Nossos Parceiros

sábado, 23 de outubro de 2010

Boa preparação para o sacerdócio: receitas do Papa

Da excelente agência Zenit de notícias:

Boa preparação para o sacerdócio: receitas do Papa
Maturidade, estudo, intimidade com Deus e pertença eclesial
CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 18 de outubro de 2010 (ZENIT.org) - O sacerdote católico "existe para levar Deus aos homens" e, antes de tudo, deve ser um "homem de Deus": assim exorta o Papa Bento XVI aos seminaristas, em sua carta, divulgada hoje, aos aspirantes ao sacerdócio do mundo inteiro.

Nesta mensagem, na qual recorda seus anos no seminário, o Papa exorta os seminaristas a aproveitarem bem seu tempo de formação, mediante o estudo da teologia e o crescimento pessoal e espiritual.

Entre as "receitas" que o Papa oferece aos seminaristas, ele sublinha a importância da vida sacramental, da integração na Igreja, do estudo da teologia e do direito canônico, da maturidade e da compreensão e vivência serena do celibato.

Oração

Antes de tudo, afirma, um seminarista deve "aprender a viver em contato permanente com Deus", deve "orar em todo momento".

Não se trata de "recitar orações continuamente", mas de "não perder jamais o trato interior com Deus", que é o sentido da oração.

"Por isso, é importante que o dia comece e acabe com a oração; que escutemos Deus na leitura da Sagrada Escritura; que Lhe digamos os nossos desejos e as nossas esperanças, as nossas alegrias e sofrimentos, os nossos erros e o nosso agradecimento por cada coisa bela e boa, e que deste modo sempre O tenhamos diante dos nossos olhos como ponto de referência da nossa vida."

Eucaristia e confissão

Mas Deus, afirma o Papa, "não é somente uma palavra. Nos sacramentos, Ele se entrega a nós em pessoa, por meio de realidades corporais".

Por isso, continua, é necessário que a Eucaristia seja "o centro da nossa relação com Deus e da configuração da nossa vida (...); celebrá-la com íntima participação e assim encontrar Cristo em pessoa deve ser o centro de todas as nossas jornadas".

Para celebrar bem a Eucaristia, acrescenta o Papa, "é necessário aprendermos também a conhecer, compreender e amar a liturgia da Igreja na sua forma concreta. Na liturgia, rezamos com os fiéis de todos os séculos; passado, presente e futuro encontram-se num único grande coro de oração".

"A partir do meu próprio caminho, posso afirmar que é entusiasmante aprender a compreender pouco a pouco como tudo isto foi crescendo, quanta experiência de fé há na estrutura da liturgia da Missa, quantas gerações a formaram rezando."

Bento XVI sublinha também a importância da confissão no itinerário de um futuro sacerdote: "Ensina a olhar-me do ponto de vista de Deus e obriga-me a ser honesto comigo mesmo; leva-me à humildade".

"Embora tenhamos de lutar continuamente contra os mesmos erros, é importante opor-se ao embrutecimento da alma, à indiferença que se resigna com o facto de sermos feitos assim."

O importante, segundo o Papa, é "continuar a caminhar, sem cair em escrúpulos mas também sem cair na indiferença, que já não me faria lutar pela santidade e o aperfeiçoamento. E, deixando-me perdoar, aprendo também a perdoar aos outros; reconhecendo a minha miséria, também me torno mais tolerante e compreensivo com as fraquezas do próximo".

Amar a teologia

O tempo no seminário é sobretudo tempo de estudo, recorda o Papa: "Uma das principais tarefas dos anos no seminário é capacitar-vos para dar razões da vossa fé".

"Tudo o que vos peço insistentemente é isto: Estudai com empenho! Fazei render os anos do estudo! Não vos arrependereis", exorta.

O Papa reconhece que, "muitas vezes, as matérias de estudo parecem muito distantes da prática da vida cristã e do serviço pastoral"; porém, "não se trata apenas de aprender as coisas evidentemente úteis, mas de conhecer e compreender a estrutura interna da fé na sua totalidade".

Somente assim a fé se torna "resposta às questões dos homens, os quais, do ponto de vista exterior, mudam de geração em geração e todavia, no fundo, permanecem os mesmos".

Sublinha também a importância de "conhecer profundamente a Sagrada Escritura em sua totalidade, em sua unidade entre Antigo e Novo Testamentos", assim como "conhecer os Padres e os grandes concílios" e "as questões essenciais da teologia moral e da doutrina social da Igreja".

Também é importante "a teologia ecumênica, conhecer as várias comunidade cristãs, é evidente; e o mesmo se diga da necessidade duma orientação fundamental sobre as grandes religiões e, não menos importante, sobre a filosofia: a compreensão daquele indagar e questionar humano ao qual a fé quer dar resposta".

E finalmente, explica o Papa, é importante "amar o direito canônico na sua necessidade intrínseca e nas formas da sua aplicação prática: uma sociedade sem direito seria uma sociedade desprovida de direitos. O direito é condição do amor".

Maturidade

Outro dos aspectos aos quais o Papa dá grande importância é a maturidade e o equilíbrio pessoal, especialmente quanto à vivência do celibato, à integração da sexualidade na própria personalidade.

A sexualidade, afirma Bento XVI, "é um dom do Criador, mas também uma função que tem a ver com o desenvolvimento do próprio ser humano. Quando não é integrada na pessoa, a sexualidade torna-se banal e ao mesmo tempo destrutiva".

Recordando os recentes escândalos de abusos de menores por parte de membros do clero, o Papa afirma que estes fatos, "que há que reprovar profundamente, não podem desacreditar a missão sacerdotal, que permanece grande e pura".

"Graças a Deus, todos conhecemos sacerdotes convincentes, plasmados pela sua fé, que testemunham que, neste estado e precisamente na vida celibatária, é possível chegar a uma humanidade autêntica, pura e madura", acrescenta, recordando a importância de "tornar-nos mais vigilantes e solícitos, levando precisamente a interrogarmo-nos cuidadosamente a nós mesmos diante de Deus ao longo do caminho rumo ao sacerdócio, para compreender se este constitui a sua vontade para mim".

O sacerdote, "que terá de acompanhar os outros ao longo do caminho da vida e até às portas da morte, é importante que ele mesmo tenha posto em justo equilíbrio coração e intelecto, razão e sentimento, corpo e alma, e que seja humanamente íntegro".

Sentido de Igreja

O seminarista, que frequentemente, nos últimos tempos, procede de âmbitos diversos e às vezes dos novos movimentos e carismas, deve ser, antes de tudo, "homem de Igreja", acima de particularismos, sublinha o Papa.

"Os movimentos são uma realidade magnífica; sabeis quanto os aprecio e amo como dom do Espírito Santo à Igreja. Mas devem ser avaliados segundo o modo como todos se abrem à realidade católica comum, à vida da única e comum Igreja de Cristo que permanece uma só em toda a sua variedade", afirma.

"O seminário - recorda - é o período em que aprendeis um com o outro e um do outro. Na convivência, por vezes talvez difícil, deveis aprender a generosidade e a tolerância não só suportando-vos mutuamente, mas também enriquecendo-vos um ao outro."

"Esta escola da tolerância, antes do aceitar-se e compreender-se na unidade do Corpo de Cristo, faz parte dos elementos importantes dos anos de seminário."

Espiritualidade

Bento XVI afirma também, por último, que não se deve desprezar a piedade popular; "é certo que a piedade popular tende para a irracionalidade e, às vezes, talvez mesmo para a exterioridade. No entanto, excluí-la, é completamente errado".

"Através dela, a fé entrou no coração dos homens, tornou-se parte dos seus sentimentos, dos seus costumes, do seu sentir e viver comum. Por isso a piedade popular é um grande patrimônio da Igreja. A fé fez-se carne e sangue", explica o Papa.

"Seguramente a piedade popular deve ser sempre purificada, referida ao centro, mas merece a nossa estima", conclui.

(Inma Álvarez)

blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros