Nossos Parceiros

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Catequese do Papa: "A Liturgia é uma grande escola de espiritualidade."

Estive na Audiência Geral do Santo Padre nesta quarta-feira, dia 29 de setembro. O Santo Padre falou de Santa Matilde e focou, principalmente, o exemplo desta grande santa em viver uma profunda espiritualidade litúrgica.
(Foto da Audiência Geral do dia 29/09)

Ao falar de Santa Matilde o Santo Padre usou o exemplo de Santa Gertrudes, sua irmã:

"Gertrudes ofereceu às monjas uma elevada instrução intelectual, que lhes permitia cultivar uma espiritualidade fundada na Sagrada Escritura, na Liturgia, na tradição patrística, na Regra e espiritualidade cistercienses, com particular predileção por São Bernardo de Claraval e Guilherme de Saint-Thierry. Foi uma verdadeira mestra, exemplar em tudo, na radicalidade evangélica e no zelo apostólico. Matilde, desde a sua juventude, acolheu e vivenciou o clima espiritual e cultural criado pela sua irmã, oferecendo depois sua marca pessoal."

Continua o Santo Padre: "É impressionante a capacidade que esta santa [Matilde] tinha de viver a Liturgia em seus vários componentes, inclusive os mais simples, levando-a à vida monástica cotidiana."

Ao falar do grande legado que Santa Matilde deixou como exemplo para a nossa vida cristã o Santo Padre menciona;

"Queridos amigos, a oração pessoal e litúrgica, especialmente a Liturgia
das Horas e a Santa Missa são as raízes da experiência espiritual de Santa Matilde de Hackeborn. Deixando-se guiar pela sagrada Escritura e nutrir pelo Pão eucarístico, Ela percorreu um caminho de íntima união com o Senhor, sempre na plena fidelidade à Igreja. É isso também para nós um forte convite a intensificar a nossa amizade como Senhor, sobretudo através da oração cotidiana e da participação atenta, fiel e atrativa na Santa Missa. A Liturgia é uma grande escola de espiritualidade."
A Catequese completa pode ser lida aqui.

Obs.: Na Audiência o Santo Padre saudou os Seminaristas do Pontifício Colégio Internacional Maria Mater Ecclesiae, dirigido pela Congregação dos Legionários de Cristo.

"Saúdo os alunos do Pontifício Colégio Internacional "Maria Mater Ecclesiae" de Roma, oferecendo para cada um a minha recordação na oração para que o Senhor sempre encha-os com os dons da Sua graça!"

blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros