Manchetes

Nosso Parceiro

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Convite: Forma Extraordinária em Florianópolis

View Comments

Neste domingo, 2 de outubro às 9h30 da manhã, na Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, em Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis. Em conformidade com o Motu Proprio Summorum Pontificum do Papa Bento XVI.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Mais uma reunião da Cetel e até agora nada!

View Comments
Do sempre excelente Oblatvs:
 O site da CNBB informa que os responsáveis pela tradução da terceira edição típica do Missal Romano estiveram reunidos em Brasília.

"A Comissão Episcopal para a Tradução dos Textos Litúrgicos (Cetel) se reuniu em Brasília (DF), na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para dar continuidade às revisões da tradução do Missal Romano e de outros textos litúrgicos. Esta é a segunda reunião do ano e a primeira reunião da nova composição da Cetel, após a sua escolha, em maio, em Aparecida (SP), na 49ª Assembleia Geral da CNBB. (...) Desde 2005 a equipe da Cetel vem fazendo o trabalho de tradução e revisão da terceira edição do Missal Romano. Por ano são três reuniões."

Há seis anos - e com grande atraso - tal comissão começou a fazer um importantíssimo trabalho de rever as péssimas traduções clementinas que vigoram entre nós. A terceira edição típica não oferece grandes novidades em relação às edições anteriores, ou seja, não fizeram significativos acréscimos ou mudanças  no pobre Missal de Paulo VI, mas um novo missal em língua vulgar poderá acrescentar muito, sobretudo para os padres.

Costumo dar como exemplo as palavrinhas "sanctas ac venerabilis" do Cânon Romano. Elas estavam lá antes de "mudarem" a Missa; permaneceram no Missal de Paulo VI e são repetidas ininterruptamente há centenas de anos pelos sacerdotes ao se referirem às mãos de Nosso Senhor no sagrado momento da consagração. Desde que rezem em latim, como eu fiz ontem! Porque no Brasil Dom Clemente Isnard e Cia. decidiram amputar as mãos divinas.

Alguns alegam que se trata de um preciosismo tolo, que o mais importante é a participação do povo e que, afinal, o Cânon quase não é usado. Mas ninguém responde em que três palavrinhas incomodam tanto e a quem, para que tenham sido sumariamente eliminadas do Missal em português. E como elas, tantas outras que sobreviveram no Missal em latim, não foram poupadas nestas bandas.

Eu imagino que só veremos a tradução acabada quando a Santa Sé ameaçar o mundo com uma quarta edição do Missal Romano - revista, ampliada e corrigida. Se isto acontecesse, a Cetel se apressaria em trazer à luz a atualíssima de 2001 (sic!), antes que os curialistas resolvessem enriquecer o Missal ou eliminar seus excessos.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Ordenação presbiteral: Pe. Francisco Fernandes - Arquidiocese de Natal (RN)

View Comments
Ordenação sacerdotal do Diác. Francisco Fernandes, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (catedral antiga), na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, ocorrida em 19 de agosto de 2011.

O Pe. Francisco estudou teologia no Pontifício Colégio Internacional Maria Mater Ecclesiae dos Legionários de Cristo.



























domingo, 25 de setembro de 2011

Dom Rifan celebra Solene Pontifical em Niterói

View Comments

Dia 23 de setembro de 2011, sexta-feira, foi celebrada na Paróquia de São Judas Tadeu, em Icaraí, Niterói, um Solene Pontifical que marcou profundamente os fiéis no início da Semana Litúrgica da Paróquia. Fiéis que jamais participaram de uma Missa Tridentina, ou como alguns que não haviam visto um Pontifical, testemunharam a grande oportunidade de poderem estar em oração profunda durante Tão Sublime Sacrifício do Altar. Vejam algumas fotos abaixo:











Mais fotos AQUI.

sábado, 24 de setembro de 2011

Forma extraordinária com a Arca de Maria, na Festa da Natividade de Nossa Senhora, em Anápolis, GO

View Comments
Recebemos da Arca de Maria a seguinte mensagem:
Salve Maria!
Rafael, estou lhe enviando as fotos da Santa Missa da Natividade de Nossa Senhora (na forma extraordinária do Rito Romano), a mesma foi celebrada pelo Pe. Roberto César, na casa Nossa Senhora Mãe dos Pobres em Anápolis-GO, casa masculina de acolhimento. Após a Santa Missa, um dos nossos acolhidos fez a Total consagração à Nossa Senhora. Gostaria que o senhor divulgasse em vosso site.
Com orações,
Ir. Pio do Santíssimo Mistério do Calvário. (Fraternidade Arca de Maria)
"Quotidie morior."
Foto0405 Foto0407 Foto0412 Foto0426 Foto0431 Foto0440 Foto0442 Foto0443 Foto0449 Foto0453 Foto0454 Foto0471 Foto0473 Foto0474 Foto0475 Foto0476
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...