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domingo, 26 de agosto de 2012

A liturgia, obra da Trindade: Deus Espírito Santo (Parte 3)

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Dos estudos dos consultores do Departamento das Celebrações do Sumo Pontífice


A liturgia, ou obra pública realizada em nome do povo, é a nossa participação na oração de Cristo ao Pai no Espírito Santo. A sua celebração mergulha-nos na vida divina de Deus, como expressado pelo Prefácio Comum IV: “Ainda que nossos louvores não vos sejam necessários, Vós concedeis o dom de vos louvar. Eles nada acrescentaram ao que sois mas nos aproximam de vós, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso”. Consequentemente, a liturgia existia antes de que nós tivéssemos participado dela, porque foi iniciada na Santíssima Trindade, e Cristo, que na sua vida terrena nos mostrou o exemplo de como adorar o Pai, concedeu àqueles que creem, os meios para deixar transformar as suas vidas a partir da celebração da liturgia, que nos comunica a vida da Trindade.
A obra do Espírito Santo na liturgia, santificando-nos, nos sela na relação de amor da Trindade que é o coração da Igreja. É o Espírito Santo que inspira a fé e provoca a nossa cooperação. É esta cooperação genuina, indicativa do nosso desejo de Deus, que faz que a liturgia se torne uma obra comum da Trindade e da Igreja (CIC 1091-1092).
Antes que a missão salvífica de Cristo no mundo pudesse começar, o Espírito Santo tinha colocado os fundamentos para receber a Cristo, cumprindo assim as promessas da Antiga Aliança, cuja narração das maravilhas de Deus, forma, nada mais e nada menos que a espinha dorsal da nossa liturgia, do quanto fez pela liturgia da casa de Israel. Desde o Antigo Testamento, com a sua vasta coleção de literatura, juntamente com a beleza dos Salmos, onde estaria a celebração do Advento da Igreja sem o profeta Isaías? E a liturgia da tarde da Quinta-Feira Santa, sem a proclamação do ritual da Páscoa em Êxodo 12? Além disso, como a Vigília Pascal, evidenciaria,  da forma tão extraordinária como o faz, a harmonia do Velho e do Novo Testamento sem a narração da Travessia do Mar Vermelho, com o seu cântico, em Êxodo 14-15? (CIC 1093-1095) As grandes festas do ano litúrgico revelam a relação intrínseca entre as liturgias hebraica e cristã como pode-se ver na celebração da Páscoa, "Páscoa da história, dirigida para o futuro, junto aos hebreus; entre os cristãos, Páscoa realizada na morte e na ressurreição de Cristo, embora ainda aguardando a consumação final"(CIC 1096).
Enquanto, na liturgia da Nova Aliança, a assembléia deve ser preparada no seu encontro com Cristo e na sua Igreja, esta preparação, em primeiro lugar, não é uma recepção intelectual de verdades teológicas, mas um assunto interior do coração, onde a conversão se expressa melhor e a convicção à uma vida em união com a vontade do Pai é reconhecida mais vivamente. Essa disponibilidade, ou docilidade ao Espírito Santo, é o pré-requisito para as graças recebidas durante a mesma celebração em si e para os seus sucessivos afetos e efeitos (CIC 1097-1098).
A ligação entre o Espírito e a Igreja manifesta Cristo e a sua obra salvadora na liturgia. Especialmente na Missa, a liturgia é "Memorial do mistério da salvação", enquanto o Espírito Santo é a "memória viva da Igreja" porque ele recorda o mistério de Cristo. A primeira maneira pela qual o Espírito Santo lembra o sentido do evento da salvação, é dando vida à Palavra de Deus proclamada na liturgia para que possa se tornar um projeto de vida para aqueles que a ouvem.Sacrosanctum Concilium [SC] 24 explica que a vitalidade da Sagrada Escritura coloca tanto os ministros quanto os fiéis em uma relação viva com Cristo (CIC 1099-1101).
"É enorme a importância da Sagrada Escritura na celebração da Liturgia. Porque é a ela que se vão buscar as leituras que se explicam na homilia e os salmos para cantar; com o seu espírito e da sua inspiração nasceram as preces, as orações e os hinos litúrgicos; dela tiram a sua capacidade de significação as acções e os sinais."(SC 24) .
A assembleia litúrgica, portanto, não é tanto uma coleção de diferentes temperamentos, mas uma comunhão na fé. A proclamação litúrgica pede uma "resposta da fé", indicativa tanto de "adesão e empenho " e fortalecida pelo Espírito Santo que infunde nos membros da Assembleia "a memória das obras maravilhosas de Deus", por meio de uma anámnese desenvolvida. Naquele momento a ação de graças a Deus por tudo o que fez leva naturalmente ao louvor a Deus ou doxologia (CIC  1102-1103).
Nas celebrações do Mistério Pascal, o Mistério Pascal não se repete. São as celebrações que se repetem. Em cada celebração, é o derramamento do Espírito Santo que torna este específico mistério presente. A Epíclese é a invocação do Espírito Santo e, recebendo o Corpo e Sangue de Cristo na Santíssima Eucaristia com disposições apropriadas, os próprios fiéis também se tornam uma oferta vida para Deus, ansiosos na esperança da sua herança celeste e testemunhando a vida do Espírito Santo, além da mesma celebração litúrgica. Naquele momento “o fruto do Espírito na liturgia é inseparavelmente comunhão com a Santíssima Trindade e comunhão fraterna" (CIC 1104-1109). Como abade Alcuíno Deutsch de Collegeville escreveu em 1926 em seu prefácio para a tradução Inglesa da Virgil Michel de La pieté de l'Églisede Lambert Beauduin, "a liturgia é a expressão, num modo solene e público, das crenças, amores, aspirações, esperanças e temores dos fiéis com relação a Deus. [...] é o produto de uma experiência emocionante, que pulsa com a vida e o calor do fogo do Espírito Santo, de cujas mesmas palavras está cheia, e sob cuja inspiração nasceu. 
Como nada mais tem o poder de abalar a alma, de vivificá-la, e dar-lhe interesse pelas coisas de Deus. (p.IV).

sábado, 25 de agosto de 2012

A liturgia, obra da Trindade: Deus Filho (Parte 2)

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Dos estudos dos consultores do Departamento das Celebrações do Sumo Pontífice


Na segunda parte da seção sobre a liturgia como obra da Santíssima Trindade, dedicada a Deus Filho, o Catecismo da Igreja Católica apresenta os elementos essenciais da doutrina sacramental. Cristo, ressuscitado e glorificado, derramando o Espírito Santo no Seu Corpo que é a Igreja, age agora nos sacramentos e por meio deles comunica a sua graça. O Catecismo lembra a definição clássica dos sacramentos, que são: 1) "sinais sensíveis (palavras e ações)", 2) instituídos por Cristo, 3) que "realizam de modo eficaz a graça que significam" (n. 1084).
Na celebração dos sacramentos, ou seja, na sagrada liturgia, Cristo, no poder do Espírito Santo, significa e realiza o Mistério pascal da sua Paixão, Morte de Cruz e Ressurreição. Tal Mistério não é simplesmente uma série de eventos do passado distante (embora não se possa ignorar a historicidade daqueles acontecimentos!), mas entra na dimensão da eternidade, porque o "ator" – ou seja, Aquele que agiu e sofreu naqueles eventos – foi o Verbo encarnado. Por isso, o Mistério pascal de Cristo "transcende todos os tempos e em todos se torna presente" (n. 1085) por meio dos sacramentos que ele mesmo confiou à sua Igreja, especialmente o Sacrifício Eucarístico.
Este dom particular foi dado primeiro aos apóstolos, quando o Ressuscitado, na força do Espírito Santo, deu-lhes o seu próprio poder de santificação. E os Apóstolos também deram tais poderes aos seus sucessores, os Bispos, e dessa forma os bens da salvação são transmitidos e atualizados na vida sacramental do povo de Deus até a parusia, quando o Senhor vier na glória para cumprir o Reino de Deus. Assim a sucessão apostólica assegura que na celebração dos sacramentos, os fiéis estejam imersos na comunhão com Cristo, que os abençoa com o dom do seu amor salvífico, especialmente na Eucaristia, onde oferece a si mesmo sob as aparências do pão e do vinho.
A participação sacramental na vida de Cristo tem uma forma específica, dada no "rito" que o então cardeal Ratzinger em 2004 explicou como “a forma de celebração e de oração que amadurece na fé e na vida da Igreja." O rito – ou melhor a família dos ritos que vêm das Igrejas de origem apostólica – "é forma condensada da Tradição viva [...] fazendo assim sensível, ao mesmo tempo, a comunhão entre as gerações, a comunhão com aqueles que rezam antes de nós e depois de nós. Assim, o rito é como um dom dado à Igreja, uma forma viva de parádosis [tradição] " (30Giorni, nr 12. - 2004).
Referindo-se ao ensinamento da Constituição conciliar sobre a Sagrada Liturgia, o Catecismo aponta as diversas formas da presença de Cristo nas ações litúrgicas. Em primeiro lugar, o Senhor está presente no sacrifício eucarístico na pessoa do ministro ordenado, porque "oferecido uma vez na cruz, oferece novamente a si mesmo através do ministério dos sacerdotes" [Concílio de Trento] e, especialmente, sob as espécies eucarísticas. Além disso, Cristo está presente com a sua virtude nos sacramentos, na sua Palavra quando é proclamada a Sagrada Escritura, e, finalmente, quando os membros da Igreja, Esposa amadíssima de Cristo, se reúnem em seu nome para a oração e o louvor (cf. n. 1088, Sacrosanctum Concilium, n. 7). Assim, na liturgia terrena, realiza-se a dupla finalidade de todo o culto divino, isto é, a glorificação de Deus e a santificação do homem (cf. n. 1089).Na verdade, a celebração terrena, tanto no esplendor de uma das grandes catedrais como nos lugares mais simples, mas dignos, participa da liturgia celeste da nova Jerusalém e antecipa a glória futura na presença do Deus vivo. Essa dinâmica dá à liturgia a sua grandeza, impede que a comunidade individual se feche em si mesma e a abre à assembléia dos santos da cidade celestial, como evocado na carta aos Hebreus: "Mas vós vos aproximastes do monte Sião e da Cidade do Deus vivo, a Jerusalém celeste, e de milhões de anjos reunidos em festa, e da assembléia dos primogênitos cujos nomes estão inscritos nos céus, e de Deus, o Juiz de todos, e dos espíritos dos justos que chegaram à perfeição, e de Jesus, mediador de nova aliança, e do sangue da aspersão mais eloquente que o de Abel"(Hb 12, 22-24).
Parece apropriado, portanto, concluir estes breves comentários com as palavras certeiras do beato Cardeal Ildefonso Schuster, que descreveu a liturgia como "um poema sagrado, ao qual realmente colocaram as mãos tanto o céu quanto a terra".  


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Onde celebrar?

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Dos estudos dos consultores do Departamento das Celebrações do Sumo Pontífice


Na sua existência, o homem é identificado por duas coordenadas fundamentais: o espaço e o tempo, duas realidades que não se constroem, mas que lhe são dadas. O homem está ligado ao espaço e ao tempo, e também a sua oração a Deus está. Enquanto a oração como simples ato religioso pode ser feita em todos os lugares, a liturgia, no entanto, como um ato de culto público e ordenado, requer um lugar, geralmente um edifício, onde possa ser realizada como rito sagrado.
O edifício de culto cristão não é o equivalente do templo pagão, onde a câmara com a imagem da divindade também era considerada, de alguma forma, a casa dela. Como diz São Paulo aos atenienses: "Deus não habita em templos construídos pelo homem" (Atos dos Apóstolos 17,24).
Em vez disso, há um relacionamento mais próximo com a Tenda do Encontro, erguida no deserto de acordo com as instruções do próprio Deus, onde a glória do Senhor (shekinah) se manifestava (Êxodos 25,22; 40,34). No entanto, Salomão, depois de ter construído o Templo de Jerusalém, o prédio que toma o lugar da Tenda da reunião,  exclama: "Mas será que é verdade que Deus habita na terra? Eis os céus, e os céus dos céus não podem te conter, muito menos esta casa que eu edifiquei!" (1 Reis 8,27). Na história do povo de Israel há uma espiritualização, que leva à famosa passagem do profeta Isaías: "Toda a terra está cheia de sua glória" (Isaías 6,3; cf. Jeremias 23,24;Salmos 139,1-8; Sabedoria 1,7), texto passado depois para o Sanctus da Liturgia Eucarística. "Toda a terra é santa e confiada aos filhos dos homens" (Catecismo da Igreja Católica, n. 1179).
Uma nova etapa está presente no Evangelho segundo João, quando Cristo declara, durante o seu encontro com a mulher Samaritana, que "chegou a hora, e agora é quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade" (João 4,23). Isso não significa que, à luz do Evangelho, não se deveria ter algum culto público ou edifício sagrado. O Senhor não disse que não deveriam ter lugares de culto na Nova Aliança;  ao mesmo tempo, na profecia sobre a destruição do Templo, Ele não afirma que nunca mais deva existir edifícios construídos em honra de Deus, mas sim que não deve existir somente um lugar exclusivo.
O próprio Cristo, seu corpo vivo, ressuscitado e glorificado, é o novo templo onde Deus habita e onde acontece o seu culto universal "em espírito e verdade" (cf. J. Ratzinger, Introduzione allo spirito della liturgia, San Paolo, Cinisello Balsamo 2001, pgs. 39-40). Como São Paulo escreve: "É em Cristo que habita corporalmente toda a plenitude da divindade e vocês têm nele parte da sua plenitude” (Colossenses 2, 9-10). Por participação, por força do Batismo, também o corpo do cristão se torna templo de Deus (1 Coríntios 3, 16-17; 6,19; Efésios 2, 22). Usando uma frase muito querida por Santo Agostinho, Christus Totus, o Cristo inteiro é o verdadeiro lugar de culto cristão, isto é, Cristo como Cabeça e os cristãos como membros do seu Corpo Místico. Os fiéis que se reunem num mesmo lugar para o culto divino são as "pedras vivas", colocadas juntas “para a construção de um edifício espiritual” (1 Pedro 2,4-5). De fato, é significativo que a palabra que antes indicava a ação do reunir-se dos cristãos, ou seja ekklesia – Igreja –, tenha passado a indicar o mesmo lugar onde acontece a reunião. O Catecismo da Igreja Católica insiste no fato de que as igrejas (como edifícios) "não são simples lugares de reunião, mas significam e manifestam a Igreja que vive naquele lugar, lar de Deus com os homens reconciliados e unidos em Cristo” (n. 1180).
Em época paleocristiana, forma típica do edifício igreja foi a basílica com grande nave central retangular, que termina num ábside semicircular. Tal tipo de edifício correspondia às exigência da liturgia cristã e, ao mesmo tempo, deixava grande liberdade aos contrutores, para a escolha dos elementos arquitetônicos e artísticos. A basílica exprime também uma orientação axial, que abre a assembléia para as dimensões transcendente e escatológica da ação litúrgica. Na tradição latina, a disposição do espaço litúrgico com a orientação axial permaneceu como norma e se acha que também hoje seja a melhor forma, porque exprime o dinamismo de uma comunidade a caminho do Senhor.
Como afirma Bento XVI, "a natureza do templo cristão define-se pela mesma ação litúrgica” (Sacramentum Caritatis, n. 41). Por esta razão, também o projeto das alfaias sacras (altar, tabernáculo, sede, ambão, batistério, lugar da penitência) não pode apenas seguir critérios funcionais. A arquitetura e a arte não são elementos extrínsecos à liturgia e nem sequer têm uma função meramente decorativa. Por isso, o compromisso de construir ou adequar as igrejas deve estar permeado do Espírito e das normas da liturgia da Igreja, ou seja daquela lex orandi que exprime a lex credendi, e disso nasce a grande responsabilidade seja dos que projetam seja dos que encomendam.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

10 anos da Administração Apostólica São João Maria Vianney

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No último sábado, comemorou-se a festa de 10 anos da amadíssima Administração Apostólica, principal responsável em terras brasileiras pela difusão da Missa tridentina e pelo atendimento aos fiéis ligados à forma extraordinária do rito romano, e a única Igreja Particular a celebrar exclusivamente de acordo com os livros de 1962.

Fiéis da Administração de distintas paróquias pessoais e capelas, não só no território da Diocese de Campos, como de outros lugares, e também simpatizantes e meros frequentadores das Missas por seu clero celebradas, foram em massa para um ginásio para assistir à santa liturgia.

Dom Fernando Arêas Rifan, o Administrador Apostólico, celebrou Missa Pontifical, com o diácono e o subdiácono, os dois diáconos-assistentes ao trono, presbítero-assistentes, e vários padres e inclusive 12 Bispos assistindo.

Algumas fotos da leitora Juliana F. Ribeiro Lima, frequentadora da Capela Santa Luzia, em São Paulo, SP:

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terça-feira, 21 de agosto de 2012

III Campanha Nacional de Consagrações à Virgem Maria

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“Apareceu no céu um Grande Sinal: uma Mulher Vestida de Sol, a lua debaixo dos Seus Pés, e na Cabeça, uma coroa de Doze Estrelas. (…) Foi então precipitado o grande Dragão, a Primitiva Serpente, chamado Demônio ou Satanás, o sedutor do mundo inteiro.” (Ap 12, 1; 9).
“Deus quer estabelecer no mundo a Devoção ao Meu Coração Imaculado. Se fizerdes o que vos digo, muitos almas se salvarão e terão paz. (…) Por fim, o Meu Imaculado Coração Triunfará.” (Nossa Mãe Santíssima em Fátima, 1917).
“Por Maria Jesus Cristo vem a nós, e por Ela devemos ir a Ele.” (São Luis Maria Montfort)
Em 2010 e 2011 tivemos, com o apoio de muitas obras católicas, nossa I e II Campanha Nacional de Consagrações à Nossa Mãe Santíssima, pelo método que São Luis Maria Montfort nos ensina no seu maravilhoso “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”.
Seguimos os passos do Bem-Aventurado Papa João Paulo II, providencialmente elevado à Glória dos Altares em 2011, tendo sido Beatificado pelo Santo Padre Bento XVI. O “Tratado” foi o livro de cabeceira de João Paulo II, que sob lema “Totus Tuus” (“Todo Teu”, Todo de Maria…), tão bem viveu e testemunhou esta Consagração! É ele o Papa de Maria…
É uma Devoção Cristocêntrica, diz João Paulo II, pois “por Maria, vamos a Jesus” (São Luis Montfort).
Mais de 3 mil pessoas se Consagraram nestas Campanhas, segundo o nosso cadastro. Entretanto, temos a perspectiva que, se contarmos os que não chegaram a se cadastrar, o número ultrapassou os 10 mil.
Agora, neste ano de 2012, em nossa III Campanha Nacional, esperamos algo tremendo, pois comemoramos os 300 anos do “Tratado”, e tudo indica que este é o momento desta Onda de Consagrações explodir!
Por isso, multiplicam-se os Encontros “Consagra-te” em Belém-PA, Belo-Horizonte-MG, Cuiabá-MT, Goiânia-GO, Guarulhos-SP, Fortaleza-CE, Londrina-PR, Natal-RN, Porto Alegre-RS, Presidente Prudente-SP, Ribeirão Preto-SP, Salvador-BA, Santa Maria-DF, São Carlos-SP, e grupos de Consagração em muitas outras cidades (abaixo, trazemos toda a relação).
Queremos neste ano, mais uma vez, nos unir também aos católicos de Portugal, país tão amado pela Virgem Maria, que em sua aparição em Fátima (1917) prometeu: “Em Portugal, sempre se conservará o dogma da fé.” Cremos que há uma ligação mariana entre o Brasil e Portugal. O Brasil, onde a Virgem Maria se manifestou em 1717 como Senhora da Conceição Aparecida; Portugal, país que nos fez católicos, onde exatamente 200 anos depois (1917) a Virgem Maria aparece como a Senhora do Rosário. Cremos que a Virgem falou em Fátima também, de uma forma especial, aos países de língua portuguesa, e portanto, ao Brasil, a grande Terra de Santa Cruz.
A abertura oficial da nossa III Campanha Nacional de Consagrações se deu no dia 17 de Junho de 2012, no encontro “Consagra-te” em Várzea Grande-MT (ao lado de Cuiabá), no “Rincão do Meu Senhor”. Havia cerca de 2.500 pessoas presentes, e o evento contou com a pregação do Pe. Paulo Ricardo e do Pe. Overland, da Arquidiocese de Cuiabá.

Palestras

Para os que ainda não tiveram a graça de assistir, as 4 palestras do evento estão disponíveis aqui (o texto continua abaixo).

O Papa de Maria (Pe. Paulo Ricardo)


Testemunho de um Sacerdote Consagrado (Pe. Overland)


Consagração: levar Maria consigo! (Pe. Paulo Ricardo)


O Triunfo do Imaculado Coração de Maria


A Consagração

Convidamos todos os católicos a se unirem conosco nesta Campanha, fazendo também a sua Consagração Total pelo método de São Luis Montfort, ou renovando a sua Consagração, no dia 08 de Dezembro de 2012 (Solenidade da Imaculada Conceição).
A preparação e a Consagração poderão ser feitas em qualquer lugar, já que é um ato interior e espiritual. Porém, São Luis recomenda que se faça a Consagração durante a Santa Missa. É um ato significativo as Consagrações serem feitos de forma pública e comunitária, principalmente nos locais em que houver grupos se preparando para a mesma.
São Luis recomenda que se faça 30 dias de preparação, com algumas orações simples, que poderão ser feitas individualmente ou em grupo, a começar no dia 08 de Novembro de 2012. As orações são indicadas no próprio “Tratado” (n. 227, 233), e indicamos também abaixo em nosso “Material de Apoio”.

Leitura do Livro

De forma geral, recomendamos que não se Consagre, e nem mesmo que se inicie os 30 dias de preparação sem a leitura completa do “Tratado”, pois como poderá preparar-se bem para a Consagração, sem a conhecê-la?
Temos abaixo, em nosso “Material do Apoio”, o “Tratado”.

Grupos de Preparação: como organizar?

Recomendamos que aqueles que puderem, participem de um grupo de preparação para a Consagração, que se reúna para estudar o “Tratado” e rezar juntos.
Este grupo poderá ser formado espontaneamente, por iniciativa de pessoas que desejam se consagrar, ou pessoas que já se consagraram e desejam ajudar a preparar outras para se consagrar (é importante a participação dos que já se consagraram no grupo, pelo seu testemunho a ser partilhado).
Temos Representantes que estão à frente da nossa Campanha em várias cidades do Brasil e Portugal, e poderão ir formando Grupos de preparação à medida que forem procurados para isso. Os que desejarem, convidamos a entrar em contato com nossos Representantes pelos contatos que divulgamos abaixo, ao final desta postagem.
Em relação à formação dos grupos, algumas sugestões:
  •  É importante que participem deste grupo somente pessoas que já tenham uma fé católica e uma busca de vivência cristã, caso contrário, o grupo poderá se tornar um local de debate e se afastar do seu objetivo, atrapalhando as pessoas que querem se Consagrar (é claro que o diálogo é importante, mas há outros locais para isso).
    Aqui não importa o número, e sim, aqueles que a Virgem enviar. Três pessoas já é um grupo!
  • O estudo do Tratado deverá encerrar-se até a primeira semana de Novembro, pois no dia 08 de Novembro iniciaremos as Orações de Preparação.
  • A frequência dos encontros do grupo poderá ser feita conforme a disponibilidade: semanal ou quinzenal. Como o nosso tempo é relativamente curto, sugerimos que durante os meses de Agosto e Setembro, organizem-se como serão os grupos. Para que na primeira semana de Outubro iniciem-se encontros semanais, até a primeira semana de Novembro (totalizando, portanto, 5 encontros) para no dia 08 de Novembro iniciarmos as orações de preparação.
  • O local da reunião poderá ser em residências ou, na medida do possível, em paróquias, comunidades, seminários, casas religiosas, etc.
  • O encontro poderá iniciar com a Oração do Santo Terço, seguida de um estudo de um ou mais capítulos do Tratado.
  • Conforme o tempo disponível e o número de encontros, pode-se dividir para que em cada encontro se estude um ou mais capítulos do Tratado (o livro tem 8 capítulos, mais a Introdução). Se forem cinco encontros, sugerimos que no 1º se faça uma apresentação dos participantes e do Tratado, e nos demais o estudo de dois capítulos do Tratado em cada encontro.
  • Há várias opções para a organização dos encontros:
a.  Em forma de palestras, com pessoas preparadas para isso (principalmente nos grupos maiores).
b. Em forma de partilhas (principalmente nos grupos menores), onde todos possam ler antes do encontro o(s) capítulo(s) estudado(s), e em cada encontro algumas pessoas do grupo fiquem responsáveis em conduzir uma partilha, comentando sobre os pontos que mais lhe chamaram atenção, e oportunizando que todos do grupo comentem também. O fato de pessoas diferentes ficarem responsáveis pela condução propicia mais a participação e envolvimento de todos, e incentiva a própria leitura do Tratado.
c. Em forma da apresentação de vídeos, com as 4 aulas do Pe. Paulo Ricardo, explicando o Tratado parte por parte, que podem ser assistidas via internet (ver abaixo, em nosso material de apoio) ou adquiridas em DVD.
  • Muita atenção ao encontro que se estudar o capítulo 4, pois a questão do oferecimento dos méritos e do valor de todas as obras passadas, presentes e futuras, que se faz na Consagração, faz parte da essência da mesma e isso precisa ser deixado muito claro (ver as questões 1, 2, 3 e 4 do texto “13 perguntas sobre a Consagração Total”, presente abaixo em nosso “Material de Apoio”).
  • No dia 08 de Dezembro de 2012, a Consagração poderá ser feita em grupo (seja participando da Santa Missa em Cuiabá-MT, ou reunindo-se em outro lugar, com ou sem Missa).

Consagração das Crianças

Incentivamos que os pais formem também seus filhos para se consagrarem totalmente a Virgem Maria, e que se faça grupos para a preparação das crianças para a Consagração.
Pois, se a Santíssima Virgem pode purificar nossas obras, oferecê-las a Deus (como fala no “Tratado”, n. 146-150), e com isso muitos se salvarem pela entrega de uma pessoa, mesmo sendo nós tão pecadores, o que Ela não poderá fazer com a pureza da Consagração de uma criança?
Lembrando que em Fátima (Portugal, 1917), Lourdes (França, 1858), La Salette (França, 1846) e outros lugares, a Virgem apareceu para crianças!
A preparação das crianças, é claro, se dá por um material especial preparado para elas, que é o livro “Crianças na Escola do Imaculado Coração”, podendo ser adquirido abaixo.

Material de Apoio

Perguntas e respostas mais comuns sobre a Consagração Total

As dúvidas mais comuns estão respondidas em:
As dúvidas que ainda restarem poderão ser respondidas também por este e-mail:duvidas@consagrate.com

Divulgação desta postagem

Pedimos que esta postagem seja divulgada nos diversos sites e blogs católicos, bem como listas de e-mails, Facebook, Twitter, e assim por diante… para formarmos uma grande rede de Consagração à Santíssima Virgem!

Importante – Envio dos dados!

Os que desejam participar da nossa Campanha, fazendo Consagração a sua renovando, seja no local que for, deverão se cadastrar clicando no link abaixo:
As Consagrações poderão ser feitas em qualquer lugar, mas quem for se Consagrar ou renovar a sua Consagração em Cuiabá/Várzea Grande-MT, deverá enviar os seus dados até 30 de Novembro de 2012, para que possamos preparar o local.

Representantes da Campanha no Brasil e Portugal

Acre

Rio Branco
  • Andressa Francisca Ribeiro de Souza
    • Email: andressa.fran@gmail.com – (068)8100-8555

Alagoas

Maceió
  • Grupo Escravos por Amor (Luanda Maria e Marícia Maria)
    • Email: escravosporamor_al@hotmail.com  – (82) 9604-0479 (TIM) ou (82) 9111-5019 (Claro) ou (82) 8833-9914 (Oi)

Bahia

Salvador
  • Fraternidade Arca de Maria
    • Email: casasantarosa_arca@yahoo.com.br -  (71) 4114 0140
Vitória da Conquista
  • Elton Quadros
    • Email: eltonquadros@yahoo.com.br –  (77) 8825-4159 ou (77) 9197-7490

Ceará

Fortaleza
  • Magnólia Moura de Almeira
    • Email: maguimalmeida@hotmail.com
  • Rômulo Linhares
    • Email:romuloalplinhares82@gmail.com - (85) 8844-0143
  • Seminarista Livandro Monteiro (Comunidade Shalom)
    • E-mail: livandro.monteiro@gmail.com
Morrinhos
  • Padre Jacó Sidarta de Sousa Vieira
    • E-mail: pe.jaco@hotmail.com

Distrito Federal

Brasília
  • Giselle Pereira da Silva (Equipe de Escritores Rainha dos Apóstolos)
    • Email: gisellemariae@hotmail.com –  (61) 8404-1617 ou (61) 9149-4586
  • Luíza (Movimento Escalada de Brasília)
    • Email: luiza@fidesdei.info – (61) 9963-3398
  • Patrícia Cristina Rolo Parreira
    • Email: patriciaparreira@ymail.com - (61) 8187-1245
Santa Maria
  • Débora dos Santos Pinheiro
    • E-mail: debbyadm@hotmail.com / (61) 9390-9093
Taguatinga
  • Patrícia Cristina Rolo Parreira
    • Email: patriciaparreira@ymail.com - (61) 8187-1245

Goiás

Anápolis
  • Fraternidade Arca de Maria
    • Emails: casasaojose_arca@yahoo.com.br ou casanossasenhoradospobres@yahoo.com.br -(62) 3316 5841 ou (62) 3706 0991
Goiânia
  • Aliança Mariana Parresia (Juninho)
    • Email: comparresia@gmail.com –  (62) 9914 9906
  • Anna Paula Lucena (Grupo de Oração Ágape)
    • E-mail: aplcturismo@hotmail.com – (62) 8248-1324
  • Grupo na Escola de Maria Santíssima (Jose Donizete e Elisbeth)
    • Email: gruponaescolademariasantissima@gmail.com

Mato Grosso

Nossos encontros centrais de preparação para a Consagração em Cuiabá / Várzea Grande serão na Paróquia Cristo-Rei (Rua Emanuel Pinheiro, n.200, Bairro Cristo-Rei, Várzea Grande-MT), durante o mês de Outubro de 2012. Um dos grupos se reunirá todas as Quartas-Feiras, às 19:30h (começando no dia 03/10), e o outro grupo todos os Domingo às 17:00h (começando no dia 07/10). Os grupos são abertos a participação!
Cuiabá / Várzea-Grande
  • Greice Guerro (Paróquia Dom Bosco)
    • E-mail: greicecba@hotmail.com
  • Kelly Santos (Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, Paróquia Cristo-Rei e Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe)
    • Email: kelly@consagrate.com – (65) 9967-0260
  • Kátia Pimenta (Paróquia Mãe dos Homens e “Mãe Rainha Três Vezes Admirável Schoenstatt”)
    • katianegri@hotmail.com – (65) 9981-0575
  • Nelmara Fabíola da Silva (Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho e “Jovens Sarados”)
    • Email: nell_fab@hotmail.com
  • Noelma Ramos (Paróquia Santo Antônio de Pádua e “Ministério Universidades Renovadas-RCC”):
    • E-mail: noelmadedeus@yahoo.com.br
  • Thomás Mendes Prado (Paróquia Nossa Senhora Medianeira de todas as Graças e “Ministério Jovem-RCC”)
    • E-mail:  thom.guima@hotmail.com –  (65) 9969-4753/  (65) 3052-3492
  • Grupo de Consagração para Crianças (Kelly Santos)
    • Email: kelly@consagrate.com – (65) 9967-0260
Reserva do Cabaçal
  • Aline Souza Oliveira (Ministério Universidades Renovadas-RCC)
    • E-mail: allynesouza@hotmail.com
Rondonópolis
  • Cristiane Coelho de Oliveira (Renovação Carismática Católica)
    • E-mail: consagrate.roo@gmail.com – (66) 9933-1222 (Vivo) ou (66) 8100-1222(TIM)

Mato Grosso do Sul

Paranaíba
  • Irmã  Larissa Assunção dos santos (Irmãs Agostinianas Servas de Jesus e Maria)
    • E-mail: ir_larissasantos@hotmail.com – (67) 3668-1957

Minas Gerais

Belo-Horizonte
  • Jefferson Maria (Missão Mater Rosarium)
    • Email: missao@materrosarium.com.br – (31) 91997480, (31) 93061341 ou (31) 85130882
Itaúna
  • Ivolina Maria
    • Email: ivolininhamaria@gmail.com
Ituiutaba
  • Fraternidade Arca de Maria
    • Email: casasantajuliana@yahoo.com.br – (34) 3262 0769
Juiz de Fora
  • Elizarina Marques Inácio
    • E-mail: elisarina.marques@gmail.com / (32) 91958923
Monte Santo de Minas
  • Luciana Greggio
    • Email: lucianagreggio@hotmail.com – (35) 3591-4210 e (35) 9126-4737 (TIM)
Passos
  • Rosilda Silva de Lima Fonseca
    • Email: rosildamaria3@hotmail.com – (35) 9207-7772 (TIM)
Sete Lagoas
  • Moisés Rocha (Comunidade Filhos de João Batista)
    • Email: resgatejoaobatista@ig.com.br – (31) 3773-6032 (13 às 17h)

Pará

Belém
  • Gleissiane Alves
    • Email: consagratebelem@hotmail.com
    • Página no Facebook: http://facebook.com/consagratebelem

Paraíba

Campina Grande
  • Mateus Mota Lima
    • Email: mateusmotalima@gmail.com

Paraná

Londrina
  • Evelyn Mayer de Almeida
    • Email: lynmayer@hotmail.com -  (43) 9681-1658 ou (43) 8445-2980

Pernambuco

Recife / Moreno
  • Fraternidade Arca de Maria
    • Email: casanossasenhoradasgracas@yahoo.com.br –  (81) 85099930 ou (81) 97303852
Vitória do Santo Antão
  • Fraternidade Arca de Maria
    • Email: arcademaria.brasil@gmail.com – Telefones: (81) 85099930

Rio de Janeiro

Bangu
  • Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus (Cristiane)
    • Email: fraternidademaededeus@yahoo.com.br – (21) 8812-1178 ou (21) 2409-9721
Capital
  • Roberto Amorim
    • Email: amorim-msn@hotmail.com  – (21) 80279576
Nilópolis
  • Marlon André de Souza Florencio
    • E-mai: marlonflorencio.phn@gmail.com / (21) 8249-0248

Rio Grande do Norte

Caicó
  • Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus (Jamerson)
    • E-mai: jamersonmedeiros.net@hotmail.com / (84) 8724-7902
Ceará Mirim
  • Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus (João Paulo)
    • Email: jplimarocha@hotmail.com – (84) 8817 -0656
Currais Novos
  • Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus (Jamerson)
    • Email: jamersonmedeiros.net@hotmail.com – (84) 9970-3512
Mossoró
  • Comunidade Mariana Totus Tuus
    • Email: cacildadsc@hotmail.com – (84) 3318 0571 (Cacilda e Jeferson) ou (84) 3318 5813 (Meire)
Natal
  • Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus (Isabelle de Maria)
    • Email: isabelledemaria@hotmail.com – (84) 8733-7161
Santa Cruz
  • Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus (Pollyanderson)
    • Email: pollyanderson.mariano@gmail.com – (84) 8841-7670/9930-9457

Rio Grande do Sul

Gramado
  • Nelson Broering
    • Email: nelsonerosiane@gmail.com
Novo Hamburgo
  • Marcos Ludwig (participante de grupo de estudo do Prof. Olavo de Carvalho)
    • Email: marcosludwig@gmail.com
Porto Alegre
  • Alexsandro Rodrigues Rosa (Missão Nova)
    • E-mail: livraria.nova@hotmail.com – (51) 8250 0283
  • Bruna Caroline Oliveira Pedro (Site Reino da Virgem Mãe de Deus)
    • Email: brunacop_372@hotmail.com
  • Gerson Luis Souza Santos (Comunidade Via Sangris)
    • Email: faleconosco@viasangris.com.br –  (51) 84616632
  • Leandro Baldi (Comunidade Paz e Mel)
    • E-mail: leandrogbaldi@gmail.com – (51) 8230-8180
  • Marcos Ludwig (participante de grupo de estudo do Prof. Olavo de Carvalho)
    • Email: marcosludwig@gmail.com
  • Grupo de Consagração para crianças (Andressa Nery Garrafiel)
    • Email: dessinha.anjo@gmail.com – (51) 9993-1991

São Paulo

Cachoeira Paulista
  • Natalino Ueda (Comunidade Canção Nova)
    • Email: natalino@geracaophn.com –  (12) 8176-7359 (TIM) ou (12) 9202-1963(Claro)
Campo Limpo Paulista
  • Julio Cesar da Silva
    • Email: julio.salvemaria@gmail.com / (11) 97322-1723 (Vivo) ou (11) 98352 1826 (Tim)
Capital
  • Ivo Gonçalves Leite Carvalho
    • Email: ivojufra@hotmail.com – (11) 3453-5599 ou (11) 98212-4361 (TIM)
Guarulhos
  • Fraternidade Arca de Maria
    • Email: casasaoluis@yahoo.com.br – (11) 97499-3263(vivo) ou (11) 98661-9876 (tim)
Mirassol
  • Adolfo José Guimarães Corrêa
    • Email: ajosegc@yahoo.com.br –   (17) 3253-2407
Mogi Guaçu
  • Juliana Campos
    • Email: juliccampos@hotmail.com – (19) 3569-1249 ou (19)9733-2903.
Ribeirão Preto
  • Uanderson Roberto Dias da Silva Martins
    • E-mail:  uanderson_net10@yahoo.com.br / (16) 3639-1998 ou (16) 9172-2860 (Claro) ou (16) 8826 4198
São Carlos
  • Leandro Marques
    • Email: leandrotolomeu@gmail.com – (16) 8137-8612
Santo Antônio do Pinhal
  • Marcos e Valdirene
    • Email: marcos.valdirene@yahoo.com.br – (12) 91863721 ou (12) 91610296
São José dos Campos
  • Marcos e Valdirene
    • Email: marcos.valdirene@yahoo.com.br – (12) 91863721 ou (12) 91610296
São José do Rio Preto
  • Fernando Maria
    • Email: fernandomariajhs@hotmail.com

Internacional

Portugal

Vila Viçosa
  • Fraternidade Arca de Maria
    • Email: missaoportugal@yahoo.com.br

Grupo de Estudos Via internet (Facebook):

Site de Referência: consagrate.com
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