Nossos Parceiros

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Bladensburg, Maryland: Mais uma recepção de ex-anglicanos na Igreja Católica

Com informações de The Anglo-Catholic
Imagem do santuário da igreja ex-anglicana de Bladensburg, Maryland, agora católica!

Depois do grupo de Fort Worth, Texas, chegou a vez do segundo grupo de ex-anglicanos dos EUA serem recebidos na Igreja Católica, nesta "segunda leva de conversões". A primeira leva se deu nos anos 80, com a criação de paróquias de uso anglicano, dependentes das dioceses americanas, com base na Pastoral Provision do Beato João Paulo II. Esta segunda leva começou com a Anglicanorum Coetibus, de Bento XVI, que já rendeu a criação de um Ordinariato próprio na Inglaterra. O Ordinariato dos EUA começa a se esboçar com o grupo de Fort Worth e com este de Bladensburg, Maryland.

A recepção na plena comunhão com Roma se deu no último dia 9 de outubro, na Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição, em Washignton, em Missa celebrada pelo Cardeal D. Donald Wuerl, e envolveu a conversão de 80 paroquianos da Igreja Episcopal São Lucas, de Bladensburg.

Na ocasião, o Cardeal disse: "A celebração de hoje é a percepção de que somos família de Deus, o povo de Deus, o início do Seu Reino, a sua Igreja. E nos regozijamos com o derramamento do Espírito nos sacramentos da iniciação. Ao mesmo tempo, comprometemo-nos a viver tal bênção na plena comunhão da Igreja."

O ex-pastor da comunidade, Mark Lewis, também foi recebido e crismado.

O diferencial do caso americano em relação ao inglês é que, nos EUA, os grupos de anglicanos que querem se unir à Igreja Católica, estão pedindo ingresso sem a criação do Ordinariato. Na Inglaterra, primeiro um clero foi formado e o Ordinariato criado, e os grupos nele pedem ingresso. Nos EUA, ainda não há Ordinariato, mas a sede de unidade é tamanha que os anglicanos não querem mais esperar: pedem a recepção e Crisma imediatamente, assim que se sentem prontos para obedecer o Papa, vendo-o como o Sucessor de Pedro e Vigário de Cristo na terra!

O grupo de Fort Worth e o de Bladenburg somam-se às paróquias "anglican use" americanas e, juntas, serão as sementes do futuro Ordinariato, que já nascerá talvez mais forte do que o britânico, com um grande clero e várias igrejas.

No próximo 16 de outubro, o Ordinário inglês visitará os EUA e celebrará Santa Missa Solene na São Lucas, agora convertida em paróquia católica! 

Visitem o site desses novos irmãos na fé católica. 

Outras fotos da igreja, mais católica, mesmo quando anglicana, do que muita paróquia católica brasileira...

 

blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros