Nossos Parceiros

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Celebração do noivado: Bênção dos noivos



Transcrevemos abaixo o rito de celebração do noivado segundo o Livro de Orações do Cristão Católico de Frei Alberto Beckhäuser, OFM.

Ritos Iniciais

D. Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

T. Amém.

D. A graça e a paz da parte de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos amou e se entregou por nós, estejam convosco.

T. Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

D. Irmãos e irmãs, vamos louvar a nosso Senhor  Jesus Cristo, que nos amou e se entregou por nós.

T. Amém.


D. Sabemos que todos nós, a todo momento, temos necessidade da graça de Deus, e os fiéis cristãos não ignoram também que a graça de Deus é ainda mais necessária quando eles se preparam para constituir uma nova família. Vamos, portanto, implorar a bênção divina sobre estes nossos irmãos N. e N. para que cresçam na estima um do outro, se amem com sinceridade e se tornem castamente maduros para a celebração do seu matrimônio, através de respeitoso intercâmbio de vida e da oração em comum.

Palavra de Deus

Jo 15, 9-12: Este é o meu mandamento: Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei.
Irmãos e irmãs, vamos ouvir as palavras do Santo Evangelho, segundo João.
“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. Este é o meu amandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”.

Ou: 1Coríntios 13,4-13: A caridade crê tudo, espera tudo, desculpa tudo.

Ou: Oseias 2,21-26: Eu te desposarei para sempre.
Ou: Filipenses 2, 1-5: No mesmo sentimento.

Salmo 144(145),8-9.10.15.17-18
R. O Senhor é muito bom para com todos.


- 8Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão.

- 9O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura. R.

- 10Que vossas obrar, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos  com louvores vos bendigam!

- 15Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam e vós lhes dais no tempo certo o alimento. R.

- 17É justo o Senhor em seus caminhos, é santo em toda obra que ele faz.

- 18Ele está perto da pessoa que o invoca, d etodo aquele que o invoca lealmente. R.

Prece dos Fiéis

D. Irmãos e irmãs, vamos invocar com confiança a Deus Pai, que amou os seres humanos a ponto de transformá-los em filhos seus em Cristo e apontá-los ao mundo como testemunhas do seu amor, e digamos:


R. Senhor, fazei que vos tenhamos amor constante.

Senhor, nosso Pai, que quisestes fossem os vossos verdadeiros filhos, irmãos e irmãs em Cristo, identificados pelo amor recíproco, rezemos: R.

Senhor, nosso Pai, que impondes aos seres humanos as suaves exigências do vosso amor, para que, seguindo-as, encontrem a felicidade, rezemos: R.

Senhor, nosso Pai, que unis o homem e a mulher no amor recíproco, para que a família, assim constituída, transborde de alegria nos filhos, rezemos: R.


Senhor, nosso Pai, que fizestes do amor dos esposos, na plenitude do sacramento do Matrimônio, a figura mística da oblação pascal, pela qual Cristo, vosso Filho, amou a Igreja e, derramando o seu sangue, vô-la entregou imaculada, rezemos:  R.

Senhor, nosso Pai, que chamastes N. e N. para a plena união de amor, capaz de transformá-los em  membros de uma família cristã, com um só coração e uma só alma, rezemos:  R.

Sinal da Promessa


Ó Deus e Pai de bondade, abençoai estas alianças de noivado, para que sejam um sinal de promessa séria e responsável de mútuo amor. O sinal destas alianças leve estes jovens à alegria do sacramento do Matrimônio. Por Cristo, nosso Senhor.

T. Amém.

Deveis  conservar d etal modo os objetos mutuamente presenteados que, a seu tempo, venhais a cumprir tudo o que prometestes com esta doação recíproca.

T. Amém.

Oração da bênção


Nós vos louvamos, Senhor nosso Deus, que suavemente chamastes e destinastes estes vossos filhos N. e N. a se amarem reciprocamente; dignai-vos confirmar os seus corações para eles, conservando a fé e procurando agradar-vos em tudo, tenham a felicidade de chegar ao sacramento do Matrimônio. Por Cristo, nosso Senhor.

T. Amém.


Senhor Deus, fonte de todo amor, por vosso desígnio providencial estes jovens se encontram na vida; concedei que eles, ao pedirem a vossa graça em preparação para o casamento e sustentados pela bênção celeste, não só cresçam na estima de um pelo outro, como se amem reciprocamente com amor sincero. Por Cristo, nosso Senhor.

T. Amém.


Conclusão do Rito

Ó Senhor, Deus de amor e de paz, habite em vós, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

T. Amém. 

blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros