Manchetes

Nosso Parceiro

sábado, 11 de julho de 2009

O barrete e o solidéu

Barrete
O barrete é um objeto quadrangular provido geralmente de 3 palas e quase sempre de um pompom. Sua cor varia de acordo com o clérigo, podendo ser usado por todos. O barrete tem uma representação de autoridade. Ao pronunciar uma sentença, por exemplo, os juízes na antiguidade utilizavam o barrete. Os doutores (acadêmicos) utilizam o barrete em funções solenes. O padre, durante a confissão, utilizava obrigatoriamente o barrete para simbolizar exatamente que era ele em posição de Juiz que estava absolvendo o penitente. Nas funções litúrgicas, igualmente, para demonstrar a função de autoridade, junto com os outros clérigos. Ainda hoje é profundamente recomendável que o padre faça uso do barrete no exercício de suas funções. Ao lado temos a representação de um barrete tradicional: ao lado destacamos as palas, em número de três; ao lado destaca-se o pompom ao centro e pode-se ver com maior precisão as três palas (o lado sem pala é o da orelha esquerda) . Também vemos o solidéu, este consta de oito partes costuradas entre si com uma pequena proeminência. Barrete e solidéu tem a sua cor definida de acordo com o clérigo.


Cores e Hierarquia
O barrete é preto com borla preta para os padres e diáconos, Para os monsenhores Capelães de Sua Santidade, Prelados de Honra e Protonatários Supranumerários é munido de borla violeta. Para os Protonatários Numerários deve possuir borla vermelha. Os bispos usam barrete violeta. Os cardeais usam barrete todo vermelho e sem borla. O papa, embora esteja em desuso, faz uso do barrete branco. Ao lado temos um barrete de monsenhor, abaixo um cardinalício (detalhe para a ausência de borla) e um episcopal.

CardealBispoMonsenhor
Uso durante as celebrações
Como a mitra, é retirado durante várias partes da celebração, : nas preces introdutórias, nas orações presidenciais, nos hinos quando são cantados de pé, durante o evangelho, a oração dos fiéis, o credo e toda a liturgia eucarística, desde depois de receber os dons até retomando-o após a oração após a comunhão. Diferentemente da mitra, não se usa barrete para dar a bênção final ou oração sobre o povo, seja na missa seja fora dela. O barrete pode ser usado com as vestes corais (nas quais é obrigatório), com casula ou pluvial, ou ainda apenas com estola para o sacramento da confissão. Abaixo temos um bispo em vestes corais que faz uso do barrete violeta, um cardeal que usa barrete vermelho com o pluvial e um padre que ouve as leituras da missa usando barrete preto. Quando se usa mitra, não se faz uso do barrete.

D. Eusébio Cardeal Scheid usando barrete e pluvialSacerdote cisterciense celebrando a Missa no rito ordinário
Uso fora das celebrações
O uso do barrete também pode dar-se fora das celebrações, podendo acompanhar a batina, mormente quando usa-se mantel. Abaixo observamos Dom Antônio Keller fazendo uso do barrete violeta com mantel e um padre que usa seu barrete preto com a mesma capa.


Outros modelos de barrete
O barrete pode apresentar-se em outros modelos, todavia a variação das cores e o uso é o mesmo. Nas imagens mostramos um barrete preto com borla vermelha e um violeta.

Solidéu
O solidéu é uma pequena calota que os clérigos usam na cabeça. Sendo preto para os padres, para todos os monsenhores é preto com frisos violáceos. Todo violeta para os bispos, vermelho para os cardeais e branco para o papa. Nas figuras abaixo temos as diferentes cores de solidéu. No detalhe os frisos violeta do solidéu dos monsenhores.

Barrete Cardinalício
Após a abolição do galero cardinalício, o barrete tomou seu lugar na principal cerimonia do colégio: a criação. Quando o papa escolhe um homem para se tornar cardeal, a cerimonia que marcava o ingresso dele no colégio dos cardeais era o recebimento do galero (chapéu de abas largar e munido de borlas). Atualmente o cardeal recebe o barrete de cor vermelha como se mostra na figura abaixo. Em virtude de tal importância, os cardeais são proibidos de usar barrete com vestes comuns, isto é, seu uso resume-se às vestes sagradas e às vestes corais.

Cônegos
Os cônegos usam barrete de acordo com as determinações próprias de cada cabido. Geralmente usam barretes pretos com pompom violeta. Alguns, principalmente cônegos catedrálicos de sedes cardinalícias, usam pompom vermelho. Abaixo temos uma foto de Monsenhor João Clá Dias, cônego da basílica papal Santa Maria Maior e os cônegos catedrálicos de Frederico Westphalen com seu bispo.

49 comentários:

  1. Kairo, padres podem utilizar o solidéu? O tempo todo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de 7 anos te respondo. Sim, eles podem. Porém incomum. Raros são os que usam. Mas eles podem usar um solidéu preto. Se for um monsenhor é um solidéu com listras roxas.

      Excluir
  2. Padres podem usar solidéu sim, totalmente preto. Algumas ordens religiosas podem usá-lo de outra cor, como marrom ou mesmo branco, de acordo com o a cor do habito. Não o utilizam em todas as situações, retiram-no em algumas circunstâncias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for um sacerdote privilegiado! Fora isso, não.

      Excluir
  3. Kairo:
    No item : uso fora das celebrações vc colocou além da foto de D. Keller uma foto de um outro bispo,no lugar da foto do padre que vc escreveu.
    Do mais eu gostei pacas do tópico.
    Vou recomendar para meus amigos.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Nossos Cônegos Catedráticos, o cadeirante é falecido ...

    ResponderExcluir
  6. Li na revista que tinha uma foto do Mons. João Cônego de Santa Maria Maggiore, mas não tem a foto...????

    ResponderExcluir
  7. tudo na liturgia tem um significado, pode me dizer o que quer dizer o que significa as três palas do barrte? Porque o barrete de cardeal não tem Ponpom?

    ResponderExcluir
  8. Na verdade, o uso do barrete fora das celebrações não é liturgicamente correcto. Fora da liturgia, o clérigo deve usar o chapéu eclesiástico, de acordo com a hierarquia que ocupa na Igreja.
    Já agora, deixo-vos um pequeno texto de D. António Coelho (OSB) no seu Curso de Liturgia Romana, onde nos explica, exactamente, o aparecimento destas duas peças da indumentária eclesiástica:
    «1. Nos primeiros séculos os membros da Hierarquia exerciam as suas funções litúrgicas descobertos. Nos séculos VIII e IX cobriam-se com o amicto. No século X o amicto e o capuz do pluvial foram sensivelmente reduzidos e separados do resto do vestuário. Daí uma espécie de boina, um diminutivo do capuz ou birrus, chamado por isso, biretum.
    2. Da sua forma primitiva (mole e cingido à cabeça) resta um vestígio, o solidéu. […]
    3. O barrete actual é uma das fases de deformação do antigo capuz.»
    Tiago Monteiro Dias.

    ResponderExcluir
  9. O barrete não é paramento, assim sendo, faz parte das vestes dos clérgos. Seu uso fora da liturgia só é ilícito aos cardeais, conforme foi descrito acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, no que se refere ao uso durante a celebração litúrgica, o uso do barrete é igual ao da mitra, se diferenciando apenas na hora da benção final, na qual o barrete não é utilizado. É isso?

      Excluir
  10. olá Gostaria de saber se qualquer Cônego Regular pode usar barrete e solidéu branco. Pois vi um Cônego Regular a da Ordem do Premonstratense usando.

    ResponderExcluir
  11. Caro Fábio, qualquer Cônego Regular pode usar barrete. No caso dos Premonstratenses, utilizam o Barrete branco (com um diferencial, ou seja, com 4 gomos)pois seu hábito é branco. Segundo costume da Ordem, o barrete só pode ser usado após a missa Nova, ou seja, na primeira missa o Neo Sacerdote recebe, do seu legitimo superior, o barrete. No caso do solidéu, não é costume dos Premonstratenses fazer uso dele, nem mesmo o branco. Mas, fui religioso Premonstratense por 5 anos e fui autorizado por meu Abade a utilizar o solidéu preto (fora das funções liturgicas), que é algo muito comum nas Ordens monástica, da qual a Ordem Premonstratense tem uma grande parcela.

    ResponderExcluir
  12. eu tenho uam foto de um cônego Premonstratense com barrete na cabeça e gostaria de mandar pra vc pra colocar no site. Eu tbm já fui premonstratense em salvador na Bahia e lá os cônegos usam o solidéu, pois eu era costureiro e fiz muitos solidéis para os confrades, forte abraço.

    ResponderExcluir
  13. Pode enviar a foto para kairo@salvemaliturgia.com

    ResponderExcluir
  14. Mas isso é um "costume" adotado por aquela canonia e não uma tradição de toda a Ordem Premonstratense.

    ResponderExcluir
  15. Um fato interessante que gostaria de colocar aqui à respeito da Ordem Premonstratense é que em um certo momento na sua história houve uma "rebelião" de Abades que resolveram abolir o uso da mitra para a sua categoria, portanto, usariam somente o báculo. Estes alegavam que a mitra era um pouco de ostentação para eles que deveriam ser pastores na simplicidade. Graças a Deus isso não pegou e ainda hoje os abades da Ordem recebem a mitra e o báculo no dia de sua benção. Mas, o espirito de rebeldia ainda reluta as vezes...

    ResponderExcluir
  16. sim infelizmente a rebeldia existe, somente a canonia Premonstratense de Montes Claros em Minas Gerais ainda cantam cantos gregorianos em seus ofícios , por as demais já modernizaram tudo. Um pena isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não procede. A Canonia Jauense faz uso sim do canto gregoriano nos Ofícios, principalmente nas Festas e Solenidades. Em dias comum, canta-se sempre em reto tom.

      Excluir
  17. Kairo me enforme se os presbiteros podem usar murça preta,e onde encontro esse fundamento? Aguardo respostas.vasconcelosdu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. gostaria de saber se um religioso pode usar o solideu e estão o barrete

    ResponderExcluir
  19. Pode sim, de cor preta ou da cor do hábito. Mas que se observe as Constituições e Estatudos próprio da Ordem/Congregação/Instituto quanto ao uso. Os sacerdotes e diáconos podem usar, com o consentimento do seus superiores e do Bispo, para não incorrer em possíveis atritos. Mas via de regra, pode sim.

    ResponderExcluir
  20. Queria saber se qualquer padre pode fazer o uso do Barrete e Solidéu dentro da Missa, claro o retirando nos momentos oportunos, ou seja, minha dúvida é se qualquer padre pode usar o solidéu se assim o for de sua vontade.

    ResponderExcluir
  21. gostaria de saber se aos seminaristas é permitido o uso do barrete, pois vi algumas fotos de seminaristas usando-os.

    ResponderExcluir
  22. Religioso pode usar barrete?

    ResponderExcluir
  23. Seminaristas que estão na teologia podem usar barrete e solidéu na liturgia??

    ResponderExcluir
  24. olá queria saber se para acólitos (coroinhas) pode ser usado o barrete vermelho e solidéu já que vi nessa foto:
    http://3.bp.blogspot.com/-E2jgDibwQzQ/UVEhgYtBPnI/AAAAAAAAgXU/uynnRrovVeo/s1600/PR_FMT-2011_Mainzer-Domsingknaben_Konzert-16.11.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Note que esta imagem, se não me engano alemã, é bem peculiar, assim como o barrete em que estes coroinhas fazem uso, todos têm as quatro abas do barrete diferente da dos clérigos e sem a borla como a dos cardeais, creio que nestas condições sejam permitidas o uso, mas não em todas as regiões do mundo, já que muito a respeito da liturgia compete a conferência episcopal local, quanto ao solidéu, nenhum dos coroinhas faz uso do mesmo, e se fizessem seria errado, pois não é previsto nem mesmo aos padres em celebrações litúrgicas, mas em outra época fazia de fato parte das vestes dos coroinhas como representa o pintor Paul Charles em uma das suas obras.

      http://fr.wahooart.com/Art.nsf/O/8LT3XV/$File/Paul-Charles-Chocarne-Moreau-Le-Petit-Journal.JPG

      Um site que creio eu ser parceiro do Salvem a Liturgia, fez recentemente um artigo acerca do solidéu, só que infelizmente ouve um problema com o site, e este está fechado. (Temporariamente eu espero)

      Excluir
  25. Na matéria é citado o uso de barrete pelo diácono. Ele pode fazer isso? Quando? Onde acho mais informações sobre o uso do barrete?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o diácono pode fazer uso do barrete em celebrações litúrgicas e com as vestes talares, assim como assistir casamentos e batizados, este também pode fazer uso de tal paramentos.

      Excluir
  26. Alguém me tira uma dúvida?
    Quando um clérigo está revestido de veste talar em cerimônia civil, usando solidéu e barrete ou só um dos dois, a lei determina que os civis estejam com a cabeça descoberta quando da execução do Hino Nacional e apresentação da Bandeira Nacional. O mesmo ocorre com os clérigos? Eles tiram o barrete? Permanecem com o solidéu? Ou são dispensados, assim como os militares, de descobrirem a cabeça por serem clérigos e não civis?

    ResponderExcluir
  27. Olá......sou cerimoniário na paróquia e queria saber se posso usar barrete? e se puder, qual a cor?

    ResponderExcluir
  28. o padre não pode fazer uso do solidéu na santa missa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há muito as rubricas não se pronunciam sobre isso, a norma mais atual neste aspecto, por incrível que pareça é de 1917 e nem é uma rubrica, mas um cânon do Código de Direito Canônio Pio-Beneditino que diz que só podem usar solidéu durante a celebração os Cardeal, Bispos, Abades Abençoados e aqueles que tenham da Santa Sé especial indulto. Logo, poderiamos concluir que, de acordo com essas fontes, o padre não deveria usar o solidéu durante a missa.
      Em Cristo,
      Kairo Neves.

      Excluir
  29. Olá Kairo, boa tarde! Gostaria de saber se diácono pode usar o solidéu preto. Ouvi dizer certa vez que podia, mas depois desta excelente matéria perdurou a dúvida. Muito obrigado. Rogério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Rogério.
      Segundo o curso de liturgia do Pe. Reus podem, todavia é muito incomum, o mais comum é que os diáconos usem apenas barrete.
      Em Cristo,
      Kairo Neves.

      Excluir
  30. tenho uma duvida, o barrete é um paramento apenas para solenidades ou pode-se usa-lo em qualquer missa?

    ResponderExcluir
  31. Boa noite, Kairo. O barrete também é chamado de cabeção? Muito Obrigado. Romário

    ResponderExcluir
  32. Olá! Gostaria de referências bibliográficas sobre o uso do solidéu e do barrete em cerimônias e fora delas (pelo padre ou diácono). Ao que se sabe o uso do solidéu por presbíteros não é uma praxe nos atos litúrgicos, ao contrário do barrete (ainda que em desuso ordinário). Tanto o barrete, quanto o solidéu, foram desenvolvidos ao longo da história dos costumes eclesiásticos. Saberias me dizer qual a origem de ambos, que significado tem eles hoje e qual o conteúdo simbólico, antes de serem apropriados pelo costume dos clérigos? Aguardo respostas. Abraços!

    ResponderExcluir
  33. Uma dúvida que não encontro resposta.O diácono permanente,especialmente o celibatário,pode usar o hábito eclesiástico como vestimenta comum/diária?O CDC diz não ser obrigatório,mas também não proíbe.Obrigado.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia. Gostaria de saber se leigos podem usar o solideo como veste diaria? Sei que na missa nao pode, mas e na rua pode?

    ResponderExcluir
  35. olá , gostaria de saber se leigos dopem usar solidéu, se sim ou se não, gostaria de saber também se há algum documento da Igreja que fala sobre. Pelo que sei é restrito a clérigos, mas gostaria de algo q comprovasse. Desde já agradeço. Paz e Bem!!

    ResponderExcluir
  36. Kairo, O barrete pode ser usado por padre em qualquer missa sendo solenidade ou não ?
    . ARTHUR FELIPE

    ResponderExcluir
  37. Tenho uma pergunta. O sacerdote pode usar o barrete sem usar o solidéu? Desde já fico agradecido.

    ResponderExcluir
  38. Prezado Kairo, parabéns pela exposição do tema barrete e solideu e apesar de entender que o uso faz parte dos ritos entendo que deva ser promovida uma revisão na igreja pq entendo q os momentos de tirar e colocar estes objetos da cabeça tiram o foco da celebração em especial na assembléia com os leigos e que a simplicidade dos paramentos como a dos franciscanos cria mais proximidade com o povo e desculpe me e perdoa me mas a comparação é parecida com aquele leigo(a) que esta todo arrumado e engomado que ao passar todos fitam os olhares e àquele(a) que por condições financeiras mais comprometidas tem no seu vestuário algo mais básico as vezes surrado mas que por vezes se sente muito diferente e se exclui da comunidade mesmo tendo Cristo no seu coração! Para se pensar...

    ResponderExcluir
  39. Sou acólito instituído pelo bispo. Posso usar barrete?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...