Nossos Parceiros

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Livreto ou "Missal simples" para os fiéis - Forma Extraordinária


Pe. Demétrio Gomes
Celebrando a Santa Missa na Forma Extraordinária
do Rito Romano, na Canção Nova
Já faz algum tempo que tenho passado por várias cidades, em Estados diferentes em nosso país, para ministrar palestras, formações ou mesmo para passeios. Em todas elas, sempre quando as datas coincidem de serem Domingos, procuro me informar se nelas existe alguma paróquia, capela ou oratório em que se celebre a Santa Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano.

Claro, que devido à falta de conhecimento necessário de muitos sacerdotes ou mesmo ignorância do Rito, preferem deixá-la de lado ou fingir que não existe, ainda que haja um grupo de fiéis que tenha interesse por tal Forma.

Nas que encontrei, diga-se de passagem, todas sempre cheias, "participativas" e com muitos jovens, o que desmantela o argumento de que não se pode ter tal Missa "por falta de povo e/ou por ninguém entender latim". Mesmo em comunidades pequenas, em bairros nem sempre tão próximos das grandes cidades, todas elas procuram a melhor maneira de conduzir os fiéis ao intuito próprio de quem vai para a igreja: encontrar-se com Deus, pela oração e, sobretudo, pela maior oração de todas: a Santa Missa.

Em praticamente todas elas, os padres ou mesmo os fiéis procuram digitar os textos, os cantos, fazem cópias de tudo para todos e sempre bilíngue: latim-português. Além das orações que precedem a Santa Missa, há um momento para ensaiar os cantos, sobretudo as partes fixas, que podem variar de acordo com o Tempo, Festa/Solenidade ou Missa própria.

Uma delas me chamou a atenção pela facilidade e organização e, portanto, praticidade no folheto, que ficou em formato de livro. Imediatamente, entrei em contato com quem o confeccionou e, para a minha surpresa, foi o próprio Padre que reza dominicalmente a Santa Missa quem o fez.

Trata-se do Pe. Sérgio David de Araújo, da Arquidiocese de Brasília, à qual pertenço. O mesmo, de muito bom grado e prontidão, enviou o arquivo já pronto para impressão e grampeamento. Vale ressaltar que as páginas já estão formatadas cruzadas, conforme a disposição final.

Disponibilizamos portanto, para Download, em PDF, o livreto-Missal que, nas palavras do Padre: "seja útil a quem interessar". De fato, será de grande valia, uma vez que encontrar missais na Forma Extraordinária para comprar é difícil e são caros, ou não tão acessíveis, quando disponíveis, como pode-se verificar AQUI. Este mesmo livreto encontra-se também fixo na barra lateral do nosso blog, em "Downloads".

Ao Padre Sérgio David, o nosso muito obrigado e conte com as nossas orações!

Para fazer o Download, clique AQUI.

blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros