Nossos Parceiros

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Breve reflexão sobre as duas formas do rito romano e pergunta aos leitores

Em igualdade de condições, a forma extraordinária "vence". 

Nos casos concretos, imaginemos duas Missas em rito romano, uma na forma ordinária, outra na extraordinária, ambas em latim, versus Deum e sem abusos. A ordinária cantada "supera" a extraordinária rezada. Mas ambas rezadas ou ambas cantadas, se posso escolher, vou à extraordinária. 

Isso não atinge a essência da Missa, que é a mesma sempre, até quando tem abusos. Mas os elementos acidentais da forma extraordinária são mais ricos mesmo quando a forma ordinária é bem celebrada, em latim, versus Deum, com canto gregoriano, incenso, belos paramentos etc. 

Há pontos positivos na reforma de Paulo VI, na forma ordinária, superiores à forma extraordinária? Sim, e por esse motivo - e muitos outros -, o melhor é que, daqui umas décadas, sem canetaço, de modo harmônico, as duas se influenciem mutuamente, a tal ponto que não distingamos uma da outra e tenhamos a unidade no rito: a base seria a forma extraordinária, com toda a sua riqueza milenar, incorporados os elementos da forma ordinária que sejam positivos e tenham "sobrevivido ao período de testes". 

Quais seriam eles? Pessoalmente, e sujeito à apreciação dos amigos, o uso do vernáculo em algumas partes da Missa, a possibilidade de se usar incenso mesmo na Missa rezada, a concelebração em ALGUNS dias especiais (aniversário do Bispo, aniversário da diocese, festa do padroeiro, final de um grande evento etc), a Segunda Leitura nos Domingos e Solenidades, os novos santos do calendário, o lecionário ferial, o maior número de leituras na Vigília Pascal.

O que os leitores pensam?

Um comentário:

  1. Amazing website Leala

    Look at my weblog Singapore Car Insurance Specialist helps identify the best Motor Insurance for your vehicle.

    This FREE service gets quotes from over 25 insurers islandwide, www.sablin.net,

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros