Manchetes

Nosso Parceiro

quinta-feira, 11 de março de 2010

New Liturgical Moviment noticia o Encontro de Presbíteros sobre o Motu Proprio

O blog New Liturgical Moviment noticiou o Encontro Nacional de Presbíteros sobre o Motu Proprio, que se realizará em Garanhuns. Na ocasião relembrou, ainda, o fato de o bispo desta diocese, Dom Fernando José Monteiro Guimarães, C.Ss.R. celebrar regularmente a santa missa em sua forma extraordinária e promover ambas as formas do rito romano em sua diocese. O Salvem a Liturgia! foi citado pela sexta vez neste belíssimo blog, que também trabalha em prol da liturgia bem celebrada.
Confira: http://www.newliturgicalmovement.org/2010/03/conference-on-summorum-potificum-in.html

9 comentários:

  1. Alguém sabe responder qual Igreja da Diocese de Garanhuns, dia e horário é celebrada a santa missa em sua forma extraordinária?
    Paz e Bem!
    André

    ResponderExcluir
  2. Em Garanhuns nenhum grupo de fiéis pediu que se celebrasse a Missa na Forma Extraordinária, portanto quem a celebra o faz de modo privado.

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem Sr Anônimo
    E se for o próprio bispo da diocese que celebra a missa na forma extraordinária REGULARMENTE, a quem ele deve pedir autorização para tal, conforme consta do texto abaixo:

    "Na ocasião relembrou, ainda, o fato de o bispo desta diocese, Dom Fernando José Monteiro Guimarães, C.Ss.R. celebrar regularmente a santa missa em sua forma extraordinária e promover ambas as formas do rito romano em sua diocese".

    Só quero saber qual Igreja, dia e hora que o Sr bispo da diocese de Garanhuns, celebra a missa na forma extraordinária (REGULARMENTE).
    Paz e Bem!
    André

    ResponderExcluir
  4. Ele celebra, regularmente, de maneira privada.
    Se você reside na Diocese e tem interesse em assistir à Santa Missa tente falar com DOm Fernando, que certament o receberá muito, visto que me atendeu muito bem.
    Não sei o que estaria sugerindo nas entrelinhas de sua mensagem, mas talvez seja melhor ser mais claro, para evitarmos julgamento de ambas as partes.

    ResponderExcluir
  5. Caro Sr Anônimo
    O motivo que me leva ao interesse em saber o local, dia e hora das celebrações das santas missas em sua forma extraordinária, na minha cidade natal, é que resido atualmente no centro-oeste do país, e que vários amigos garanhuenses que residem também fora de lá, me mandaram e-mails interessados em assistirem a santa missa em sua forma extraordinária, quando lá chegarem.
    Já procuramos no site da diocese e nada foi encontrado a respeito.
    Creio que desta forma, evitar-se-á julgamentos desnecessários.
    Deo gratias!
    Paz e Bem
    André

    ResponderExcluir
  6. Celebra regularmente de modo privado.
    Entre em contato com ele!

    ResponderExcluir
  7. Bispo de Garanhuns13 de março de 2010 23:25

    Não gosto de polêmicas, porque creio que o fundamental é cuidar da "communio", indispensável para todos os membros da Igreja de Cristo. Por isso mesmo, desejo esclarecer a notícia que não corresponde à realidade dos fatos, não tendo sido eu consultado a respeito. Na Diocese de Garanhuns não há celebrações da Santa Missa na Forma Extraordinária do Rito Latino. Não há simplesmente porque, até o presente momento, nenhum grupo de fiéis pediu-me tal celebração. Pessoalmente, eu utilizo a Forma Extraordinária, quando celebro a minha Santa Missa diária na Capela do Palácio Episcopal, se não tenho celebrações a realizar nas paróquias ou comunidades da Diocese. O encontro que estamos organizando de maneira privada, é simplesmente para responder ao pedido de alguns padres que atendem fiéis celebrando na Forma Extraordinária, de comum acordo com os próprios Bispos,para uma formação permanente dos mesmos e crescimento na autentica "communio" da Igreja. Com benção a todos, + Fernando Guimarães, Bispo Diocesano de Garanhuns

    ResponderExcluir
  8. Grande Dom Fernando!
    Que o bom Deus nos dê mais pastores como Vossa Ex.ª Revma., tão disponíveis e abertos ao pedido do Santo Padre, e, sobretudo, com tanta prudência, virtude tão necessária nestes tempos que vivemos!
    Que Deus o abençoe sempre!
    Viva o Papa!

    ResponderExcluir
  9. Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Fernando Guimarães
    Muito agradecido pelas informações esclarecedoras prestadas.
    Estarei sempre nas minhas orações, pedindo ao Senhor da messe que nos dê santos bispos, assim como deu à cidade de Garanhuns.
    Sua benção!
    Paz e bem!
    André

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...