Manchetes

Nosso Parceiro

terça-feira, 31 de maio de 2011

Vestes Sagradas no Museu de Arte Sacra

View Comments

O Governo do Estado São Paulo, a Secretaria de Estado da Cultura, o Museu de Arte Sacra de São Paulo

e a D & A - Decorações e Artesanato Litúrgico convidam para a exposição:

VESTES SAGRADAS

Paramentos litúrgicos

Coleção D&A

Percival Tirapeli, curador

Período expositivo de 8 de junho a 7 de agosto de 2011

D & A - Decorações e Artesanato Litúrgico Museu de Arte Sacra de São Paulo

Rua Frederico Abranches, 31 AA Av. Tiradentes, 676 Av.Ti

Estação Santa Cecilia do Metrô Estação Tiradentes do Metrô

Fone: 3361-8815 Fone: 5627-5393

www.deaparamentos.com.br www.museuartesacra.org.br

Forma extraordinária: Domingo de Páscoa na Administração Apostólica, em Campos, RJ

View Comments

Já postamos sobre o Domingo de Ramos e Missa Crismal e também sobre o Tríduo Sacro. Desta ve, as fotos são do Domingo de Páscoa.

Detalhe para as duas procissões: de entrada do Senhor Bispo, D. Fernando Arêas Rifan, na igreja, em vestes corais e, depois de paramentado, de entrada da Missa. Outro detalhe: o uso de uma casula gótica, o que mostra como esse estilo pode, perfeitamente, ser utilizado na forma extraordinária, não sendo esta para uso apenas da casula romana.

Fonte: Paróquia Pessoal Nossa Senhora de Fátima

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

domingo, 29 de maio de 2011

Petição do povo de Deus no Brasil para que a Fraternidade Sacerdotal São Pedro estabeleça-se no Brasil - a Terra da Santa Cruz

View Comments
J. Ratzinger na FSSP.
A FSSP na Colômbia
Pe. Alimr de Andrade, único sacerdote brasileiro da Fraternidade.
Pe. John Berg na Missão da FSSP na Nigéria
Agora aguardamos a abertura de uma missão desta Fraternidade no Brasil.
Assinem a petição no link abaixo:
Clique AQUI!


CVM PETRO ET SVB PETRO!

sábado, 28 de maio de 2011

Campanha pelo fim do "Glória pirata"

View Comments
Senhor padre,

O Glória não é um momento em que se canta uma música de louvor ou que tenha a palavra "glória" na letra.

Não existe "música de glória". É diferente da Comunhão, da Entrada, do Ofertório, que são cerimônias que comportam uma música para acompanhar. (de preferência do Missal ou do Gradual, mas podendo ser outra). Já o Glória não é uma cerimônia que comporta uma música para acompanhar: é uma cerimônia em si mesma, que pode ser rezada ou cantada.

O Glória é uma cerimônia da Missa, uma parte do Ordinário da Missa. Na Comunhão, por exemplo, faz-se a cerimônia da Comunhão, e uma música pode acompanhar. O Glória não. A cerimônia do Glória é tão somente o recitar ou cantar do texto.

Por isso, senhor padre, não mutile a Missa, acrescentando "músicas de glória", com letras estranhas ao que diz o Missal.

A letra do Glória, em português, é a seguinte:

Glória a Deus nas alturas
e paz na terra aos homens por Ele amados.

Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso:
nós Vos louvamos,
nós Vos bendizemos,
nós Vos adoramos,
nós Vos glorificamos,
nós Vos damos graças,
por vossa imensa glória.

Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito,
Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai:
Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós;
Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica;
Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.

Só Vós sois o Santo;
só Vós, o Senhor;
só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo;
com o Espírito Santo na glória de Deus Pai.

Amém.

Esse é o Glória original, o único permitido. Qualquer outro texto, por mais bonito, mais piedoso, mais ortodoxo que seja, é um Glória "pirata".

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Forma extraordinária nos EUA: Primeira Comunhão da filha de um leitor brasileiro

View Comments

Recentemente, Maria Paula Ghetti Frade, filha do amigo Paulo Ghetti Frade, recebeu por primeira vez o Senhor no santíssimo sacramento da Eucaristia, na Paróquia Maria Imaculada de Lourdes, em Newton, Massachussets, EUA.

Abaixo, algumas fotos da Missa, no rito tridentino, que destacam a piedade e a naturalidade que caracterizam os paroquianos, o que demonstram a falsidade dos que acusam de nostalgia, rubricismo, de "viver no passado" e de caricatura os fiéis que assistem à forma extraordinária. O sacerdote é o Pe. Charles J. Higgins.

Nesta paroquia há mais ou menos 25 paroquianos brasileiros e 2 dos 3 neocomungantes são filhos de brasileiros. O menino na foto (Raul Paul Vargas) foi batizado e crismado no dia anterior.

 

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Belíssimas fotos da profissão religiosa na Fraternidade O Caminho

View Comments

Recebemos a seguinte mensagem, com fotos:

Caríssimo Sr. Rafael, que o Senhor te dê a paz!

Me chamo Ir. Ignácio do Monte Calvário, PJC e sou leitor assíduo do excelente blog Salvem a Liturgia.

Sou religioso, consagrado na Fraternidade Missionária "O Caminho". Nossa fraternidade  de espiritualidade franciscana, foi fundada pelo Pe. Gilson Sobreiro, a cerca de 10 anos na periferia de São Paulo e tem com apostolado o serviço e cuidado com os mais pobres, principalmente os dependentes químicos, encarcerados, mulheres em situação de prostituição, moradores de rua... Hoje, graças a Deus, temos mais de 40 casas cerca de 120 religiosos (irmãos e irmãs).

Buscamos dar a maior dignidade possível às nossas celebrações liturgicas. Seguem em anexo as fotos da nossa última profissão de votos que aconteceu em 16/01/2011, na Catedral Metropolitana N. S. Aparecida em Cascavel/PR.

O Rito de Profissão foi realizado fora da Missa e foi presidido pelo nosso Fundador e Superior Geral. O Arcebispo Dom Mauro Aparecido dos Santos assistiu a celebração em vestes corais. O rito teve inicio com a chamada e apresentação dos professandos, seguida de sua prostração e da invocação do Espirito Santo (Veni Sancte Spiritus). Depois, portando velas acesas no Círio Pascal, cada professando leu sua Fórmula de Profissão já com seu nome religioso que foi aceita pelo nosso fundador. O celebrante abençoou os objetos que são entregues e impostos aos neo-professos (cíngulo de sisal com os nós, crucifixo, solidéu marrom para os irmãos e véu preto pra as irmãs.)

Após o Rito de Profissão, Sua Excelencia Reverendíssima, Dom Mauro Aparecido dos Santos, celebrou a Santa Missa em Ação de Graças pela profissão. A Santa MIssa foi concelebrada pelo nosso fundador, Pe. Gilson, e por vários outro padres. Serviram ao Altar um diácono e 9 acólitos. O altar foi adornado com o arranjo beneditino (infelizmente só conseguimos 4 castiçais). As músicas foram cantadas, em sua maioria, em latim (gregoriano e polifônico). Há outras fotos no nosso site www.ocaminho.org.br

Espero que goste das fotos. Se interessar posso mandar outras, principalmente de celebrações presididas pelo nosso fundador: Missas na forma ordinária e na forma extraordinária, adorações ao Santíssimo, fotos de algumas das capelas de nossas casas...

Aproveito para parabenizá-lo novamente pelo seu apostolado no Salvem a Liturgia. Tenho certeza quer este site tem feito muito bem às almas. Que Nosso Senhor abençoe o senhor e toda a equipe do seu blog. Conte com minhas orações.

Fraternalmente,
Ir. Ignácio do Monte Calvário, PJC

01-Altar com arranjo beneditino 02-Acolhida do Arcebispo na Catedral1 02-Acolhida do Arcebispo na Catedral2 03-Arcebispo, Pe. Gilson, Diácono e Acólitos 03-Dom Mauro Aparecido, Arcebispo Metropolitano de Cascavel 03-Pe. Gilson, Fundador e Superior Geral da Fraternidade O Caminho 04-Entrada dos Professandos 04-Entrada dos professandos2 05-Inicio do Rito 06-Chamada 06-Chamada2 07-Prostração1 07-Prostração2 08-Leitura da Carta de Profissão 09-Benção dos objetos que os Neo-Professos recebem 10-Coroação das Neo-Professas 11-Cumprimentos de Dom Mauro 12-Procissão de Entrada da Missa1 12-Procissão de entrada2 12-Procissão de entrada3 12-Procissão de entrada4 13-Incensação do Altar 14-Consagração 15-Comunhão1 15-Comunhão2

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...