Nossos Parceiros

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Cardeal Ranjith toma posse de sua igreja titular

No último dia 13 de fevereiro, tomou posse da Basílica Menor de São Lourenço, sua igreja titular cardinalícia em Roma, o Cardeal Malcolm Ranjith, Arcebispo de Colombo, Sri Lanka.

Os comentários que fizemos por ocasião da notícia semelhante referente ao Cardeal Amato servem perfeitamente agora, pelo que transcrevemos:

A Missa que se seguiu ao rito de posse foi no rito moderno, pós-conciliar, todavia notou-se um tom muito solene e fiel à tradição de nossa liturgia.

Que se seguissem as rubricas seria natural em se tratando de cardeais bem "romanos", afinados com o Papa. O que nos é causa de maior alegria é o uso de elementos, digamos, facultativos: arranjo beneditino, paramentos mais requintados, dalmática pontifical, incenso, canto gregoriano, solenidade nos gestos, acólitos em grande número, diáconos com dalmáticas etc.

A "reforma da reforma", mais do que resgate da obediência ao disposto no Missal moderno - o que já é positivo diante de tantas "criatividades" e abusos -, e antes de novas normativas disciplinadoras, se faz, na prática, com a escolha daqueles elementos que, se não são obrigatórios, podem ser usados para conectar a forma ordinária com a ancestral tradição do rito romano.


As fotos têm os créditos do Serviço Fotográfico do L'Osservatore Romano e da Catholic Press.


















blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros