Nossos Parceiros

sábado, 3 de novembro de 2012

Antífonas eucarísticas e de aspersão, em português


Já há alguns meses o Salvem a Liturgia publicou um anúncio oferecendo a seus leitores partituras gregorianas de melodias para antífonas de Comunhão em português, cujo texto é o das sete antífonas eucarísticas ad libitum, previstas pelo Graduale Romanum de 1974.

Voltamos a oferecê-las aos leitores que ainda não as tenham pedido, por e-mail, ao autor deste texto, no endereço alfredo [arroba] salvemaliturgia [ponto] com.

Temos, agora, também as duas antífonas de aspersão, ambas em português, equivalentes ao Asperges me e ao Vidi aquam, que se usam, respectivamente, fora do Tempo Pascal e no próprio Tempo Pascal.

Uma segunda novidade é que dispomos agora de quatro antífonas de Comunhão do Comum de Nossa Senhora, isto é, antífonas que se podem utilizar nas comemorações da Santíssima Virgem.

Repetimos que as melodias se encontram escritas na notação gregoriana, e que o texto está em português; ademais, todas as melodias foram compostas recentemente (exceto a de uma das antífonas marianas).

Estas melodias têm sido utilizadas por leitores do Salvem a Liturgia, e esperamos noticiar, oportunamente, tais ocasiões.

Se, tendo recebido as partituras, o leitor as utilizar na Liturgia, pedimos que nos comunique. Por quê? Para que saibamos que o trabalho está sendo útil, e que multipliquemos nossos esforços litúrgico-musicais.

Repetimos: para receber as partituras, o leitor as pedirá em e-mail a alfredo [arroba] salvemaliturgia [ponto] com. O uso das peças é livre para fins litúrgicos e didáticos, e sua cópia e difusão se permite com a menção ao apostolado Salvem a Liturgia.

Finalmente, pedimos aos leitores que rezem pela Liturgia, pela Música Litúrgica e pelos músicos litúrgicos!

blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros