Ehhh! Mais um Bispo fiel a Tradição! É isto mesmo Felipe, graças a Deus, já são vários Bispos. Veja na matéria abaixo o que o Bispo de Garanhuns, Pe (minha terra natal) Dom Fernando Guimarães, falou numa carta aos seus presbíteros, por ocasião da celebração da Quinta-Feira Santa. São ensinamentos verdadeiros. Conheço a diocese! Não foi ao acaso sua carta. Paz e Bem André Luiz
O que adianta defender uma liturgia ligada a tradição, se não corresponde a vida povo, a realidade do povo, a uma Igreja Povo de Deus, como afirma LUMEM GENTIUM... vocês precisam primeiro: se converter e ler os escritos do comcílio Vaticano II e uma nova atitude de escuta do Senhor presente na vida do povo. Se não suas liturgias não passara de verdadeiros teatros vazios... Marcelo Alves Pinto
Caríssimo Marcelo, os documentos do Concílio Vaticano II de forma alguma se contrapõe a tradição litúrgica. Muito pelo contrário: eles incentivam a solenidade, e incentivam o próprio uso do latim (Sacrossanctum Concilium, n.36).
É preciso tomar cuidado, para distinguir o que o Concílio REALMENTE DISSE daquilo que DIZEM QUE ELE DISSE.
Quanto à questão pastoral que colocas, é uma preocupação que precisa caminhar lado-a-lado com a busca da excelência litúrgica (que, partindo de um amor apaixonado por Jesus Eucarístico, transborda TAMBÉM em esplendor, solenidade e arte...), e esses dois aspectos (excelência litúrgica e pastoralidade) devem ser confrontados com cada situação concreta.
Por exemplo, o próprio Papa Bento XVI (ver livro "O sal da Terra"), reconhece que seria problemático hoje uma Liturgia celebrada ***exclusivamente*** em latim, ao mesmo tempo que ele incentiva o ensino do latim nos seminários e que os próprios fiéis saibam responder a Missa em latim (Sacramentum Caritatis, n.62).
De fato, o processo de revalorização da tradição litúrgica, com todos os seus elementos, gestos, sinais e símbolos, é algo que leva tempo, exatamente por estarmos trabalhando em uma realidade concreta de um povo em meio à uma crise de fé e moral, e esse aspecto pastoral precisa ser levado em conta, como também estamos procurando fazer.
Recomendo que leias a fantástica entrevista com Dom Antônio Keller, Bispo de Frederico Westphalem, que publicaremos aqui no blog em breve e onde ele fala magistralmente dessas questões litúrgicas e pastorais.
Conheço bem Dom Henrique Soares da Costa. Ele teve a competencia de me mostrar a alegria do rosto de Cristo. Sou muito grato a ele pela riquesa da fé da Igreja pelo qual fui inserido.
Que a vinda do epíscopo D.Henrique Soares da Costa,possa favorecer um crescimento litúrgico e doutrinal para a Província Eclesiástica de Aracaju.Seja bem-vindo!Que o amor do Pai e a ternura da Senhora Maria,a Imaculada Conceição estejam com Vossa Exelência Reverendíssima.
Rafael Vitola Brodbeck, casado, é Delegado de Polícia no RS, atua na direção do site Veritatis Splendor, e coordena o "Salvem a Liturgia", sendo responsável, também, pelos textos sobre erros litúrgicos, incentivo ao latim, e comentários sobre rubricas e normas. É membro do Regnum Christi. Ministra palestras sobre temas litúrgicos e doutrinários, bastando contactá-lo. E-mail
Kairo Neves, solteiro, é estudante em SP e acólito não-instituído. Colabora com o "Salvem a Liturgia", comentando sobre os paramentos litúrgicos e dando dicas para solenizar a celebração, em estrita obediência às rubricas. E-mail
Francisco Dockhorn, solteiro, é pregador e membro doApostolado Reino da Virgem Mãe de Deus. Escreve artigos principalmente sobre piedade litúrgica. Ministra palestras sobre temas litúrgicos e doutrinários, bastando contactá-lo. E-mail
Lucas Cardoso da Silveira Santos, solteiro, é estudante universitário em SP, e acólito e colaborador no Mosteiro de São Bento de Vinhedo, SP. Também coordena uma equipe de acólitos na Comunidade Luz da Essência, de Campinas, SP. Colabora com o "Salvem a Liturgia". E-mail
Luís Guilherme Fernandes Pereira, solteiro, é engenheiro da computação em Campinas, SP, e membro doVeritatis Splendor. No "Salvem a Liturgia", traz notícias nacionais e internacionais sobre Missas bem celebradas, além de escrever artigos. E-mail
Maite Tosta, casada, é Bacharel em Letras - Português/Inglês, Bacharel em Direito, e Servidora Pública Federal no Rio de Janeiro, RJ, editora do Blog Vida Espiritual e co-editora do Blog Velatam ad Dei Gloriam, além de membro do Veritatis Splendor. E-mail
Wescley Luís de Andrade é seminarista e mestre de cerimônias episcopal da Diocese de Frederico Westphalen, RS, cursando o primeiro ano de filosofia. Fundador e responsável pelo grupo de Mestres de Cerimônias “Mysterium Fidei” da Catedral Diocesana de Santo Antonio. E-mail
Rodrigo Oliveira da Silva, solteiro, é designer gráfico, e missionário da comunidade Luz de Fátima (Associação Missionária Nossa Senhora de Fátima) no Rio de Janeiro. Editora a Revista Eletrônica do “Salvem a Liturgia”.
Allan Lopes é seminarista do Ordinariado Militar do Brasil, e estuda filosofia no Seminário Interdiocesano Maria Mater Ecclesiae, dos Legionários de Cristo.
Taiguara Fernandes de Sousa, solteiro, é estudante de Direito em Campina Grande, Paraíba. Atua no Veritatis Splendor e mantém o Blog En Garde!, sobre Política e Direito e sua relação com a Religião. É membro do Regnum Christi. E-mail
***
Defesa e promoção da liturgia romana, de acordo com as rubricas, em estrita fidelidade ao Magistério! Forma ordinária (em latim ou vernáculo) e forma extraordinária bem celebradas. Sobriedade, solenidade e sacralidade!
Nossa comunidade! Entrem!
Doações
SALVE A LITURGIA!
Comprar Missale Romanum em latim, 2002 (forma ordinária, rito moderno, Novus Ordo)
***
Comprar Missale Romanum em latim, 1962 (forma extraordinária, rito tridentino, tradicional)
1. Favorecer o aumento da piedade eucarística, para que os fiéis creiam na Missa como renovação e atualização do sacrifício da Cruz, pela qual se tornam presentes, de modo real e substancial, o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, ainda que sob a aparência de pão e de vinho; fomentar a frutuosa, “plena, consciente e ativa participação” (Concílio Ecumênico Vaticano II. Constituição Dogmática Sacrosanctum Concilium, 14) de todos os batizados na Santa Missa, na Exposição do Santíssimo, na celebração dos sacramentos, no Ofício Divino, e nas demais cerimônias litúrgicas.
2. Promover a correta celebração da Santa Missa e dos demais ritos, por: a) uma estrita observância das rubricas dispostas nos livros litúrgicos; b) por um mais generoso aproveitamento dos recursos previstos para a solenização do culto; c) pela consciência, por parte dos clérigos e dos fiéis, do rico significado de cada cerimônia, fortalecendo o devido, profundo e sacro respeito para com toda a nossa tradição litúrgica.
3. Popularizar, conforme pedido insistentemente pelos Papas, as cerimônias em língua latina, no rito romano moderno (forma ordinária, Missal de Paulo VI, pós-conciliar): que todas as igrejas e oratórios tenham a Missa em latim, ao menos semanalmente.
4. Colaborar com a implementação da “reforma da reforma”, mediante: a) o uso freqüente do rito romano tradicional (forma extraordinária, Missal de São Pio V, pré-conciliar, “tridentina”), na esteira do Motu Proprio Summorum Pontificum; b) o debate sadio e respeitoso acerca de como facilitar o desenvolvimento harmônico e orgânico da liturgia; c) a pesquisa histórica e teológica sobre os diversos aspectos do rito romano em suas duas formas.
5. Incentivar a ampla utilização do canto polifônico e, principalmente, do canto gregoriano, “canto próprio da liturgia romana”, o qual “ocupa o primeiro lugar entre seus similares.” (Concílio Ecumênico Vaticano II. Constituição Dogmática Sacrosanctum Concilium, 116)
10 comentários:
Excelente este blog. Muitíssimo interessante! Gostaria de sugerir que vcs publicasse algo falando sobre o uso do barrete pelos sacerdotes.
Salve Maria!
Ehhh! Mais um Bispo fiel a Tradição. Que Deus abençoe Dom Henrique Soares.
Ehhh! Mais um Bispo fiel a Tradição! É isto mesmo Felipe, graças a Deus, já são vários Bispos.
Veja na matéria abaixo o que o Bispo de Garanhuns, Pe (minha terra natal) Dom Fernando Guimarães, falou numa carta aos seus presbíteros, por ocasião da celebração da Quinta-Feira Santa. São ensinamentos verdadeiros.
Conheço a diocese! Não foi ao acaso sua carta.
Paz e Bem
André Luiz
http://www.presbiteros.com.br/index.php/a-eucaristia-na-vida-do-sacerdote/
Estamos providenciando uma postagem sobre o uso do barrete e so solidéu por sacerdotes, diáconos e bispos.
O que adianta defender uma liturgia ligada a tradição, se não corresponde a vida povo, a realidade do povo, a uma Igreja Povo de Deus, como afirma LUMEM GENTIUM... vocês precisam primeiro: se converter e ler os escritos do comcílio Vaticano II e uma nova atitude de escuta do Senhor presente na vida do povo. Se não suas liturgias não passara de verdadeiros teatros vazios...
Marcelo Alves Pinto
Caríssimo Marcelo, os documentos do Concílio Vaticano II de forma alguma se contrapõe a tradição litúrgica. Muito pelo contrário: eles incentivam a solenidade, e incentivam o próprio uso do latim (Sacrossanctum Concilium, n.36).
É preciso tomar cuidado, para distinguir o que o Concílio REALMENTE DISSE daquilo que DIZEM QUE ELE DISSE.
Quanto à questão pastoral que colocas, é uma preocupação que precisa caminhar lado-a-lado com a busca da excelência litúrgica (que, partindo de um amor apaixonado por Jesus Eucarístico, transborda TAMBÉM em esplendor, solenidade e arte...), e esses dois aspectos (excelência litúrgica e pastoralidade) devem ser confrontados com cada situação concreta.
Por exemplo, o próprio Papa Bento XVI (ver livro "O sal da Terra"), reconhece que seria problemático hoje uma Liturgia celebrada ***exclusivamente*** em latim, ao mesmo tempo que ele incentiva o ensino do latim nos seminários e que os próprios fiéis saibam responder a Missa em latim (Sacramentum Caritatis, n.62).
De fato, o processo de revalorização da tradição litúrgica, com todos os seus elementos, gestos, sinais e símbolos, é algo que leva tempo, exatamente por estarmos trabalhando em uma realidade concreta de um povo em meio à uma crise de fé e moral, e esse aspecto pastoral precisa ser levado em conta, como também estamos procurando fazer.
Recomendo que leias a fantástica entrevista com Dom Antônio Keller, Bispo de Frederico Westphalem, que publicaremos aqui no blog em breve e onde ele fala magistralmente dessas questões litúrgicas e pastorais.
Conheço bem Dom Henrique Soares da Costa. Ele teve a competencia de me mostrar a alegria do rosto de Cristo. Sou muito grato a ele pela riquesa da fé da Igreja pelo qual fui inserido.
Que a vinda do epíscopo D.Henrique Soares da Costa,possa favorecer um crescimento litúrgico e doutrinal para a Província Eclesiástica de Aracaju.Seja bem-vindo!Que o amor do Pai e a ternura da Senhora Maria,a Imaculada Conceição estejam com Vossa Exelência Reverendíssima.
Postar um comentário