Manchetes

Nosso Parceiro

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Missa em ação de graças pelo ano transcorrido



No dia 31 de Dezembro de 2013, na Igreja Conventual Nossa Senhora do Carmo em São Cristóvão Sergipe, foi realizada a última missa do ano em louvor e gratidão a Deus pelas conquistas adquiridas ao longo de 2013.



Presidida pelo reverendíssimo Frei Cidimário Bezzerra de Arruda, O.Carm., a celebração contou com todo o ritual litúrgico próprio para esta ocasião. Usando uma Pianeta do Séc. XX, que fora restaurada para dar um tom mais solene às celebrações, o frei mais uma vez se manteve fiel à tradição litúrgica da igreja mostrando-nos o quanto é importante o zelo pelo sagrado.



Transcorrida a liturgia inicial normalmente, ao final, foi entoado o solene canto do Te Deum na forma gregoriana em latim pelo Coetus Kyriale Liturgicae Musicae, regido pelo maestro Evandro Bispo de Jesus e composto por 4 vozes dividas e naipes, como forma de obtenção das Indulgências Plenárias obedecendo os requisitos formulados pela Santa Sé Apostólica.



A missa motivou os fiéis a apreciarem esse resgate da celebração litúrgica que se fundamenta na oração. Os cânticos entoados no modo gregoriano (Missa de Angelis) levaram as pessoas a terem um contato mais íntimo com Deus, como observamos no comentário do Mestre das Celebrações da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, Andrey César de Castro Louzada que acolitou o presidente da celebração: “É incomum numa paróquia de 405 anos de fundação, vermos a apreciação das pessoas diante de uma celebração tão solene e tão diferente daquelas que costumeiramente participamos. Desde a preparação até a execução, percebemos um forte zelo e cuidado em preservar e apresentar àqueles que não conhecem o verdadeiro sentido da liturgia e tudo de rico e belo que pode proporcionar aos fiéis. Fiquei muito feliz em ter sido convidado a acolitar esta magnífica celebração.”



























blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...