Fonte: “Santos Franciscanos para cada dia”, Ed. Porziuncola.O Santíssimo Nome de Jesus sempre foi honrado e venerado na Igreja desde os primeiros tempos. Só no século XIV começou a propagar o culto litúrgico. Os franciscanos difundiram esta devoção com entusiasmo e fervor. Logo foi instituída a festa litúrgica e, em 1530, o Papa Clemente VII autorizou o culto litúrgico e o Ofício divino na Ordem Franciscana. São Francisco alimentava muita ternura para com o nome de Jesus. Se encontrasse pedaços de papel com o nome de Jesus escrito, os recolhia com medo de serem pisoteados. De igual maneira deviam fazer os irmãos. Quando pronunciava este nome, não podia seguir falando por causa da íntima doçura que o envolvia. O mais fervoroso propagador da devoção do Santíssimo Nome de Jesus foi São Bernardino de Sena. Para ele o nome de Jesus foi o meio eficaz para reconduzir os povos a uma vida evangélica, para despertar a fé e afugentar os vícios. São João de Capistrano, à frente do exército cristão, invocando o nome de Jesus em Belegrado derrotou e pôs em fuga as tropas mulçumanas. São João de Marca, invocando este nome, curou enfermos, expulsou demônios, realizou milagres. São Leonardo de Porto Maurício, os beatos Alberto de Sarteano, Bernardino de Feltre, Mateus de Agrigento, Marcos Fantuzzi de Bolonha e muitos outros foram apóstolos e difusores desta devoção.
terça-feira, 3 de janeiro de 2012
03 de Janeiro: Festa da Imposição do Santíssimo Nome de Jesus
Novenário da Imaculada Conceição, no Seminário da Administração Apostólica São João Maria Vianney, em dezembro passado
Pe. Alfredo Gualandi faz a abertura da novena. Lembrou muitas histórias de seus tempos de Seminário.
A linda imagem da Imaculada que se venera no Seminário, um presente do saudoso Mons. José Possidente.
Pe. Gaspar Pelegrini incensando a imagem.
Pe. Claudiomar Silva Souza pregando no segundo dia da novena.
“Mútuo enriquecimento” e co-existência das duas formas do mesmo rito romano: o Seminário da Administração Apostólica participa da novena no Seminário da Diocese de Campos. Pe. Fabricio Espinato celebra a Santa Missa na forma ordinária.
Nova tomada da novena no Seminário da Diocese.
Seminaristas da Diocese de Campos junto aos seminaristas da Administração Apostólica, no refeitório desses últimos.
Quarto dia: os seminaristas da Diocese, com seu Reitor Pe. Fabricio F. Espinato e seu Vice-reitor Pe. Alexandre Mothé vem participar da novena no Seminário da Administração.
Apresentação e Bênção da Imagem do Coração de Jesus, destinada à nova capela.
Pe. Fabrício Espinato, Reitor do Seminário da Diocese, honrou os seminaristas da Administração com sua presença e sua linda homilia na quarto dia da novena.
Pe. José Ronaldo de Menezes prega no quinto dia da novena.
Pe. Antonio de Pádua pregou no sétimo dia da novena.
Pe. Everaldo, Diretor Espiritual do Seminário da Administração, pregando no sexto dia.
Pe. Rafael Lugão de Carvalho pregou no oitavo dia do novenário.
domingo, 1 de janeiro de 2012
Mais notícias sobre o Ordinariato americano para ex-anglicanos
Hoje, publicamos, em primeira mão, para a blogosfera brasileira, a notícia sobre a ereção canônica do Ordinariato Pessoal Nossa Senhora de Walsingham, para os ex-anglicanos americanos convertidos ao catolicismo.
Desta vez, o Pe. Clécio, em seu excelente Oblatvs, traz mais informações:
O Papa Bento XVI criou no primeiro dia do ano o Ordinariato Pessoal da Cátedra de São Pedro (Personal Ordinariate of the Chair of St. Peter) nos Estados Unidos da América para os fiéis convertidos do anglicanismo. Nomeou no mesmo dia o Rev. Jeffrey N. Steenson como primeiro Ordinário.
Mons. Steenson é ele próprio um convertido da Igreja Episcopal (Anglicana) dos Estados Unidos, tendo sido padre anglicano por 24 anos e bispo anglicano da diocese de Rio Grande (New Mexico) por 3 anos. Em 2007 foi recebido na Igreja Católica e em 2009 recebeu o sacerdócio. Tem 59 anos, é casado, tem 3 filhos adultos e um neto. Tomará posse canônica no dia 19 de fevereiro de 2012. Mons. Steenson é, ipso facto, membro pleno da conferência dos bispos dos Estados Unidos e, ao que parece, já teria recebido autorização da Santa Sé para usar as insígnias episcopais.
O segundo Ordinariato do mundo (o primeiro é o Ordinariato de Nossa Senhora de Walsingham na Grã-Bretanha) já nasce com uma pequena, mas fundamental, estrutura. Além do Ordinário, conta com um vigário-geral (Canon to the Ordinary, na terminologia anglicana) e uma Igreja Principal.
O vigário-geral é o Mons. Scott Hurd, também um padre anglicano convertido e ordenado sacerdote católico, é incardinado na Arquidiocese de Washington e serviu de liaison do comitê para aplicação da Anglicanorum Coetibus nos Estados Unidos.
A Igreja Principal é a Igreja e Santuário de Nossa Senhora de Walsingham (Church and Shrine of Our Lady of Walsingham) em Houston no Texas, onde funcionará também a Cúria do Ordinariato. A padroeira do Ordinariato é a Santíssima Virgem Maria, sob a invocação de Nossa Senhora de Walsingham, o que associa também simbolicamente o Ordinariato americano a seu congênere britânico.
Nos próximos meses as já existentes paróquias de Uso Anglicano serão transferidas de suas dioceses para a jurisdição do Ordinariato, demais paróquias e grupos de fiéis serão recebidos formalmente e os candidatos as Ordens Sagradas começarão seu processo de formação que culminará na ordenação sacerdotal. A “primeira onda” de convertidos conta com 22 grupos (cerca de 1400 fiéis) e mais de cem padres anglicanos.
O Ordinariato americano já conta com um site (http://www.usordinariate.org/).
Fotos e relato da Missa no rito ambrosiano tradicional (forma extraordinária do rito ambrosiano), por ocasião da Circuncisão do Senhor – por Juliana F. Ribeiro Lima
Postagem da amiga e leitora Juliana F. Ribeiro Lima, tirado de seu blog, com autorização:
Hoje, 1 de janeiro de 2012, fui na missa com 2 motivos: o primeiro, claro, a festa litúrgica da Circuncisão do Senhor e de N. Sra. Mãe de Deus. E o segundo, o preceito dominical. Se cumpriram 2 coisas com uma missa só esse ano, hehe.
Estando em Milão, fui à missa no Rito Ambrosiano. Mas como saíram reformando até o Ambrosiano, procurei missa aqui com o rito ambrosiano tradicional. Meu hotel perto da Milano Centrale - de um lado do Duomo, ao norte - e essa igreja onde é celebrada a missa é do outro lado do Duomo de Milão.
Não fosse meu habito de ir à missa no Vetus Ordo e - mais ainda - conhecer orações básicas em latim, saber me virar sem o missal - sim, ele ficou no Brasil! - e eu estaria em maus, quer dizer, péssimos lençóis. Eu cheguei cedo e esperei, pouco tempo depois abrem a igreja e eis que vejo uma linda igreja, simples, mas acolhedora.
Foram chegando os fiéis costumeiros dali. Logo começaram o terço. Em latim! O Pater, Ave Maria e o Gloria. Um rapaz anunciava os mistérios gloriosos - os de hoje, domingo, claro - em italiano e rezamos o terço em latim. Muito legal. Achei que iria ficar de fora por não saber italiano. Mas rezando em latim, tudo muda... :)
A ordem inclusive da missa é diferente. O credo não se dá logo após a homilia, como para nós, do rito Romano. Ele começa após o ofertório ter se iniciado. E é após o Credo que se incensam os fiéis também. Tudo no "meio" do ofertório.
Outro detalhe interessante: o Kyrie não se diz inteiro logo antes do Glória. Ele COMEÇA a ser dito depois do Gloria. Mas ele é dividido em 3 partes. Não são 3 vezes que falamos também "Kyrie Eleison, Kyrie Eleison, Kyrie Eleison", "Christe Eleison, Christe Eleison, Christe Eleison"e por fim "Kyrie Eleison, Kyrie Eleison, Kyrie Eleison"? Então, mas eles não usam o modo "Christe Eleison" e dizem as tres séries de Kyrie Eleison em momentos distintos na missa. O primeiro é DEPOIS - e não antes, como nós - do Glória. A segunda parte do Kyrie se diz no início do Ofertório, quando o padre vira e diz "Dominus vobiscum e nós respondemos "Et cum spirito tuo" e logo emendamos a segunda parte do Kyrie. E a terceira é após as abluções, logo antes do padre dar a bênção final.
Outro detalhe: as orações ao pé do altar são muito breves. Tem o comecinho do salmo 42, mas não se reza ele todo, como nós. O "Introibo ad altarde Dei, ad Deum qui laetificat juventutem meam" está lá, mas dali o sacerdote chama os fiéis a confessarem seus pecados e ele começa o confiteor, seguido pelos fiéis, tal como nós no Rito Romano. Confiteor, que claro, tem Sto. Ambrósio entre os santos a quem invocamos. Claro, né? :P
O "Adjutorium nostrum in Nomine Domine" que falamos, vem no Rito Ambrosiano APÓS o confiteor dos fiéis. E eles ajuntam: "Sit nomen Domini Benedictum. Ex hoc nunc et usque in saeculum", sequencia que nós só pronunciamos no fim da missa com o bispo. Pra eles é normal, entre as orações iniciais.
Enfim, uma missa linda e que muito me chamou a atenção nos detalhes. Pensar que Sto. Ambrósio compôs esse rito, muitos e muitos séculos antes de S. Pio V fazer a reforma nos missais me deu uma sensação de estar bebendo de algo muito antigo e perene na Igreja, mas ao mesmo tempo, vejo que o que foi dado no missal tridentino pouca diferença tinha de um missal tão antigo quanto o de Sto. Ambrósio, o que mostra a linda unidade litúrgica da Igrejas por todos os séculos.
Algumas fotos dessa missa linda para vocês verem.
Linda igrejinha, viu?
Credência
Que graça e que mimo as toalhas da mesa de comunhão.
Procissão de entrada
Confiteor do sacerdote
Benzendo o incenso
Incensando o altar
Incensando o Evangelho
Homilia
Ofertório
Benzendo o incenso
Incensando as ofertas
Acólito incensando o padre
"Et incarnatus est" No Credo, de joelhos.
Incensando o povo
Canon
Lavabo - quase na hora da consagração
Elevação da hóstia consagrada
Elevação do cálice
Segundo confiteor
"Ecce Agnus Dei..."
Abluções
Benção final