Nossos Parceiros

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Solenidade de Santo Antonio, padroeiro da Catedral de Frederico Westphalen - RS

Como já tradicionalmente em todo o mundo, aos 13 dias do mês de junho, em toda a Igreja celebra-se a Festa de Santo Antonio, o Santo ao qual mais Igrejas estão dedicadas.
Em diversas localidades, Santo Antonio é o padroeira de Catedrais, como em Frederico Westphalen, as 6h da manhã como de costume, inicia-se o dia do padroeiro com a alvorada festiva e a primeira missa com a equipe de trabalho da festa do padroeiro.
As 9h30 ao som dos sinos, adentra a catedral diocesana, a procissão de entrada da missa solene do dia, presidida por Sua Excia. Rev. Dom Antonio Carlos Rossi Keller, concelebrada pelo pároco da catedral Côn. Leonir, e os vigários paróquias. As imagens a seguir tentam mostram um pouco de tão bela festa.
A imagem de Santo Antonio, ornada com os tradicionais lirios.

A procissão de entrada, o Bispo que entra abençoando o povo.


A deposição de mitra, feita pelo Mestre de Cerimônias

A incensação do altar

Ritos Iniciais
O Bispo que preside a celebração da Catedra.

Homilia. Proferida defronte do altar, o
Bispo estando sentado num faldistório.

O Coral

O Bispo toma o báculo para então se dirigir ao altar para
a apresentação das oferendas.



Durante o Abraço da Paz, pode-se ver parte
do povo presente na celebração

A saída da procissão em honra do Santo Padroeiro



13 comentários:

  1. Por quê Dom Antônio não usou a capa durante a procissão?
    Jean

    ResponderExcluir
  2. Belíssima Catedral!!!

    Que bom ver tanta piedade e decoro litúrgico!

    Sou devoto de Santo Antônio e gostei de ler e ver este post.

    Aqui na Diocese de Patos de Minas, a catedral também é dedicada a Santo Antônio e no dia do Santo a missa é celebrada em frente a Catedral. Gostaria de saber se esse costume está em harmonia com o autêntico espírito litúrgico.

    Vejam esta notícia:
    Fiéis participam de missa campal em memória de Santo Antônio

    http://www.clubenoticia.com.br/noticias/vernoticia/3315/fieis-participam-de-missa-campal-em-memoria-de-santo-antonio-

    ResponderExcluir
  3. Porque o uso da capa é facultativo, e não se tratava ai de uma procissão Liturgica como a de Corpus Christi, prescrita pelo Missal. E sim de uma procissão tradicionalmente em honra ao padroeiro.
    Portanto se pode faze-la de casula, usando-se os paramentos da missa já celebrada tendo-se em vista ainda, que no final da procissão volta-se a catedra para dar a benção aos pães.

    ResponderExcluir
  4. ja vi em algumas fotos inclusive nas da catedral de Santo Antônio em FW o uso de um veo para usado pelo cruciferário. Gostaria de Saber o PQ??

    ResponderExcluir
  5. Por que? Para segurar a haste da cruz...

    ResponderExcluir
  6. O porque é pelo simples fato de não deixar corroer com o acido urico que sai das mãos, a haste da cruz. E melhor uma vimpa do que luvas, e esteticamente fica melhor.
    Mas obviamente não podemos dizer que isto seja uma norma, no entanto usar uma vimpa para carregar a cruz, também nos pode levar, a perceber a dignidade do que ela representa.

    ResponderExcluir
  7. Muito bela a celebraçao ,mas se a intenção é zelar pela sagrada liturgia deve se prestar mais atençao nos detalhes ,o bispo usou a cruz peitoral para fora da casula, um erro liturgico. A santa liturgia ,para bem realizada requer atençao até nos minimos detalhes que para muitos são insignificantes.

    ResponderExcluir
  8. Caro Matheus, a CNBB, na 13ª Assembléia Geral, aprovou a substituição do conjunto alva e casula por túnica ampla, de cor neutra, com estola da cor do tempo ou da festa e que os Bispos usem a cruz peitoral por sobre a casula. Tal pedido foi feito e autorizado pela Santa Sé, em 1971.
    Estas foram opções feitas pelo episcopado brasileiro (CNBB). Então, temos que ter o cuidado de sim, observar as celebrações noutros países, conforme os seus costumes próprios e, sobretudo, com as celebrações do Papa, pois são os maiores exemplos para todo o orbe (perceba que ele não usa a cruz peitoral por cima da casula); mas tenhamos a consciência de sempre obedecermos aos Ordinários locais (Bispos), pois "são eles os liturgos por excelência" e cada qual, junto com a Conferência tem o múnus e o poder de referir isso ou aquilo na sua diocese.

    Vale também aqui ainda verificar os nºs 22 e 41 da Sacrossanctum Concilium, respectivamente:
    "22. § 1. Regular a sagrada Liturgia compete ùnicamente à autoridade da Igreja, a qual reside na Sé Apostólica e, segundo as normas do direito, no Bispo.
    § 2. Em virtude do poder concedido pelo direito, pertence também às competentes assembleias episcopais territoriais de vários gêneros legitimamente constituídas regular, dentro dos limites estabelecidos, a Liturgia.
    § 3. Por isso, ninguém mais, mesmo que seja sacerdote, ouse, por sua iniciativa, acrescentar, suprimir ou mudar seja o que for em matéria litúrgica."
    "41. O Bispo deve ser considerado como o sumo-sacerdote do seu rebanho, de quem deriva e depende, de algum modo, a vida de seus fiéis em Cristo.
    Por isso, todos devem dar a maior importância à vida litúrgica da diocese que gravita em redor do Bispo, sobretudo na igreja catedral, convencidos de que a principal manifestação da Igreja se faz numa participação perfeita e ativa de todo o Povo santo de Deus na mesma celebração litúrgica, especialmente na mesma Eucaristia, numa única oração, ao redor do único altar a que preside o Bispo rodeado pelo presbitério e pelos ministros."

    ResponderExcluir
  9. Para o mal informado Matheus, o uso da cruz peitoral sôbre a casula, pelos bispos, está autorizada pela Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, através de um rescrito. Antes de falar besteira, é melhor informar-se melhor.

    ResponderExcluir
  10. Complementando a anterior intervenção (o do anônimo anterior) da existência de um "rescrito" da CCDDS, não se trata tecnicamente de um "rescrito" mas sim de uma "Noticação". A mesma pode ser encontrada nas "Notitiae", n. 33 (1997), pg 280. Exatamente por esta razão uso a cruz peitoral sôbre a casula, sabendo que assim agindo, não estaria infringindo as Normas Litúrgicas. É bom informar-se bem antes de acusar de erro litúrgico...

    ResponderExcluir
  11. Tratar o uso da cruz peitoral para fora da casula como um erro é um julgamento muito radical ,mas quanto a decisão da cnbb em pernitir o uso desta maneira ,de certa forma atenta contra a conservação das tradições liturgicas , saldadas e exaltadas por este blog.

    ResponderExcluir
  12. "Tratar o uso da cruz peitoral para fora da casula como um erro é um julgamento muito radical ,mas quanto a decisão da cnbb em pernitir o uso desta maneira ,de certa forma atenta contra a conservação das tradições liturgicas , saldadas e exaltadas por este blog."

    Caro anônimo, a decisão NÃO é da CNBB, mas da SANTA SÉ. E é uma decisão motivada por um costume tradicional medieval de se mostrar a cruz para fora.

    Em Cristo,

    ResponderExcluir
  13. O uso da cruz peitoral sobre a casula não "atenta contra a conservação das tradições litúrgicas, saldadas e exaltadas por este blog".
    Este blog defende a Liturgia segundo as orientações das legítimas autoridades da Igreja. autoridade competente (Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos) diz, entre outras coisas, o seguinte, na "Notificação" acima citada: "Portanto, este Dicastério, em acréscimo a quanto está prescrito, estabelece, de consensu superiorum, que a cruz possa ser usada também (ou seja, fica acritério de quem a usa...) sobre a casula, etc...
    Como bem explicou o Rafael no post acima, não foi a CNBB a permitir tal uso, já que não é a autoridade competente para isto, mas sim a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Interessante a confusão que alguns fazem entre quem seria a autoridade competente para estas decisões. Além disso, o costume de usa-la por cima da casula não fere nenhuma saudável tradição litúrgica. Caso assim o fosse, a Santa Sé não teria permitido tal uso... Só para ilustração, é um uso comum nas Liturgias Orientais e também no Rito Ambrosiano.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros