Manchetes

Nosso Parceiro

sábado, 23 de junho de 2012

Incensação do Santíssimo Sacramento


Recebemos há algum tempo esta pergunta de um dos nossos leitores e achamos por bem respondê-la de forma pública.

"Tenho uma dúvida quanto à incensação do Santíssimo Sacramento nas procissões, em especial a de Corpus Christi. Qual o sentido de haver dois turíbulos? Isso é prescrito em algum livro, tal como cerimonial dos bispos, introdução geral do Missal Romano? Obrigado, aguardo resposta."
Procissão de Corpus Christi, na Fraternidade São Pio X,
no Seminário Santa Cruz, nos Estados Unidos
Procissão com o Santíssimo Sacramento, ao final das
"40 Horas de Adoração Eucarística", em Chicago, Estados Unidos
Antes de mais nada, é importante lembrarmos os leitores do significado do incenso, ligado à divindade de Cristo, que surge no início do Evangelho, quando da visita dos Reis Magos ao menino. Nas procissões eucarísticas, entre os muitos elementos que ressaltam a divindade da Sagrada Eucaristia, está o incenso. Nas demais procissões o incenso segue à frente da cruz processional, nas procissões eucarísticas ele é deslocado para ir imediatamente à frente daquele que porta o santíssimo (porém, sem estar sob o pálio).

O Cerimonial dos Bispos (n. 391) lista como preparativos para a procissão do Bispo, dois turíbulos. Um é usado normalmente para a missa e, no momento da comunhão, diz o cerimonial, deve-se preparar outro. O Bispo deita incenso em ambos antes de sair a procissão e incensa o santíssimo com um deles. Durante a procissão seguem lado à lado à frente do pálio, segurando o turíbulo com a mão que fica pro lado de dentro. O naviculário não deve seguir entre eles, mas do lado.

O missal Romano não coloca para a liturgia presbiteral como obrigatório o uso de um segundo turíbulo, sendo assim seu uso facultativo, de acordo com o costume.

A título de curiosidade, em Roma, neste ano, foram usados quatro turíbulos para a procissão do Sumo Pontífice da Catedral do Latrão à Arquibasílica de Santa Maria Maior.

blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...