Manchetes

Nosso Parceiro

sábado, 18 de janeiro de 2014

Papa Francisco celebra versus deum o Batismo do Senhor

Muitos de vocês já devem ter visto esta notícia nas redes sociais (divulgamos também em nossa fan page no Facebook), mas creio ser importante trazê-la aqui, com mais fotos, e comentá-la melhor.

Sim, o Papa celebrou novamente a missa ad orientem. Desta vez na Capela Sistina, onde celebrou também sua primeira missa como Papa, aos cardeais do Conclave. Naquela ocasião, por motivos que desconhecemos, ele optou por usar um altar móvel e celebrar versus populum. Desta vez não, usou o altar fixo à parede, como vinha fazendo seu predecessor, Bento XVI.

Como eu já havia dito na outra ocasião em que o Santo Padre celebrou a missa "voltada para Deus", "o Papa não é ideologicamente contrário a esta orientação litúrgica".

Como foi possível interpretar de seus discursos e atitudes, o Santo Padre manteve, no essencial, a hermenêutica de interpretação do Concílio Vaticano II de Bento XVI, da "reforma na continuidade", e definitivamente não pertence àquela linha danosa que atribui ao Concílio Vaticano II certas coisas que ele não disse, como o "fim da celebração de costas para o povo", algo que é não só mentiroso como teologicamente incorreto.













blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...