Nossos Parceiros

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Conferências sobre liturgia em Farroupilha, RS

Dos dias 22 a 26 de setembro, o Regnum Christi no Rio Grande do Sul promoveu, no Farina Park Hotel, em no interior do município de Farroupilha, RS, um cursilho para as senhoras do movimento, dirigido pelo Pe. Federico Juárez, LC, para que aprofundassem na fé e no conhecimento. Além de vários padres legionários de Cristo, e a presença de consagradas do Regnum Christi, dei algumas conferências, inclusive sobre liturgia.

O eixo do cursilho foi o subjetivismo filosófico e prático, suas consequências, e como combatê-lo: “afogar o mal com abundância de bem”, era a grande frase motivadora.

O tema da liturgia foi tratado por mim, indiretamente, na palestra sobre o relativismo – e sua origem no antropocentrismo radical (o egocentrismo). Na ocasião, levantei a idéia de que o relativismo ajuda a promover a liturgia mal celebrada por conta de um certo narcisimo.

Uma segunda conferência falou da crise de autoridade, em que os problemas da desobediência na liturgia foram abordados en passant.

Outra palestra foi específica sobre liturgia: o sentido da Missa, teologia do sacrifício, importância das rubricas sem que se caia no rubricismo, “lex orandi, lex credendi”, espiritualidade litúrgica, como fazer apostolado litúrgico. Também foi apresentado o “Salvem a Liturgia” para as senhoras presentes.

Aliás, o Salvem foi representado não só por mim, como por minha esposa, Aline, que também é do Regnum Christi, e participou do cursilho, além de dar uma palestra, no sábado à tarde, sobre o seu apostolado específico desenvolvido mediante o blog de modéstia e elegância, o Femina.

“Reforma da reforma” e promoção do adequado culto litúrgico também se fazem mediante palestras, que constituem um bom complemento, por assim dizer, ao nosso trabalho aqui no blog.

Abaixo, cenas de duas conferências:

IMG_5407

Com o Denzinger na mão (citando a Mediator Dei), a imagem da Virgem de Guadalupe ao lado, e uma cuia de mate sempre pronto...


O título do slide ao fundo é significativo em uma palestra sobre a crise da autoridade e suas conseqüências na liturgia

blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros