Nossos Parceiros

terça-feira, 13 de setembro de 2011

São João Crisóstomo, o "Boca de Ouro"


Hoje, segundo o calendário da forma ordinária do Rito Romano, a Igreja celebra a memória de São João Crisóstomo, Bispo e Doutor da Igreja. João nasceu em 309 em Antioquia, na Síria. Ordenado sacerdote em 386, foi até o ano de 397 encarregado das pregações na diocese de Antioquia, período na qual recebeu o epíteto de "Boca de Ouro" (em grego, Chrysostomos). Em 397 foi eleito bispo de Constantinopla, cargo que exerceu até 404, quando foi exilado por conflitos com a imperatriz Eudóxia, a quem denunciava as arbitrariedades publicamente em suas pregações. Faleceu no exílio em 407 na cidade de Cucusus, próxima ao Mar Negro.

A celebração de São João Crisóstomo como grande homiliasta e pregador nos recorda o que o Concílio Vaticano II frisou a respeito da importância da Homilia como parte integrante da Sagrada Liturgia (Cf. Sacrosanctum Concilium, n. 52). Sendo assim, recomendamos este link onde se pode ter acesso a algumas das belas e edificantes homilias do Crisóstomo traduzidas para o português: http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/pais_da_igreja/s_joao_crisostomo_antologia.html

"Ó Deus, força dos que em vós esperam, que fizestes brilhar na vossa Igreja o bispo são João Crisóstomo por admirável eloqüência e grande coragem nas provações, daí-nos seguir os seus ensinamentos e robustecer-nos com sua invencível fortaleza. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém." (Missal Romano)
blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros