Nossos Parceiros

terça-feira, 17 de abril de 2012

Chegou a resposta positiva dos Lefebvrianos


Por Andrea Tornielli
Tradução: Maite Tosta

A resposta da Fraternidade Sacerdotal São Pio X chegou ao Vaticano e é positiva, de acordo com relatos colhidos pelo Vatican Insider. O superior dos Lefebvrianos, bispo Bernard Fellay, assinou o preâmbulo doutrinal que a Santa Sé havia proposto em setembro passado, como condição para a plena comunhão e enquadramento canônico.

fellay-pbxvi
 
Uma confirmação oficial da resposta deve vir a público nas próximas horas. Do que se pode apreender, o texto do preâmbulo enviado por Fellay propõe algumas pequenas alterações da versão entregue pelas autoridades do Vaticano: como vocês se lembram, a mesma Comissão Ecclesia Dei se recusou a tornar público o documento (duas páginas, mas bastante densas), porque havia a possibilidade de introduzir algumas pequenas alterações no texto, mas sem divergir em sentido.

Em essência, o preâmbulo contém a "professio fidei," a profissão de fé exigida daqueles que assumem um ofício eclesiástico. Portanto, estabelece a "submissão religiosa da vontade e do intelecto" aos ensinamentos que o Papa e o colégio dos bispos "propõem, quando exercem o seu magistério autêntico", ainda que não tenham sido declarados e definidos de forma dogmática, como na maioria dos documentos do Magistério. A Santa Sé tem repetidamente reiterado a seus interlocutores da Sociedade de São Pio X que subscrever o preâmbulo doutrinal não significaria um fim à "discussão legítima, estudo e explicação teológica das expressões individuais ou declarações constantes dos documentos do Concílio Vaticano II."


Agora, o texto do preâmbulo, com as alterações propostas por Fellay, e assinados por ele como superior da Fraternidade São Pio X, será apresentado a Bento XVI, que no dia seguinte ao octagésimo quinto aniversário e na véspera do sétimo aniversário da eleição, recebe uma resposta positiva dos Lefebvrianos. Tal resposta, muito aguardada, espera-se, nas próximas semanas, trará um fim à ferida aberta em 1988, com as ordenações episcopais ilegítimas celebradas pelo arcebispo Marcel Lefebvre.

Bishops_Consecrated-econe-1988


É possível que a resposta de Fellay seja examinada pelos cardeais da Congregação para a Doutrina da Fé na próxima reunião da "Feria quarta", a ser realizada no início de maio. Algumas semanas a mais serão necessárias até que se defina o enquadramento canônico: a proposta mais provável é a de estabelecer uma "prelazia pessoal", figura judicial introduzida no Código de Direito Canônico em 1983 e até agora só utilizado para o Opus Dei. O prelado é diretamente subordinado à Santa Sé. A Fraternidade Sacerdotal São Pio X vai continuar a celebrar a Missa segundo o Missal antigo, e formando seus sacerdotes em seus próprios seminários.

blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros