Nossos Parceiros

domingo, 27 de junho de 2010

A melhor catequese é a Eucaristia bem celebrada

Saiu na Rádio Vaticano:

(16/6/2010) Nesta terça feira á noite Bento XVI deixou o Vaticano, para ir à Basílica de São João de Latrão, e como Bispo de Roma, abrir o Congresso Diocesano cujo tema este ano é “Os seus olhos abriram-se, reconheceram-no e anunciaram-no. A Eucaristia dominical e o testemunho da caridade”.

Ao chegar à Basílica Lateranense, o Papa fez inicialmente uma oração e depois da saudação do Cardeal-Vigário, Agostinho Vallini, proferiu o seu discurso.

A melhor catequese é a Eucaristia bem celebrada, salientou Bento XVI, dirigindo-se aos padres, diáconos e leigos da diocese de Roma congregados na Basílica de São João de Latrão.

Na celebração – explicou - não inventamos nada, mas entramos numa realidade que nos precede, que abraça céu e terra.

Daqui o convite a seguir as prescrições litúrgicas dos padres da Igreja.No itinerário de educação á fé – acrescentou – está sublinhado que no Sacramento da Eucaristia, Cristo está real e substancialmente presente.

A dimensão vertical – observou depois o Papa referindo-se tanto á Missa como á própria vida das comunidades cristãs – eleva também a dimensão horizontal, isto é o empenho no campo social.

Pelo contrário, quando prevalece esta ultima perde-se o sentido da celebração comunitária. Alimentando-nos com o Corpo de Cristo, de facto, nós cristãos abandonamos a lógica do mundo para assumir a lógica divina do dom e da gratuidade. E a força difusiva do bem pode transformar-nos e fazer partir uma mudança autentica e permanente da sociedade, nas mentes e nos corações.

Jesus - prosseguiu depois Bento XVI- veio revelar-nos o amor do Pai e que o homem sem amor não pode viver.

Para o Papa, redescobrir esta verdade na Celebração Eucarística, livra-nos do activismo estéril e direcciona-nos para um testemunho autentico do Evangelho. A fé nunca pode ser pressuposta, porque cada geração precisa de receber este dom mediante o anuncio do Evangelho e de conhecer a verdade que Cristo nos revelou. Portanto a Igreja está sempre empenhada a propôr a todos o depósito da fé; nele está contida também a doutrina sobre a Eucaristia que hoje infelizmente não é suficientemente compreendida no seu valor profundo e na sua importância para a vida dos crentes. Por isso é importante que um conhecimento mais aprofundado do mistério do Corpo e do Sangue do Senhor, seja advertido como uma exigência pelas comunidades cristãs de Roma - salientou Bento XVI.

Um comentário:

  1. Sempre leio as notícias da Rádio Vaticano e, confesso que, essa me passou despercebida. Acho que ,pelo título original ser muito longo, não dei a devida atenção à materia. Já aqui no Salvem a Liturgia o título do post ficou suscinto e incisivo. Chamou a minha atenção! Parabéns ao Salvem a Liturgia! (Sem desmerecer a Rádio Vaticana que é um excelente canal de comunicação católico)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros