Páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2011

São João Crisóstomo, o "Boca de Ouro"


Hoje, segundo o calendário da forma ordinária do Rito Romano, a Igreja celebra a memória de São João Crisóstomo, Bispo e Doutor da Igreja. João nasceu em 309 em Antioquia, na Síria. Ordenado sacerdote em 386, foi até o ano de 397 encarregado das pregações na diocese de Antioquia, período na qual recebeu o epíteto de "Boca de Ouro" (em grego, Chrysostomos). Em 397 foi eleito bispo de Constantinopla, cargo que exerceu até 404, quando foi exilado por conflitos com a imperatriz Eudóxia, a quem denunciava as arbitrariedades publicamente em suas pregações. Faleceu no exílio em 407 na cidade de Cucusus, próxima ao Mar Negro.

A celebração de São João Crisóstomo como grande homiliasta e pregador nos recorda o que o Concílio Vaticano II frisou a respeito da importância da Homilia como parte integrante da Sagrada Liturgia (Cf. Sacrosanctum Concilium, n. 52). Sendo assim, recomendamos este link onde se pode ter acesso a algumas das belas e edificantes homilias do Crisóstomo traduzidas para o português: http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/pais_da_igreja/s_joao_crisostomo_antologia.html

"Ó Deus, força dos que em vós esperam, que fizestes brilhar na vossa Igreja o bispo são João Crisóstomo por admirável eloqüência e grande coragem nas provações, daí-nos seguir os seus ensinamentos e robustecer-nos com sua invencível fortaleza. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém." (Missal Romano)
blog comments powered by Disqus