Manchetes

Nosso Parceiro

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Ordenação Sacerdotal do Padre Wendell Mendonça


No sábado 14 de Setembro, foi celebrada pelo Arcebispo Militar do Brasil Dom Osvino Both a Santa Missa na qual foi elevado à ordem dos presbíteros o Diácono Wendell Mendonça. A Santa Missa teve lugar na Igreja de São Sebastião em Serra do Machado no Estado do Sergipe. Concelebraram a santa missa o bispo auxiliar do Ordinariato Militar Dom José Francisco Falcão de Barros, padres do Ordinariato Militar e da Arquidiocese de Aracaju; serviram como diáconos o Irmão Estêvão, superior do Eremitério São João Batista da diocese de Ciudad del Este no Paraguai e Ir. Edcley, LC. Serviram como acólitos seminaristas da província eclesiástica de Aracaju, missionários de Nossa Senhora da África, entre outros. O mestre de Cerimônias foi o Padre Frederico Gurgel auxiliado pelo Pe. Genário e outros cerimoniários.


A preparação
A celebração foi preparada durante toda a tarde, as sacristias foram alocadas em prédios próximos à igreja, todas elas devidamente organizadas e preparadas, bem como a igrejas, com muito zelo. As casulas para os concelebrantes eram todas de um mesmo modelo.

Os paramentos preparados para o Arcebispo


 

Toda a decoração da igreja foi feita com flores brancas e vermelhas com arranjos florais ao lado do sacrário e das imagens de São Pedro e São Sebastião e flores brancas ao lado do altar e da imagem de Nossa Senhora, afim de destacar a nobre simplicidade da liturgia.




Ritos Iniciais e Liturgia da Palavra
 A celebração teve início às 18 horas, com a procissão saindo da sacristia em direção à igreja. O ordenando sentou-se ao lado de seus pais. O arcebispo presidiu a celebração. As leituras foram feitas pelos pais do ordenando. Os ritos transcorreram como de costume.
 


O Rito de Ordenação
O eleito foi chamado pelo Arcebispo. Em seguida foi feita a homilia na qual Dom Osvino ressaltou a realidade da sucessão apostólica e da vocação do presbítero de participar do sacerdócio real de Cristo pela comunhão com a ordem episcopal.Passou-se então à ordenação propriamente dita, a promessa de obediência, a ladainha, a imposição das mãos e a oração consecratória. O neosacerdote foi então revestido com as vestes sacerdotais destacando-se casula de modelo neocônica, teve suas mãos ungidas e foi saudado pelos sacerdotes presentes.








Liturgia Eucarística
 A liturgia eucarística é presidida pelo ordenante, o neosacerdote que toma parte pela primeira vez é o primeiro dos concelebrantes.


 


 

 Após a celebração o neosacerdote abençoou individualmente os presentes que lhe beijaram as mãos.

 
 


Agradecimento às fotógrafas: Simone Campos, Andrea Cammarota e Regiane Silva.
blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...