Na Ordem Franciscana floresceu, em um modo especialíssimo a devoção ao Senhor Jesus Cristo nos mistérios do Natal, da Paixão e da Eucaristia. De igual modo floresceu a devoção à Imaculada Virgem e a São José.
De fato, São José entra na Liturgia Franciscana já no Natal de 1223, na primeira representação do presépio, em Greccio, pelo próprio São Francisco de Assis.
O culto a ele pois, estabelecido já na Igreja Grega, foi coletado pelos franciscanos no seu convento da Terra Santa, especialmente no Santuário da Anunciação, em Nazaré, onde foi a primeira casa da Santíssima Virgem e de São José, e no Santuário onde havia a pobrezinha oficina de São José; donde o culto se espalhou para toda a Ordem.
A festa do Santo Patriarca, muito tempo antes que fosse estendida a toda a Igreja, foi criada e estabelecida na Ordem, juntamente com a festa de São Joaquim, já no Capítulo Geral, realizado em Assis, em 1399. E foi um filho de São Francisco, o Papa Sisto IV (+1484), que introduziu no Missal Romano a festa de São José. Foi um Terciário (OFS) Franciscano, o Papa Pio IX que declarou São José Patrono da Igreja Universal; um outro Terciário Franciscano, o Papa Bento XV que, em 9 de abril de 1919, introduziu no Missal um prefácio especial em honra do Esposo Virgem da Imaculada.
.jpg)
Entre os Santos Franciscanos, quem com mair zelo propagou a devoção a São José, foi São Bernardino de Sena (+1444), que foi o panegirista do Esposo da Virgem. Entre outras coisas, diz que podemos acreditar piamente que São José foi assunto em corpo e alma ao céu, como a Virgem Maria: "Se o Divino Salvador, para satisfazer a sua piedade filial, querendo glorificar a Virgem Santíssima com a assunção de corpo e alma ao céu, pode-se acreditar piamente que não fez menos com São José".
"Sancte Joseph, ora pro nobis!"
Sem duvida alguma um dos santos mais queridos da igreja por causa do misterio divino que envolve toda a vida deste homem de silencio; e, por causa do silencio contemplativo dele, o Verbo Divino falou; para conhecermos bem todas as ações de Jesus em meio ao seu povo, com certeza, tais ações nos levam a José. Que fruto; Que arvore! Em nossa paroquia como em todas as demais,o dia 19 de março é lembrado com carinho por todo o povo de Deus e a ele elevamos, como igreja, seu hino: Vinde alegres, cantemos! Inclusive quem quiser imprimi-la basta entrar em nosso blog: www.sjbariranha.blogspot.com
ResponderExcluirDonisete, padre
Com grande alegria celebremos o homem do silencio; e por causa desse silencio o Verbo Divino falou-nos a todos. Vinde alegres cantemos! toda a igreja hoje canta e louva a Deus por este grande homem de fé e prudencia.
ResponderExcluirNo blog de nossa paroquia psotamos o hino supra citado para que todos possam canta-lo. www.sjbariranha.blogspot.com
Frei Cleiton,
ResponderExcluirfico contente em descobrir este universo franciscano, que contribuiu tanto para com a Teologia e a Liturgia da Igreja. Não conhecia tanto. E isso se dá justamente no momento em que o Santo Padre faz catequeses sobre São Boaventura e as controvérsias em torno dos Frades Menores de outrora.
Obrigado pelas elucidações.
FIDELIDADE AO SUMO PONTÍFICE é o que desde o início da Ordem, a partir do próprio Seráfico Pai São Francisco, foi marca registrada dos franciscanos. Infelizmente, com o passar do tempo, alguns caíram na desobediência. Mas esta geração em que ora vivemos é a da DIFERENÇA!
ResponderExcluirFirme no Senhor!