Nossos Parceiros

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Crisma e Missa Prelatícia no Rito Tradicional em Brasília


No dia 15 de agosto de 2014, na grande festa litúrgica da Assunção da Santíssima Virgem, mais graças especiais do Bom Deus para o tão recente apostolado da Capela Nossa Senhora das Dores, em Jardim Botânico, DF. 


Dom José Aparecido Gonçalves, Bispo Auxiliar de Brasília, foi à capela para conferir o santo Sacramento da Crisma, no Rito Tradicional, a cerca de uma dúzia de jovens, que foram confirmados na fé e feitos perfeitos cristãos e soldados de Cristo após a imposição das mãos episcopais e a unção com o óleo do Crisma. 

O Rito completo é breve, em vista daquele na Forma Ordinária e fora da Missa.




Após a chegada o Bispo, toda a paramentação se deu em frente ao altar.






Já paramentado, o Bispo entoa o Veni Creator Spiritus.





 


 Alocução acerca do Sacramento a ser recebido.






 Invocação do Espírito Santo sobre os crismandos.



Invocação dos Dons sobre os crismandos.



Cada crismando se ajoelha aos pés do Bispo e fala seu nome. O padrinho ou madrinha
pousa a mão direita sobre o ombro direito do confirmando.



Unção do Santo Crisma


O famoso "tapinha no rosto" após a unção
Em que, na verdade, é o desejo de Paz:
"Pax tecum!"




Após a oração sobre os crismados, o Bispo os abençoa e, por sua imposição, os confirmados recitam o Credo, Pater noster e a Ave Maria.





Feitas estas últimas orações, o Bispo retira os paramentos usados no Ritual do Sacramento.






Após a deposição dos paramentos e insígnias, o Bispo faz as orações que lhe são próprias, por cada uma delas e se prepara para a paramentação para a Missa.



Após o belíssimo rito do sacramento da Crisma, foi também Sua Excelência Reverendíssima Dom José Aparecido quem rezou a Santa Missa em honra à Assunção de Nossa Senhora. Em sua Missa Prelatícia (forma específica de uma missa lida – e não cantada – pelo bispo), Dom José contou com a assistência de padres e seminaristas do Instituto Bom Pastor (IBP). 










As relíquias sobre o altar são: do lado esquerdo de quem olha: São Pio V (de 2ª Classe) e São Pio X (1ª Classe). Do lado direito de quem olha: Santa Luzia, Virgem e Mártir e de Santa Rosa de Lima, Padroeira da America Latina.









































Do Instituto Bom Pastor, além do Padre Daniel Pinheiro, reitor da Capela, estavam presentes o Padre Matthieu Raffray, Superior do Distrito da América Latina (em viagem a partir da França para algumas cidades brasileiras), o Diácono Pedro Henrique Gubitoso (que nestas celebrações conduziu o canto gregoriano e o órgão), e o seminarista Ivan Chudzik (como cerimoniário). Aliás, desde o começo do mês passado, praticamente todos os seminaristas brasileiros do instituto têm passado por Brasília para auxiliar o Pe. Daniel em seu apostolado, possibilitando, inclusive, a realização de algumas Missas Solenes aos Domingos. 

Sem dúvida, agradecem sobretudo os fiéis, que podem conhecer de modo mais perfeito toda a beleza e o esplendor da liturgia católica tradicional. 

Após a Santa Missa, seguiu-se uma pequena confraternização em honra à Assunção de Nossa Senhora e pela recepção do sacramento pelos crismados.


Créditos das Fotos e explicitação do Rito: Cleiton Robsonn.
Veja mais fotos clicando AQUI.




blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros