Quando estiveram em visita ad limina, os Bispos brasileiros do Sudeste, celebraram versus Deum. Será que é porque estavam em Roma? Por que é, então, que alguns Bispos, quando estão aqui no Brasil, insistem em desrespeitar o patrimônio litúrgico, insistem em desobedecer às rubricas...
Eu presidindo? Mas ainda estou no Brasil... ó viajo para Roma na próxima semana. Além disso, não é meu Regional. Mas respondendo ao Rafael, se eu não estiver enganado, os senhores bispos do Sul 1 estão celebrando a Santa Missa na Basílica de Santa Maria Maggiore, na Capela dedicada a Nossa Senhora "Saúde do povo romano". e lá não existe altar "coram populum"
Quem presidiu a celebração foi S.E.R. Dom Raymundo Damasceno Assis, de Aparecida.
E, tirando a beleza estética da celebração (o que já é uma grande coisa), não houve grandes melhoras. O 'canto de ato penitencial', por exemplo, foi completamente anti-litúrgico...
A Dom Antonio peço sua benção. Não posso dizer a repeito já que não assisti à Missa, apenas fiquei impressionado ao ver Bispos brasileiros celebrando em Versus Deum. Jean.
É porque lá em Roma eles estão na mira do Santo Padre. Por exemplo, aqui no Brasil são raríssimos os bispos que usam pelo menos uma vez na vida a veste talar e idem a veste coral. Quando se apresentam ao Santo Padre vão de batina, moseta e solidéu!
pois é...Dom Antônio, por exemplo é lá o que é aqui. Já outros Bispos me parecem ter duas caras. Uma do lado do Papa e outra diante do povo confiado à seu pastoreio. Infelizmente. Giuliano Nader
Celebrando Versus Deum???? Seria a mesma coisa que voltado para parede? Onde está Deus numa celebração litúrgica? Cada vez mais tenho a convicção que deveríamos estudar mais o Concílio Vaticano II, ou talvez ainda não entendemos...
Rafael Vitola Brodbeck, casado, é Delegado de Polícia no RS, atua na direção do site Veritatis Splendor, e coordena o "Salvem a Liturgia", sendo responsável, também, pelos textos sobre erros litúrgicos, incentivo ao latim, e comentários sobre rubricas e normas. É membro do Regnum Christi. Ministra palestras sobre temas litúrgicos e doutrinários, bastando contactá-lo. E-mail
Kairo Neves, solteiro, é estudante em SP e acólito não-instituído. Colabora com o "Salvem a Liturgia", comentando sobre os paramentos litúrgicos e dando dicas para solenizar a celebração, em estrita obediência às rubricas. E-mail
Francisco Dockhorn, solteiro, é pregador e membro doApostolado Reino da Virgem Mãe de Deus. Escreve artigos principalmente sobre piedade litúrgica. Ministra palestras sobre temas litúrgicos e doutrinários, bastando contactá-lo. E-mail
Lucas Cardoso da Silveira Santos, solteiro, é estudante universitário em SP, e acólito e colaborador no Mosteiro de São Bento de Vinhedo, SP. Também coordena uma equipe de acólitos na Comunidade Luz da Essência, de Campinas, SP. Colabora com o "Salvem a Liturgia". E-mail
Luís Guilherme Fernandes Pereira, solteiro, é engenheiro da computação em Campinas, SP, e membro doVeritatis Splendor. No "Salvem a Liturgia", traz notícias nacionais e internacionais sobre Missas bem celebradas, além de escrever artigos. E-mail
Maite Tosta, casada, é Bacharel em Letras - Português/Inglês, Bacharel em Direito, e Servidora Pública Federal no Rio de Janeiro, RJ, editora do Blog Vida Espiritual e co-editora do Blog Velatam ad Dei Gloriam, além de membro do Veritatis Splendor. E-mail
Wescley Luís de Andrade é seminarista e mestre de cerimônias episcopal da Diocese de Frederico Westphalen, RS, cursando o primeiro ano de filosofia. Fundador e responsável pelo grupo de Mestres de Cerimônias “Mysterium Fidei” da Catedral Diocesana de Santo Antonio. E-mail
Rodrigo Oliveira da Silva, solteiro, é designer gráfico, e missionário da comunidade Luz de Fátima (Associação Missionária Nossa Senhora de Fátima) no Rio de Janeiro. Editora a Revista Eletrônica do “Salvem a Liturgia”.
Allan Lopes é seminarista do Ordinariado Militar do Brasil, e estuda filosofia no Seminário Interdiocesano Maria Mater Ecclesiae, dos Legionários de Cristo.
Taiguara Fernandes de Sousa, solteiro, é estudante de Direito em Campina Grande, Paraíba. Atua no Veritatis Splendor e mantém o Blog En Garde!, sobre Política e Direito e sua relação com a Religião. É membro do Regnum Christi. E-mail
***
Defesa e promoção da liturgia romana, de acordo com as rubricas, em estrita fidelidade ao Magistério! Forma ordinária (em latim ou vernáculo) e forma extraordinária bem celebradas. Sobriedade, solenidade e sacralidade!
Nossa comunidade! Entrem!
Doações
SALVE A LITURGIA!
Comprar Missale Romanum em latim, 2002 (forma ordinária, rito moderno, Novus Ordo)
***
Comprar Missale Romanum em latim, 1962 (forma extraordinária, rito tridentino, tradicional)
1. Favorecer o aumento da piedade eucarística, para que os fiéis creiam na Missa como renovação e atualização do sacrifício da Cruz, pela qual se tornam presentes, de modo real e substancial, o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, ainda que sob a aparência de pão e de vinho; fomentar a frutuosa, “plena, consciente e ativa participação” (Concílio Ecumênico Vaticano II. Constituição Dogmática Sacrosanctum Concilium, 14) de todos os batizados na Santa Missa, na Exposição do Santíssimo, na celebração dos sacramentos, no Ofício Divino, e nas demais cerimônias litúrgicas.
2. Promover a correta celebração da Santa Missa e dos demais ritos, por: a) uma estrita observância das rubricas dispostas nos livros litúrgicos; b) por um mais generoso aproveitamento dos recursos previstos para a solenização do culto; c) pela consciência, por parte dos clérigos e dos fiéis, do rico significado de cada cerimônia, fortalecendo o devido, profundo e sacro respeito para com toda a nossa tradição litúrgica.
3. Popularizar, conforme pedido insistentemente pelos Papas, as cerimônias em língua latina, no rito romano moderno (forma ordinária, Missal de Paulo VI, pós-conciliar): que todas as igrejas e oratórios tenham a Missa em latim, ao menos semanalmente.
4. Colaborar com a implementação da “reforma da reforma”, mediante: a) o uso freqüente do rito romano tradicional (forma extraordinária, Missal de São Pio V, pré-conciliar, “tridentina”), na esteira do Motu Proprio Summorum Pontificum; b) o debate sadio e respeitoso acerca de como facilitar o desenvolvimento harmônico e orgânico da liturgia; c) a pesquisa histórica e teológica sobre os diversos aspectos do rito romano em suas duas formas.
5. Incentivar a ampla utilização do canto polifônico e, principalmente, do canto gregoriano, “canto próprio da liturgia romana”, o qual “ocupa o primeiro lugar entre seus similares.” (Concílio Ecumênico Vaticano II. Constituição Dogmática Sacrosanctum Concilium, 116)
9 comentários:
é o Dom Keller presidindo em Versus Deum?
Eu presidindo? Mas ainda estou no Brasil... ó viajo para Roma na próxima semana. Além disso, não é meu Regional.
Mas respondendo ao Rafael, se eu não estiver enganado, os senhores bispos do Sul 1 estão celebrando a Santa Missa na Basílica de Santa Maria Maggiore, na Capela dedicada a Nossa Senhora "Saúde do povo romano". e lá não existe altar "coram populum"
Quem presidiu a celebração foi S.E.R. Dom Raymundo Damasceno Assis, de Aparecida.
E, tirando a beleza estética da celebração (o que já é uma grande coisa), não houve grandes melhoras. O 'canto de ato penitencial', por exemplo, foi completamente anti-litúrgico...
-Pro Catholica Societate-
A Dom Antonio peço sua benção.
Não posso dizer a repeito já que não assisti à Missa, apenas fiquei impressionado ao ver Bispos brasileiros celebrando em Versus Deum.
Jean.
É porque lá em Roma eles estão na mira do Santo Padre. Por exemplo, aqui no Brasil são raríssimos os bispos que usam pelo menos uma vez na vida a veste talar e idem a veste coral. Quando se apresentam ao Santo Padre vão de batina, moseta e solidéu!
pois é...Dom Antônio, por exemplo é lá o que é aqui. Já outros Bispos me parecem ter duas caras. Uma do lado do Papa e outra diante do povo confiado à seu pastoreio. Infelizmente.
Giuliano Nader
Graças a Deus que aqui os bispos celebram em maneira mais "vera" que em Roma.continuem assim!
Aprovato? entao nao acho que vai ser colocado
Celebrando Versus Deum????
Seria a mesma coisa que voltado para parede?
Onde está Deus numa celebração litúrgica?
Cada vez mais tenho a convicção que deveríamos estudar mais o Concílio Vaticano II, ou talvez ainda não entendemos...
Postar um comentário