Nossos Parceiros

quarta-feira, 17 de março de 2010

Ofício das Trevas, em português, no rito moderno - Quinta-feira da Semana Santa

Como foram muitos os pedidos, colocamos aqui o Ofício das Trevas, no rito novo (forma ordinária), em português.

Podem baixar usando os seguintes links:

Quinta-feira Santa

Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor

Sábado Santo

Para o ano que vem, iremos postar o Ofício das Trevas, ainda no rito novo (forma ordinária), mas bilíngüe: português e latim, em duas colunas. Se possível, com as partituras dos principais cânticos.

25 comentários:

  1. Uma dúvida...
    Na Sexta-feira da Paixão do Senhor, os cânticos e evangelhos para as vigílias são facultativos?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Sim, Victor, a vigília sempre é facultativa. Mas parece-nos mais "característico" do Ofício de Trevas usá-las, até para, pelo "tamanho" da liturgia, resguardar mais identificação com o Ofício antigo.

    ResponderExcluir
  3. Rafael,
    Tudo preparado! Formatei os textos... todos com Invitatório, Ofício de Leituras e Laudes. Vou agora atrás do "galo" de trevas.
    Aqui na Paróquia temos o costume de rezar quase que diariamente as Laudes e as Vésperas em comunidade, as Laudes são às 6h30, vou pedir que antecipem pras 6h00.
    Por favor, me explique como fazer o Strepitus, pois não usaremos breviários, porque sempre usamos o periódico mensal oferecido pelas Paulinas e Paulos.
    Usaremos no caso, folhetos.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Victor,

    O strepitus é um barulho que quer imitar o terremoto por ocasião da morte de Cristo. Pode-se fazer batendo com os breviários no banco, ou usando pedaços de madeira para isso. Outra sugestão é que os participantes ou o coro batam seus pés no chão, especialmente se for uma superfície de madeira e com um ambiente que retumbe.

    Parabéns pela fidelidade em querer recitar o Tenebrae.

    Se puderem filmar ou fazer a gravação em áudio, nos seria muito útil.

    Retornem para dar um depoimento sobre esse Ofício aqui neste post!

    Enfim, saúdo a paróquia por recitarem as Vésperas e as Laudes. É um belo, mas, infelizmente, raro costume.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos recitar o Ofício de Trevas pela primeira vez em minha paróquia. Fui influenciado por este site e foi aqui que peguei o texto que se usa. Realizaremos na manhã do Sábado Santo. Estou organizando tudo, ensaiando cantores e leitores. Uma dificuldade foi convencer os cantores a usar órgão em vez de violão ou percussão. No mais rezamos para que se atinja o objetivo do Divino Ofício que é rezar com toda a Igreja sua oração oficial meditando e contemplando a paixão do Senhor.

      Excluir
    2. Caro Eder, o Missal Romano proíbe, à partida, o toque de qualquer instrumento entre o Glória da Missa da Ceia do Senhor e o Glória da Vigília Pascal. Isto inclui os Ofícios de Sexta e Sábado. Nos últimos anos, abriu-se uma excepção para o órgão se for exclusivamente para acompanhar o canto dos salmos e de modo MUITO discreto. O melhor será guardar os instrumentos para o Domingo de Páscoa ;)

      Excluir
  5. O que é galo das trevas?
    Fábio Ramos, Mariana- MG

    ResponderExcluir
  6. "Galo de trevas" ou "galo das trevas" é um dos apelidos que se dá ao candelabro de trevas, com quinze velas: http://www.sistersofcarmel.com/pics/tenebrae-candlestick.jpg

    ResponderExcluir
  7. É obrigatório o uso das quinze velas ou posso usar apenas uma se não conseguir arrumar as quinze?

    ResponderExcluir
  8. Caro Carlos,

    O que caracteriza o Ofício de Trevas é justamente o apagar gradual das quinze velas. Se não tiver essas velas, não estamos falando de um Tenebrae, mas da mera recitação do Ofício de Leituras combinado com Laudes.

    Enfim, se usarem um altar é preciso também mais seis velas para colocar nele e serem apagadas conforme cada um dos últimos seis versos do Benedictus.

    ResponderExcluir
  9. Rafael,
    Ok, filmarei e depois tirarei algumas fotos, mas antes vou pedir permissão do nosso pároco para que seja postado aqui, é um pouco engraçado, ele gosta de Solenidade mas não gosta muito de tradição...
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o site parabéns e "Salvem a Liturgia"!!!
    Amém!

    ResponderExcluir
  11. tenho uma duvida como é o strepitus que se prevê no final da oração? se faz com o breviário: como se faz?

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma dúvida também: Qual a cor litúrgica que se usa no Ofício das Trevas? Nos tres dias do tríduo as cores são iguais?

    ResponderExcluir
  13. Ainda não consegui uma versão autorizada para o português do canto "ESXULTET" que a crentalha está explorando para afirmar que se trata de uma hino de louvor a LÚCIFER.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não! O Hino diz: "Lucifere" que em latim é ESTRELA DA MANHÃ! Jesus é a Estrela da Manhã, ou seja, o Lúcifere

      Excluir
  14. Pode-se rezar o oficio de trevas na quarta-feira santa?

    ResponderExcluir
  15. Aqui na minha Paróquia se reza o Ofício das Trevas a Quarta Feira Santa, mas não fazemos o strepitus e acendemos somente 7 velas. Isso é ruim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O oficio de trevas se reza sim na quarta feira santa, aqui conhecida também como quarta feira de trevas e também se reza no rito de beija pés do senhor morto

      Excluir
    2. As 15 velas correspondiam a 14 salmos + 1 vela que ficava acesa. Visto que o ofício actual só tem 6 salmos, não vejo nada de errado nas 7 velas.
      Durante muito tempo, o Ofício foi celebrado na noite anterior ao dia correspondente, portanto na Quarta à noite celebrava-se o Ofício de Quinta. No entanto, essa antecipação passou a ser proibida em 1961 (ainda na forma extraordinária) salvo em algumas excepções - como é o caso do Natal ou Pentecostes. No caso do Tríduo Pascal, a antecipação do Ofício de Quinta para quarta só é permitida onde se celebrar Missa Crismal na quinta de manhã. A antecipação dos ofícios de Sexta e sábado é totalmente proibida. O ideal é celebrar por volta das 6h00 da manhã, de modo a que o início das Laudes coincida aproximadamente com o nascer do sol.

      Excluir
  16. Por Favor, alguém me passe os áudios do oficio?
    O pároco daqui não conhece esse oficio e se interessou muito, quer reza-lo, mas pediu para eu procurar os áudios para ele ter conhecimento das melodias e demais coisas!
    Se poderem me ajude! Obrigado!

    ResponderExcluir
  17. Com todo o respeito. Eu sempre fui neutro em relação à "forma extraordinária" e identifico-me muito com a "forma ordinária", desde que haja verdadeira solenidade e arte de celebração. No entanto, não me parece de modo nenhum coerente chamar a isto "Ofício de Trevas". O Ofício de Trevas só existe na "forma extraordinária", com 14 salmos, lamentações de Jeremias, sem Invitatório nem Hino e com todos os outros ritos que dão sentido à extinção das velas. Isto não passa de um Ofício diário transvestido com um candelabro.
    Mais uma vez, eu identifico-me perfeitamente com o Novus Ordo da missa, mas a reforma do Ofício Divino trouxe uma quantidade astronómica de asneiras.
    O problema essencial está em tratar o Tríduo Pascal como se fossem dias feriais iguais aos outros. Eu nem tenho nada contra o Saltério de 4 semanas e as Laudes e Vésperas com 3 salmos em vez de 5. Mas isto ao longo do ano. O Tríduo Pascal são, por acaso, dias iguais aos outros? (O mesmo se aplica à Vigília do Natal) Faz sentido que seja tratado como qualquer outra época do ano? Falo por não me identificar com a minha própria experiência pessoal: na Catedral onde sou acólito, o Ofício das trevas foi substituído por umas Laudes que duram meia hora e o sacristão insiste que eu apague 15 velas durante 3 salmos só para os turistas verem!!
    Pelo menos nestes dias, celebremos um ofício verdadeiramente "Tenebroso" e verdadeiramente Pascal que é o único Ofício de Trevas, segundo a forma extraordinária. Peço, por favor, que publiquem o Ofício Bilingue na Forma Extraordinária para que mais pessoas o possam celebrar.

    ResponderExcluir
  18. O uso do galo de trevas é obrigatório?

    ResponderExcluir
  19. Música para o ofício de trevas de quinta-feira santa, toda ela elaborada a partir de melodias gregorianas originais próprias do dia, videos com áudio e partitura e link para download do ofício completo com todo o texto e partituras em pdf.
    http://inspiradonogregoriano.blogspot.com.br/2016/03/oficio-de-trevas-5-feira-santa.html

    ResponderExcluir
  20. Por favor, usa-se toalha sobre o altar mesmo na Sexta-feira Santa? Grato.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros