Nossos Parceiros

domingo, 1 de janeiro de 2012

Fotos e relato da Missa no rito ambrosiano tradicional (forma extraordinária do rito ambrosiano), por ocasião da Circuncisão do Senhor – por Juliana F. Ribeiro Lima

Postagem da amiga e leitora Juliana F. Ribeiro Lima, tirado de seu blog, com autorização:

Hoje, 1 de janeiro de 2012, fui na missa com 2 motivos: o primeiro, claro, a festa litúrgica da Circuncisão do Senhor e de N. Sra. Mãe de Deus. E o segundo, o preceito dominical. Se cumpriram 2 coisas com uma missa só esse ano, hehe.

Estando em Milão, fui à missa no Rito Ambrosiano. Mas como saíram reformando até o Ambrosiano, procurei missa aqui com o rito ambrosiano tradicional. Meu hotel perto da Milano Centrale - de um lado do Duomo, ao norte - e essa igreja onde é celebrada a missa é do outro lado do Duomo de Milão.

Não fosse meu habito de ir à missa no Vetus Ordo e - mais ainda - conhecer orações básicas em latim, saber me virar sem o missal - sim, ele ficou no Brasil! - e eu estaria em maus, quer dizer, péssimos lençóis. Eu cheguei cedo e esperei, pouco tempo depois abrem a igreja e eis que vejo uma linda igreja, simples, mas acolhedora.

Foram chegando os fiéis costumeiros dali. Logo começaram o terço. Em latim! O Pater, Ave Maria e o Gloria. Um rapaz anunciava os mistérios gloriosos - os de hoje, domingo, claro - em italiano e rezamos o terço em latim. Muito legal. Achei que iria ficar de fora por não saber italiano. Mas rezando em latim, tudo muda... :)

A ordem inclusive da missa é diferente. O credo não se dá logo após a homilia, como para nós, do rito Romano. Ele começa após o ofertório ter se iniciado. E é após o Credo que se incensam os fiéis também. Tudo no "meio" do ofertório.

Outro detalhe interessante: o Kyrie não se diz inteiro logo antes do Glória. Ele COMEÇA a ser dito depois do Gloria. Mas ele é dividido em 3 partes. Não são 3 vezes que falamos também "Kyrie Eleison, Kyrie Eleison, Kyrie Eleison", "Christe Eleison, Christe Eleison, Christe Eleison"e por fim "Kyrie Eleison, Kyrie Eleison, Kyrie Eleison"? Então, mas eles não usam o modo "Christe Eleison" e dizem as tres séries de Kyrie Eleison em momentos distintos na missa. O primeiro é DEPOIS - e não antes, como nós - do Glória. A segunda parte do Kyrie se diz no início do Ofertório, quando o padre vira e diz "Dominus vobiscum e nós respondemos "Et cum spirito tuo" e logo emendamos a segunda parte do Kyrie. E a terceira é após as abluções, logo antes do padre dar a bênção final.

Outro detalhe: as orações ao pé do altar são muito breves. Tem o comecinho do salmo 42, mas não se reza ele todo, como nós. O "Introibo ad altarde Dei, ad Deum qui laetificat juventutem meam" está lá, mas dali o sacerdote chama os fiéis a confessarem seus pecados e ele começa o confiteor, seguido pelos fiéis, tal como nós no Rito Romano. Confiteor, que claro, tem Sto. Ambrósio entre os santos a quem invocamos. Claro, né? :P

O "Adjutorium nostrum in Nomine Domine" que falamos, vem no Rito Ambrosiano APÓS o confiteor dos fiéis. E eles ajuntam: "Sit nomen Domini Benedictum. Ex hoc nunc et usque in saeculum", sequencia que nós só pronunciamos no fim da missa com o bispo. Pra eles é normal, entre as orações iniciais.

Enfim, uma missa linda e que muito me chamou a atenção nos detalhes. Pensar que Sto. Ambrósio compôs esse rito, muitos e muitos séculos antes de S. Pio V fazer a reforma nos missais me deu uma sensação de estar bebendo de algo muito antigo e perene na Igreja, mas ao mesmo tempo, vejo que o que foi dado no missal tridentino pouca diferença tinha de um missal tão antigo quanto o de Sto. Ambrósio, o que mostra a linda unidade litúrgica da Igrejas por todos os séculos.

Algumas fotos dessa missa linda para vocês verem.

Linda igrejinha, viu?

Credência

Que graça e que mimo as toalhas da mesa de comunhão.

Procissão de entrada

Confiteor do sacerdote

Benzendo o incenso

Incensando o altar

Incensando o Evangelho

Homilia

Ofertório

Benzendo o incenso

Incensando as ofertas

Acólito incensando o padre

"Et incarnatus est" No Credo, de joelhos.

Incensando o povo

Canon

Lavabo - quase na hora da consagração

Elevação da hóstia consagrada

Elevação do cálice

Segundo confiteor

"Ecce Agnus Dei..."

Abluções

Benção final

blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros