Nossos Parceiros

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Missa Solene com Ato de Ereção Do Cabido Dos Cônegos

Institucionalmente ligado à Catedral, o Capitulo (ou Cabido), tem como primeira atribuição assegurar a vida litúrgica da mesma, considerando que é nas celebrações, sobretudo na Eucaristia concelebrada pelo Bispo e o seu Presbitério, com a participação do povo de Deus, que se há de realizar a principal manifestação da Igreja Diocesana (cf. S.C., 41).


No dia 14 de junho passado, Dom Antonio Carlos Rossi Keller, Bispo Diocesano de Frederico Westphalen - RS, presidiu missa solene com ato de ereção do cabido dos cônegos da Catedral Santo Antonio desta diocese.

O Cabido dos Cônegos fora aprovado por Decreto iuxta preces emanado pelo Eminentíssimo Senhor Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Dom Cláudio Hummes, OFM, datado de 8 de dezembro de 2008.

Na missa solene, se fizeram presentes os presbíteros da diocese, provenientes das diversas localidades, bem como numerosos fieis vindos de paróquias da região, e das paróquias onde são párocos os que foram elevados ao cabido.

Dom Antonio Carlos, em sua homilia, ressaltou a importância deste ato, dizia ele: “O Cabidos dos Cônegos, é antes de tudo uma maneira de honrar os nossos padres diocesanos, eles que são as riquezas da diocese...”

Terminada a homilia, o Chanceler do Bispado Monsenhor José Vilmar, leu o decreto pelo qual era eregido o cabido dos cônegos, e depois de modo simplório, Dom Antonio Carlos impôs o barrete capitular a cada um dos seis cônegos catedráticos.

Como se pode ver nas fotos abaixo, foi uma missa solene, na forma ordinária (moderna) do rito romano, bem celebrada, como já característica do episcopado de D.Antonio.












5 comentários:

  1. Dom Antônio merece a mais sincera admiração! O zelo demonstrantado tão diligentemente para com a Santa Igreja presente em Frederico Westphalen é exemplo claro da viva tradição da Santa Igreja!

    ResponderExcluir
  2. Por que é tão difícil encontrar cabidos catedralícios hoje em dia?!
    Em que outras Catedrais existem cabidos aqui no Brasil?
    Alex A.B.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de uma explicação sobre cada peça do traje eclesiástico que usam os cônegos.
    Gostaria de saber o nome de cado peça do traje que usam os cônegos, o significado ou simbolismo de cada uma.
    Alex A.B.

    ResponderExcluir
  4. L.J.C.

    Parabéns aos responsáveis pela iniciativa do blogg.

    Em várias Dioceses e Arquidioceses do Brasil, existem Cabidos Diocesanos e Metropolitanos que funcionam com todo o viço e que, nem sequer, encerraram suas atividades com o Concílio. Celebram com o seu Bispo, ou Arceispo, as cerimônias mais solenes, tendo estatutos, estalas na Catedral [para os CAtedráticos], vestes próprias e, ao menos, uma sessão capitular pública anual, presidida pelo Bispo, ou pelo Arcediago-Presidente. No contexto atual, das antigas dignidades restam o Arcediago - Presidente, o Arcipreste, o Chantre e o Peniteniário [cuja existência é assinalada pelo C.I.C.
    Exemplos de Arquidioceses onde o Cabido funciona habitualmente: São Paulo, Mariana, Rio de Janeiro, Maceió, Pouso Alegre, entre outras.
    Tenho um bom material sobre o assunto e me coloco à disposição para maiores informações:

    Fernando Freitas

    fer.freitas@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. parabens a sua excelência reverendissa Dom Antônio Carlos belas bonitas cerimônias realizadas na belissima catedral de Santo Antônio.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros