Nossos Parceiros

domingo, 17 de abril de 2011

Homilia de Santo Epifânio para o Domingo de Ramos


Santo Epifânio de Salamina (? - 403), bispo


«Eis o teu Rei que vem a ti, humilde, montado sobre um jumento, filho de uma burra» (Za 9,9)


1ª homilia para a Festa dos Ramos



«Rejubila, Filha de Sião»; enche-te de alegria, Igreja de Deus; «Eis que o teu rei vem a ti» (Za 9, 9). Avança ao seu encontro, apressa-te a contemplar a sua glória. Eis aí a salvação do mundo: Deus dirige-se para a cruz, o Desejado das nações (Ag 2, 7) faz a sua entrada em Sião. A luz aproxima-se; gritemos com o povo: «Hosana ao Filho de David! Bendito seja o que vem em nome do Senhor». O Senhor Deus apareceu-nos, a nós que estávamos sentados nas trevas e na sombra da morte (Lc 1, 79). Ele apareceu, ele que é a ressurreição dos que caíram, a libertação dos cativos, a luz dos cegos, a consolação dos aflitos, o descanso dos fracos, a fonte para os sedentos, o vingador dos perseguidos, o resgate dos que estão perdidos, a união dos divididos, o médico dos doentes, a salvação dos transviados. Ontem, Cristo ressuscitava Lázaro dos mortos; hoje, avança para a morte.


Ontem arrancava Lázaro às faixas que o ligavam; hoje estende as mãos aos que o querem amarrar. Ontem, arrancava aquele homem às trevas; hoje, para os homens, ele mergulha nas trevas e na sombra da morte. E a Igreja está em festa. Começa a festa das festas, porque recebe o seu rei como um esposo, porque o seu rei está no meio dela.

Extraído de: http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/pais_da_igreja/s_epifanio_primeira_homilia_para_a_festa_de_ramos.html
blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros