Manchetes

Nosso Parceiro

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O significado dos ritos de dedicação de Igreja




16. Os ritos de ungir, incensar, revestir e iluminar o altar manifestam, por meio de sinais visíveis, algo das obras invisíveis que o Senhor realiza por meio dos divinos mistérios da Igreja, sobretudo pela celebração da Eucaristia.

a) Unção do altar e das paredes da igreja:
Em virtude da unção, o altar torna-se símbolo de Cristo, que é o "Ungido" por excelência e assim é chamado; pois o Pai o ungiu com o Espírito Santo e o constituiu Sumo Sacerdote, para oferecer no altar de seu Corpo o sacrifício da vida pela salvação de todos.
A unção da igreja dignifica que ela está dedicada toda inteira para sempre ao culto cristão. São doze as unções, conforme a tradição litúrgica ou quadro, conforme as circunstâncias, para significar que a igreja é a imagem de Jerusalém, a cidade santa.

b) O incenso é queimado sobre o altar, simbolizando o sacrifício de Cristo, que aí se perpetua no mistério, subindo a Deus em odor de suavidade; contudo, exprime também que as orações dos fiéis chegam ao trono de Deus propícias e agradáveis.
A incensação de todo o espaço da igreja indica ser ela agora, pela dedicação, uma casa de oração; mas, antes de tudo, incensa-se o povo de Deus, pois ele é o templo vivo, no qual cada fiel é alta espiritual.

c) O revestimento do altar indica que o altar cristão é ara do sacrifício eucarístico e mesa do Senhor; ao seu redor os sacerdotes e os fiéis, numa única e mesma ação, mas com funções diferentes, celebram o Memorial da morte e ressurreição de Cristo e participam da Ceia do Senhor. Por isso, é preparado e festivamente ornado como mesa da refeição sacrificial. Desse modo, vê-se claramente ser ele a mesa ao Senhor, ao redor da qual todos os fiéis se reúnem com alegria para se saciarem com o divino alimento, o Corpo e o Sangue de Cristo imolado.

d) A iluminação do altar, seguida pela iluminação da Igreja, lembra-nos que Cristo é a "luz para a revelação dos povos"; com sua claridade resplandece a Igreja, e, através desta, toda a família humana.

Pontifical Romano, Rito de dedicação de Igreja e de Altar, 1977.
blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...