Nossos Parceiros

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Recital de alunos em Campinas apresenta canções marianas

Há algum tempo, publicamos aqui um artigo a respeito do CEMULC – Curso de Extensão em Música Litúrgica de Campinas –, elogiando a feliz iniciativa da Arquidiocese de Campinas em promover este curso e que, desde 2007, vem trazendo, ainda que aos poucos, excelentes frutos. Como residente em Campinas, posso acompanhar a progressiva melhora na criteriosidade de algumas paróquias e comunidades paroquiais ao escolher e preparar o canto litúrgico.

Hoje destacamos um desses frutos, a saber, o recital de fim de ano preparado pelos alunos do CEMULC, realizado dia 28 de novembro na Paróquia Divino Salvador, Cambuí-Campinas/SP. Num ambiente onde a beleza e a sobriedade próprias ao rito têm sido deixadas de lado, o repertório escolhido surpreende. É gratificante assistir aos alunos executando peças em latim, a 4 vozes, ainda que bastante simples (aliás a simplicidade nesse caso é um fator positivo, uma vez que a aplicação pastoral e a indrodução das músicas na liturgia são favorecidos).

Nesse tempo do Advento, a Liturgia celebra frequentemente e de modo exemplar a Bem-aventurada Virgem Maria. Inseridos dentro desse tempo litúrgico, o recital dos alunos do CEMULC desse ano presta sua homenagem à Mãe de Deus e nossa Mãe, apresentando um repertório todo dedicado a ela.

Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós!


Seguem algumas fotos e vídeos de músicas apresentadas no recital:






Alunos de canto da profa. Beatriz Benesi apresentam uma peça polifônica “Ave Maria” de Franz Liszt, em latim.

Alunos de canto do prof. Virgílio Solli apresentam a peça “Tota Pulchra es Maria”, famoso cancioneiro franciscano do séc. XVI, em latim.

Alunos da disciplina de Canto Gregoriano (4º ano) cantam a Salve Regina.

Alunos da disciplina de Laboratório de Prática Musical (5º ano) cantam a peça “Rainha dos céus”, de Fr. Acílio Mendes, em português.

Alunos da disciplina de Canto Coral (3º ano) cantam a peça “Ó Mãe do Redentor”, do Pe. José Alves, em português e uníssono, conforme o texto da antífona mariana para o Advento.


Destaco os dois seguintes vídeos, que contaram com a participação do Coro da Arquidiocese de Campinas e dos alunos do Prof. Clayton Dias, coordenador geral do curso:


Alunos de canto do Prof. Clayton Dias apresentam a peça Ave Regina Caelorum, de Giovanni Legrenzi


Coro da Arquidiocese de Campinas canta a peça "Sub ttum praesidium", de Mons. Marco Frisina

O repertório completo encontra-se disponível para visualização no blog do CEMULC.
blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros