Nossos Parceiros

domingo, 30 de maio de 2010

"Cenas" do XVI Congresso Eucarístico Nacional

Postamos aqui algumas "cenas" que ocorreram durante diversos momentos do XVI Congresso Eucarístico Nacional. Algumas belíssimas e alguns abusos litúrgicos.



O chamado "Altar-Monumento" que tenta imitar (em tamanho ampliado)
a tenda da primeira missa em Brasília, há 50 anos

A procissão de entrada dos Bispos, na quinta-feira, dia 13 de maio


O beijo do altar

Uma das cenas mais belas: o Cardeal Dom Frei Cláudio Hummes, OFM, o Cura da catedral de Brasília,Monsenhor Marcony Vinícius e o Núncio Apostólico, Dom Lourenço Baldisseri que,
em meio ao barulho da procissão, faziam sua adoração ao Senhor Sacramentado

A procissão com o Santíssimo Sacramento, no sábado, dia 15 de maio
Detalhe: uso do Pálio e da capa com o véu de ombros


A adoração dos Bispos no Simpósio Teológico

A recepção dos Bispos, na subida para o "Presbitério", pela
Guarda Presidencial

Os Fuzileiros Navais guardando a Cruz da 1ª Missa de Brasilia


A Orquestra da Escola de Música de Brasília

Parte do Coral de 1000 vozes voluntárias

O Coração de São João Maria Vianney

Relíquia: Gota do Coração de São Vicente de Paulo,
sob a custódia dos Franciscanos Conventuais



Que postura estranha a desse padre, não?!

Um "belo" modelo de túnica de um padre!
(A moda pode pegar!)


13 comentários:

  1. Boa tarde
    Queridos irmãos em Cristo Jesus
    Como devemos nos sentar, ajoelhar e ficar de pé durante a Santa Missa?
    Postura estranha de um possível Padre? Como postura estranha?
    E a postura do seminarista Wescley Luís de Andrade no Blog? Do que será que ele esta rindo e ao mesmo tempo, coçando ou segurando abaixo da cintura?
    Nem nas celebrações tidas como corretas, estamos livres dos pasparasmáticos de plantão, com suas terríveis máquinas digitais.
    Ora, tenhamos mais discernimentos...
    Que Deus abençoe este apostolado
    Em Cristo!

    ResponderExcluir
  2. A resposta à sua primeira questão está no blog. Basta fazer uma boa pesquisa de posturas. Porém, na foto não se tratava de um "possível padre", pois o era de fato! E não é de se estranhar que DURANTE A MISSA ficasse como que assistindo a um show ou algo do tipo? Está certa a postura dele? Em que? Onde? Como?
    Quanto à postura da foto do Wescley, sim, é uma pose sim para a foto e não estava dentro de uma celebração litúrgica; por isso mesmo o riso faz parte. Portanto, "discernimento" tem que ter os que fazem comentários como este seu, para questionar "onde estão as mãos"!

    ResponderExcluir
  3. Acabo de encontrar o diácono Barbosa do lado do padre de pernas cruzadas. É o diácono da minha paróquia. Muito piedoso, sábio e zeloso.

    As fotos estão belíssimas. Para mim a foto mais impressionante foi a dos fuzileiros navais guardando a cruz da primeira missa. Acho que daria para ter uma aula, como o sr. disse dos ícones, né, frei?

    As fotos do congresso me lembraram um fato engraçado. Alguns padres agora têm usado a estola que ganharam no congresso como desculpa para não usarem a casula.

    Outra coisa que vale comentar é sobre a orquestra. Acho que os cantos, em geral, foram bonitos, mas foi um pouco de desperdício terem feito versões para estas músicas litúrgicas contemporâneas. Nossa, há tantas outras músicas tradicionais que mereciam ter sido tocadas neste congresso...

    Por exempplo, senti muita falta da "Marcha da Igreja" nos cantos de entrada.

    A propósito, que alegria, achei que o blog não tinha comentários.

    ResponderExcluir
  4. Caro Vinícius, obrigado pelo comentário. Sim, aulas e aulas dariam para ser ministradas sobre tudo isso.
    Essa desculpa da estola ainda vai perdurar!!
    Sempre que quiser, poste seus comentários aqui!
    Que o Senhor te abençoe e te guarde!

    ResponderExcluir
  5. Para mim foi uma honra poder participar do XVI CEN, do Simpósio Teológico, da Vigília dos jovens e de outros momentos do COngresso. Honra maior ainda foi ter servido como diácono da Palavra na Santa Missa de abertura do XVI Congresso Eucarístico Nacional (Na foto do beijo do altar, o diácono que oscula o altar junto com os legado e com os bispos concelebrantes sou eu). Parabéns Frei Robson por postar estas fotos. Foi um momento de graça para toda a Igreja Arquidiocesana de Brasília e de todo o Brasil. Quanto aos abusos e estranhezas, aqui em Brasília as coisas estão começando a mudar, mas o processo é longo...

    Deus Abençoe a todos!

    Diác. Anderson de Lima Alencar
    Arquidiocese de Brasília

    ResponderExcluir
  6. Ao meu irmão Vinícius, recomendo um bom blog sobre iconografia: www.ateliersantacruz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Correção: fui diácono do altar e não da Palavra na missa de Abertura do XVI CEN.

    ResponderExcluir
  8. O comentário do anônimo sôbre o seminarista Wescley demonstra uma ignorância supina... Como ele poderia estar atuando em uma cerimônia, só com a veste talar? Exatamente por não estar com a sobrepeliz ou cota, qualquer pessoa inteligente,e que entende do mínimo de liturgia, saberia que o mesmo não estava atuando em uma celebração...

    ResponderExcluir
  9. Fr. Cleiton

    Qual é a pronúncia correta das palavras Gaudete e Laetare?
    Seria "Gaudéte" e "Letáre"?

    Grato,
    Sidnei

    ResponderExcluir
  10. Engraçado demais o senso de malicia de algumas pessoas que postaram aqui rs rs rs...
    Muito boa as fotos, tem bastante no site do congresso (procurar no google), só lembro que os ritos orientais foram valorizados pelos organizadores e, como não poderia ser diferente, a missa tridentina quase que rejeitada e excluída (no site não se falou absolutamente nada sobre ela).
    Abçs

    ResponderExcluir
  11. Anônimo disse: "E a postura do seminarista Wescley Luís de Andrade no Blog? Do que será que ele esta rindo e ao mesmo tempo, coçando ou segurando abaixo da cintura?"

    Não há graça nenhuma em afirmações deste genêro. Ha mesmo maldade, visando descareditar pessoas, o que é bem diferente. Deixo meu protesto no Blog em relação a este tipo de comentário aceito, naturalmente covardemente anônimo, em relação a um seminarista de minha Diocese, deixando de lado, é claro, o fato de que quem postou desconheça o mais elementar da liturgia, já que imagina que a foto apresentação do seminarista no blog seja a de uma celebração litúrgica...

    ResponderExcluir
  12. Um belo exemplo aos irmãos do Salvem a Liturgia, que o arranjo beneditino não é so a melhor forma de ornamentação de altares.Podemos ver pelas fotos o zelo a piedade e a simplicidade.As velas e a Cruz não precisariam esta em cima do altar para ele esta belo!

    aí um belo exemplo!
    graça e paz!
    deveriam por mais fotos de Igrejas que usam este tipo de ornamentação, aqui na catedral metropolitana de Fortaleza usamos este tipo de decoração aí a cima!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros