Nossos Parceiros

domingo, 21 de março de 2010

Vídeos em inglês da Missa em Rito Copta

Abaixo, um vídeo com a Santa Missa (Divina Liturgia), celebrada em rito copta. O rito copta é praticado por duas Igrejas Católicas Orientais "sui juris": a própria Igreja Copta Católica e a Igreja Etíope Católicca (que o pratica na língua gheez, com algumas particularidades). Também é usado pelos coptas e etíopes separados de Roma no séc. V, que se chamam a si mesmos "coptas ortodoxos" e "etíopes ortodoxos".

O vídeo que mostraremos é de uma Missa copta celebrada por um sacerdote "oriental ortodoxo", o Pe. Mauritius Anba Bishoy, no Egito. É uma Missa válida, pois os coptas ortodoxos possuem Sucessão Apostólica. Pelo vídeo, podemos conhecer um pouco mais dessa grande riqueza litúrgica, igualmente usada em nossa Igreja Católica.

A melhor notícia é que a Missa abaixo está em inglês, apenas com o Kyrie em grego. Muito mais fácil de compreender para a maioria dos nossos leitores, se fosse usado o cóptico ou o árabe.

Notem as características bem orientais desse rito, até mais oriental do que o bizantino. As prostrações, o modo como o sacerdote segura o pão que será consagrado, como "escolhe" o pão (Rito da Escolha do Cordeiro), como o coloca sobre a cabeça para saudar o povo no início da liturgia...





















Infelizmente, embora listados como de 10 partes, não encontramos a décima. Se alguém achar, nos comunique nos comentários, por favor.

A Missa copta adota três formulários (Ordinários), que podem ser baixados em formato PDF, em inglês, nos links abaixo:

Divina Liturgia de São Basílio

Divina Liturgia de São Cirilo

Divina Liturgia de São Gregório

Agradecemos a nossos amigos do New Liturgical Movement, que, postando a primeira parte dos vídeos acima, nos deram a idéia de falar mais desse antigo e interessante rito oriental.

4 comentários:

  1. Os coptas cismáticos não são monofisistas? Ate pq o cisma deles foi bem antes que o oriental.

    Muito belo o rito, bem pouco conhecido, e com poucos vídeos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos,dizer que estas comunidades são monofisistas,é remoer o mal-intendido que causou a separação dessas Igrejas. A Igreja Ortodoxa Copta e as Igrejas Ortodoxas Pré -Calcedonianas,levantaram no concílio de calcedônia simplesmente uma outra forma interpretar a divindade e a humanidade de Cristo.O chamado MIAFISISMO.É assim:Cristo é uma só pessoa,de uma única natureza,divina e humana".O que é então o MONOFISISMO?É a heresia levantada por um monge do patriarcado de Alexandria,de que Cristo só tem a natureza divina.Por causa desse herege.Essas comunidades foram acusadas de monofisitas.Então houve-se o primeiro cisma da Igreja justamente porque não foi aceita(o foi mal-intendida ou confundida)essa interpretação.
      P.S.:Sou Católico Romano do rito romano.Não estou defendendo este cisma nem adoto o MIAfisismo.E também não posso.Minha forma de pensar é a nossa.Que Cristo é uma só pessoa com duas naturezas,a divina e a humana.Também não sou perito no assunto e não defendo completamente o MIAfisismo.Mas só quero dizer que chamar essas comunidades de MONOfisitas é um preconceito

      Excluir
    2. Bom, Marcos, e todos os irmãos, pesquisei mais sobre o assunto e peço-vos perdão, Pois se roma falou de certa forma que professamos,eu não quero buscar explicação de cismáticos ou hereges.Porém, nunca apoiei o miafisismo ou monofisismo, só estava tentando buscar uma explicação para o cisma pré-calcedoniano. Mas, vamos lá: O Miafisismo também pode ser considerado uma forma de monofisismo ou realmente eles eram monofisitas, e eles estavam errados desde que não quiseram adotar aquilo que estava estabelecido pelo Papa para toda a Igreja. Como você disse,Marcos: somente os coptas cismáticos são monofisitas. Mas, Os Católicos Coptas deixaram de professar esse monofisismo para professar o Diofisismo, como todos nós católicos. Se a Igreja Católica usa o Diofisismo para interpretar a União Hipostática, não busquemos explicações ou defesa de quem já foi declarado herege ou cismático pela Igreja. Muito obrigado. "Roma locuta est, causa finita est."

      Excluir
  2. Bem, o rito que vocês mostram é o rito chamado Pacomiano, é celebrado por monges, existe o rito ordinal copta segundo São Basílio, o rito de são Marcos e o rito de São Cirilo. Na igreja católica copta exitem apenas o rito monástico (rito pacomiano modificado) e o rito ordinário (rito segundo São Basílio modificado). Sem dúvida é uma bela liturgia, mais rica do que a liturgia romana, na minha opinião!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros