Manchetes

Nosso Parceiro

sábado, 15 de março de 2014

Entrarei no Altar de Deus - Cerimonial da Sagrada Liturgia


 Poster de lançamento do livro “Cerimonial para a Santa Missa e Liturgia das Horas”

No espírito da hermenêutica da continuidade, muito enfatizado pelo papa emérito Bento XVI, sai esse novo livro de liturgia do fundador da Academia Internacional de Estudos Litúrgicos São Gregório Magno.

O livro é o primeiro da série “Entrarei no Altar de Deus” que busca explicar a Liturgia na fidelidade aos documentos da Igreja. O primeiro livro, “Cerimonial para a Santa Missa e Liturgia das Horas“, é, como bem diz seu nome, um cerimonial no sentido mais pleno da palavra, ou seja, um livro que trata de cada ponto da Liturgia com calma e respeito, expondo e explicando cada uma das alfaias, funções, gestos e ritos da Santa Missa e da Liturgia das Horas.

Sem ser outros manuais de Liturgia de grande importância, (como as já clássicas obras de Dom Peter Elliot, “Ceremonies of the Modern Roman Rite” e “Ceremonies of the liturgical year”) o livro consultou apenas fontes oficiais da Igreja, seja em português ou outras línguas, buscando, em um texto claro e acessível, informar o melhor possível seus leitores, sejam eles grandes conhecedores da Liturgia ou apenas aqueles que se iniciam em seu estudo.

O livro tem como conteúdo uma introdução sobre a Liturgia e como estudá-la e melhorá-la na paróquia. Passa para uma segunda parte detalhando os ambientes da Igreja, depois a uma terceira sobre as vestes e objetos litúrgicos. A quarta parte detalha o papel dos ministros (a começar do leitor) até o bispo. Há um capítulo sobre a música sacra e litúrgica. Depois sobre as posições corporais.
Por fim, inicia-se a exposição sobre a Santa Missa, em sua forma mais simples e depois solene, detalhando cada rito de cada um dos participantes. Depois sobre a concelebração, missa com crianças e, por fim, a uma missa estacional (ou seja, celebrada pelo bispo).

Depois  o livro fala sobre a Santíssima Eucaristia dentro e fora da Missa, iniciando-se com um tópico sobre as Celebrações da Palavra de Deus na ausência de um sacerdote, Exposição do Santíssimo Sacramento, a Santa Comunhão levada aos enfermos e dada como Viático. O livro termina com uma explicação sobre a Liturgia das Horas e porquê e como implementá-la em sua paróquia. Um livro novo, de estilo inédito no Brasil, totalmente dentro do espírito de hermenêutica da continuidade e que merece ser lido!

O livro pode ser adquirido aqui ou diretamente com a editora.


blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...