Nossos Parceiros

terça-feira, 15 de novembro de 2011

BOA NOVA: O Ordinariato para ex-anglicanos dos EUA será erigido em janeiro próximo!

É o que informa o responsável pela integração dos grupos anglicanos (quer da Igreja Episcopal Anglicana dos EUA, ligada a Cantuária – anglicanos oficiais –, quer das diversas paróquias independentes de anglicanos “continuantes”), Cardeal Donald Wuerl, Arcebispo de Washington, o qual lançou um Relatório sobre a Implementação da Constituição Apostólica Anglicanorum Coetibus (no original em inglês) para a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos.

 

O nome do Ordinariato será anunciado também na ocasião. O seu “companheiro” inglês é denominado Ordinariato Pessoal Nossa Senhora de Walsingham. E o americano? Nós, do Salvem a Liturgia, apostamos que será dedicado a Nossa Senhora da Expiação (Our Lady of Atonement), grande devoção dos anglicanos americanos e nome da primeira paróquia convertida que utiliza o Anglican Use.

 

Um estudo está sendo feito para uma maior disciplina na questão litúrgica (principalmente porque o Ordinariato da Inglaterra têm resistências ao americano Book of Divine Worship - BDW, preferindo o Missale Romanum, em suas duas formas, ou o chamado Anglican Missal, segundo eles, mais fiel ao antigo uso de Sarum recolhido pelo Book of Common Prayer clássico). Por enquanto, os padres do Ordinariato americano poderão optar, individualmente, pelo uso do Missale Romanum, tridentino e moderno, ou pelo Book of Divine Worship, já adotado pelas paróquias convertidas que aderiram ao catolicismo pela Pastoral Provision que instituiu o Anglican Use, nos anos 80.

 

Sejam bem-vindos esses novos irmãos na fé católica! E que seu zelo litúrgico (qualquer celebração pelo BDW é rigorosamente mais solene do que a maioria das Missas no rito novo em território estadunidense, sendo exclusivamente oficiada versus Deum, e com cantos em inglês profundamente inspirados no gregoriano) inspire a todos os demais católicos americanos.

 

God bless America!

blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros