidade.

Na diocese de Frederico Westphalen - RS, Sua Excelência Reverendissima Dom Antonio Carlos Rossi Keller, presidiu três missas, todas celebradas como solenidade, conforme indica o ritual para este dia.








Abaixo, algumas fotos de uma das missas celebradas na Catedral Diocesana de Santo Antonio em Frederico Westphalen.



Procissão de Entrada e Incensação do Altar.




Incensação da Imagem e Reliquia Ex Cute de Santo Antonio / Proclamação do Evangelho.



Homilia / Apresentação das Oferendas.



Benção Solene com a Reliquia Ex Cute de Santo Antonio.

Um comentário:

  1. Na Diocese de Patos de Minas, o santo titular da Catedral diocesana também é Santo Antônio de Pádua!
    E um fato curioso é que a cidade de Patos de Minas tem em suas origens a devoção a Santo Antônio.
    Assim relata o site da Prefeitura Municipal:
    "O processo de colonização da região ocupada hoje pelo município de Patos de Minas e distritos vizinhos teve início, provavelmente, na metade do século XVIII, período que antecede à descoberta do ouro nas regiões das minas com o movimento das entradas e bandeiras rumo às terras de Paracatu.

    A picada de Goiás foi o primeiro caminho oficial aberto das Minas Gerais ao território de Goiás. A partir desse período, encontra-se registrada a denominação "Os Patos" para designar a povoação à beira desse caminho. O Município surgiu às margens das fontes de àguas do caminho de São João Del Rei à Paracatu em busca de ouro.

    A doação de terras a Santo Antônio, em 1826, para edificação de um templo e para acomodar os povos, por parte de Antônio Joaquim da Silva Guerra e de sua mulher Luiza Corrêa de Andrade, propiciou a origem do Arraial de Santo Antônio da Beira do Paranaíba. A criação da vila ocorreu em 1866 e a instalação em 1868."
    http://www.patosdeminas.mg.gov.br/acidade/historia.php

    Outros fatos interessantes são que a Providência Divina trouxe ao final da década de 1930 os Frades Capuchinhos à cidade.
    E hoje a Diocese de Patos de Minas conta com seu segundo bispo capuchinho.

    Alex A.B.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros