Nossos Parceiros

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Fundação da Una Voce Brasil

Prezado Diretor do Salvem a Liturgia,


Salve Maria!

Após 4 anos de publicação do Motu Proprio Summorum Pontificum, os resultados no Brasil estão muito aquém do esperado, especialmente quando comparamos nosso país – o maior país católico do mundo – com países onde o catolicismo não é a religião majoritária.

Assim, querendo transformar essa realidade e tornar o Brasil um exemplo na aplicação e vivência do Motu Proprio dentro das dioceses, procurando vencer os preconceitos e difundir a missa na forma extraordinária, estamos formando um grupo nacional nos moldes da Federação Internacional Una Voce (http://www.fiuv.org).

A Una Voce, desde 1968, se dedica à promoção e difusão do rito romano na sua forma extraordinária (tridentina ou ainda gregoriana). O apostolado da Una Voce inicia-se durante a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, quando alguns estudiosos e eminentes intelectuais da Europa perceberam que a liturgia romana corria um sério risco de desaparecer, pelo menos na forma como era conhecida e amada por quase 500 anos.

Hoje a Una Voce está presente em mais de 36 países, atuando de diversas formas para a promoção da liturgia conforme o motu Proprio Summorum Pontificum. Cada associação nacional reúne um ou vários grupos de leigos com esse objetivo; esses leigos trabalham dentro da sua realidade para aplicar o motu proprio e tornar o rito conhecido.

Através da fundação de um grupo no Brasil – a futura Una Voce Brasil – queremos colocar todos os leigos que se esforçam isoladamente para a aplicação do Motu Proprio Summorum Pontificum em contato uns com os outros e, dessa forma, proporcionar apoio mútuo ou realizar atividades conjuntas quando o contexto permitir.

Iniciamos nossas conversas com o Sr. Leo Darroch, presidente da Una Voce internacional para a nossa formação e filiação. Para garantir o sucesso da futura “Una Voce Brasil” estamos entrando em contato com grupos que defendem a liturgia nas dioceses e com pessoas que nutrem interesse em participar desse projeto.

Reconhecendo o vosso eminente trabalho em levar informações que dificilmente estariam acessíveis ao católico pelos meios “ordinários” de comunicação, pedimos humildemente que retransmita essa mensagem aos seus leitores e a todos aqueles que possam estar interessados em fazer parte de grupo.

A formação de uma Una Voce brasileira, para se concretizar, precisa da colaboração de todos os leigos que amam a sagrada liturgia e se importam com a fé católica reta em nosso país.

Temos certeza que não faltarão boas almas que se sentirão atraídas pela proposta, justamente por já conhecerem o trabalho desenvolvido pela Federação Internacional e como ela alterou positivamente a realidade em vários países. Pedimos que entrem em contato conosco através do nosso e-mail (federacao@unavocebrasil.org)

Despedimo-nos desejando que Deus o fortaleça neste importante apostolado de informação, sempre para a Sua maior glória.

Em Cristo
Danilo A. Dias
Federação de Fiéis Leigos do Brasil – Una Voce Brasil
blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros