Nossos Parceiros

sábado, 15 de outubro de 2011

Profissão solene nos beneditinos olivetanos de SP

Na tarde do dia 1º de outubro passado, durante a Missa da memória de Santa Terezinha do Menino Jesus, os monges beneditinos olivetanos celebraram na igreja do Mosteiro-Paróquia de Nossa Senhora da Esperança, a profissão solene de Dom Gabriel Maria de Oliveira Bispo, OSB. 

No rito da profissão solene e consagração monástica destacam-se a Ladainha, a leitura da Carta de Profissão - que depois é depositada exatamente abaixo do lugar do corporal, sob a toalha do altar, - o tríplice canto do professando do versículo "Suscipe me, Domine", repetido três vezes também pelos seus confrades, o revestimento com cogula (a veste de nossos "Pais"), a entrega do livro da Liturgia das Horas, o abraço da paz e, após a bênção final, durante o canto do "Magnificat", a condução do neoprofesso ao coro, acompanhado de seu Superior e de algum outro responsável próximo. 

Além dos seis confrades da pequena comunidade monástica paulopolitana, de demais religiosos e do povo fiel, estavam presentes também o Reverendo Padre Dom Giacomo M. Ferrari, OSB, Ecônomo Geral da Congregação Olivetana, e Dom Bernardo-Francesco M. Gianni, OSB, Prior Conventual da Abadia de São Miniato al Monte, de Florença, Itália, Definidor do Abade Geral e protetor desta casa recém tornada autônoma.

Informações de D. Gregório Botelho, OSB.

Os olivetanos são uma das congregações (“federações”) da Ordem de São Bento. Não são uma Ordem própria, mesmo que seguidora da Regra de São Bento, como o são os cistercienses e os trapistas, mas membros da Ordem de São Bento original. Usam uma cógula própria, branca, têm seus costumes próprios e um abade-geral congregacional, como todas as congregações que tomam parte da OSB (Solesmes, Congregação Brasileira, Subiaco, Américo-cassinense, Camaldolenses, Valombrosianos, Silvestrinos etc), mas se submetem ao abade-geral da Ordem e comungam do mesmo instituto religioso.

Abaixo, fotos da celebração:

SL11  SL12 SL13 SL14 SL15 SL16 SL17 SL18 SL19 SL2 SL20 SL21 SL22 SL23 SL24 SL25 SL26 SL27 SL28 SL29 SL3 SL30 SL4   SL7  SL9
blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros