Manchetes

Nosso Parceiro

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Papa celebra "versus Deum" na capela Paulina

Ontem (01 de Dezembro) o Santo Padre celebrou a Santa Missa com os membros da Comissão Teológica Internacional. Esta celebração ocorreu na Capela Paulina do Palácio Apostólico. Tal capela fora construída pelo papa Paulo III e recentemente reformada. Apesar de o altar da capela se encontrar separado da parede, o Papa celebrou versus Deum, isto é, durante liturgia eucarística ficou na mesma orientação dos fiéis: "de frente para Deus".

O papa já havia celebrado assim em outras ocasiões públicas, mas geralmente o faz na Capela Sistina, que tem o altar unido à parede. Tal atitude do Sumo Pontífice confirma que o uso do versus Deum não se resume a situações práticas, como poderia sugerir seu uso na capela sistina, mas tem seu fundamento em razões litúrgicas e teológicas.

Liturgia da Palavra voltada ao povoO papa se sentou de lado, como na Capela Sistina.
Liturgia Eucarística, voltados para DeusVoltado para o povo, quando se dirige a ele.Fonte: New Liturgical Moviment e Oblatus

Um comentário:

  1. Deus abençõe hoje e sempre o Santo Padre, que é fidelíssimo à Tradição liturgica da Santa Igreja.
    Inclusive ele começou a usar uma nova férula, menor e mais leve, vejam no post sobre as Vésperas Solenes do I domingo do Advento.
    Jean

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...