Nossos Parceiros

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Missa Solene de Requiem, na forma extraordinária, pela alma do Cardeal Mayer, Emérito da Ecclesia Dei

Faleceu recentemente o Cardeal Paul Augustin Mayer, OSB, Prefeito Emérito da Comissão Pontifícia Ecclesia Dei, encarregada justamente do rito extraordinário e das comunidades e instituições a ele particularmente ligadas.

Uma delas, talvez a mais importante, a Fraternidade Sacerdotal São Pedro, fez celebrar, na capela recentemente consagrada de seu seminário nos Estados Unidos, uma Solene Missa de Requiem, na forma extraordinária que lhe é própria, pelo repouso eterno de sua alma. O "caixão" não contém o cadáver, mas é característico do rito romano antigo quando celebrado de modo solene.

Abaixo, algumas fotos, tiradas do site da FSSP:

2 comentários:

  1. Celebração solene e sóbria, em conformidade com o espírito da Liturgia.~

    PS:. Não pude deixar de notar o belíssimo altar com baldaquino cujo estilo lembra o do movimento litúrgico da década de 1920.

    ResponderExcluir
  2. Paz e Bem!
    Lembro-me ainda de na Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos se armar a igreja com os ‹‹crepes›› negros e o respectivo cenotáfio, o caixão vazio.
    As Eucaristias não eram celebradas de modo tão solene, com aspersões e incensação.
    Pessoalmente, embora dê uma característica mais solene, discordo do cenotáfio. Dá uma ideia de ‹‹faz-de-conta››. No meu entender, a urna só deverá estar no local da celebração se contiver um corpo ou uns restos mortais. Uma celebração de ‹‹corpo presente››, pois.
    Ir. Alberto Guimarães OFS

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros