Manchetes

Nosso Parceiro

terça-feira, 20 de maio de 2014

Festa dos Apóstolos São Filipe e São Tiago Menor em Roma

View Comments

No último dia 3 de Maio, a comunidade e paróquia da Basílica dos Santos XII Apóstolos,  de Roma (sob a custódia dos Franciscanos Conventuais, desde 1463) celebrou sua festa anual no dia dos Apóstolos Filipe e Tiago Menor.

A comunidade dos Ss. XII Apóstolos desejava neste ano fazer partícipes de sua festa os frades conventuais de todos os conventos de Roma; A coincidência com outras iniciativas e os compromissos pastorais das distintas comunidades limitaram a participação. Contudo, a iniciativa teve como resultado um bonito encontro. Também numerosos fiéis participaram da Santa Missa das 18:30, presidida por Dom Frei Gianfranco Girotti, OFMConv. Durante a mesma, foi administrado o Sacramento da confirmação a 8 jovens.

Ressaltamos, mais uma vez, a beleza e a sacralidade da própria Basílica, dos paramentos [romanos] e vasos utilizados durante a celebração, tanto pelo Bispo, quanto pelo diácono; Assim como o uso correto de sobrepelizes pelos frades cerimoniários e assistentes sobre o hábito franciscano e os paramentos iguais, pelos concelebrantes.

Em seguida, houve um jantar com buffet e um concerto gratuito de música russa e alemã. Ressalte-se  também que, ao longo do dia, vários grupos de fiéis participaram da Missa na cripta, onde se encontram relíquias em memória dos Apóstolos.

A festa do dia 3 de Maio foi precedida pelo canto solene das primeiras Vésperas, presididas por Dom Matteo Zuppi, Bispo Auxiliar de Roma centro, com a assistência de alguns reitores de igrejas e outras entidades eclesiásticas do entorno paroquial. 

Trad. Adapt. Cleiton Robsonn.














Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...