quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Praeparatio ad Missam
Ad mensam dulcíssimi convívii tui, pie Dómine Iesu Christe,
ego peccátor de própriis meis méritis nihil præsúmens,
sed de tua confídens misericórdia et bonitáte,
accédere véreor et contremísco.
Nam cor et corpus hábeo multis crimínibus maculátum,
mentem et linguam non caute custodítam.
Ergo, o pia Déitas, o treménda maiéstas,
ego miser, inter angústias deprehénsus,
ad te fontem misericórdiæ recúrro,
ad te festíno sanándus,
sub tuam protectiónem fúgio;
et, quem Iúdicem sustinére néqueo,
Salvatórem habére suspíro.
Tibi, Dómine, plagas meas osténdo,
tibi verecúndiam meam détego.
Scio peccáta mea multa et magna, pro quibus tímeo:
spero in misericórdias tuas, quarum non est númerus.
Réspice ergo in me óculis misericórdiæ tuæ,
Dómine Iesu Christe, Rex ætérne, Deus et homo,
crucifíxus propter hóminem.
Exáudi me sperántem in te:
miserére mei pleni misériis et peccátis,
tu qui fontem miseratiónis numquam manáre cessábis.
Salve, salutáris víctima,
pro me et omni humáno génere in patíbulo Crucis obláta.
Salve, nóbilis et pretióse Sanguis,
de vulnéribus crucifíxi Dómini mei Iesu Christi prófluens,
et peccáta totíus mundi ábluens.
Recordáre, Dómine, creatúræ tuæ,
quam tuo Sánguine redemísti.
Pǽnitet me peccásse,
cúpio emendáre quod feci.
Aufer ergo a me, clementíssime Pater,
omnes iniquitátes et peccáta mea,
ut, purificátus mente et córpore,
digne degustáre mérear Sancta sanctórum.
Et concéde, ut hæc sancta prælibátio Córporis et Sánguinis tui,
quam ego indígnus súmere inténdo,
sit peccatórum meórum remíssio,
sit delictórum perfécta purgátio,
sit túrpium cogitatiónum effugátio
ac bonórum sénsuum regenerátio,
operúmque tibi placéntium salúbris efficácia,
ánimæ quoque et córporis
contra inimicórum meórum insídias firmíssima tuítio.
Amen.
Oratio S. Thomæ Aquinatis
Omnípotens sempitérne Deus,
ecce accédo ad sacraméntum Unigéniti Fílii tui,
Dómini nostri Iesu Christi,
accédo tamquam infírmus ad médicum vitae
immúndus ad fontem misericórdiæ,
cæcus ad lumen claritátis ætérnæ,
pauper et egénus ad Dóminum cæli et terræ.
Rogo ergo imménsæ largitátis tuæ abundántiam,
quátenus meam curáre dignéris infirmitátem,
laváre fœditátem, illumináre cæcitátem,
ditáre paupertátem, vestíre nuditátem,
ut panem Angelórum, Regem regum et Dóminum dominántium,
tanta suscípiam reveréntia et humilitáte,
tanta contritióne et devotióne, tanta puritáte et fide,
tali propósito et intentióne,
sicut éxpedit salúti ánimæ meæ.
Da mihi, quæso, domínici Córporis et Sánguinis
non solum suscípere sacraméntum,
sed étiam rem et virtútem sacraménti.
O mitíssime Deus,
da mihi Corpus Unigéniti Fílii tui, Dómini nostri Iesu Christi,
quod traxit de Vírgine María, sic suscípere,
ut córpori suo mýstico mérear incorporári
et inter eius membra connumerári.
O amantíssime Pater, concéde mihi diléctum Fílium tuum,
quem nunc velátum in via suscípere propóno,
reveláta tandem fácie perpétuo contemplári:
Qui tecum vivit et regnat
in sǽcula sæculórum.
Amen.
Oratio ad B. Mariam Virginem
O Mater pietátis et misericórdiæ, beatíssima Virgo María,
ego miser et indígnus peccátor
ad te confúgio toto corde et afféctu,
et precor pietátem tuam,
ut, sicut dulcíssimo Fílio tuo in Cruce pendénti astitísti,
ita et mihi, mísero peccatóri, et sacerdótibus ómnibus,
hic et in tota sancta Ecclésia hódie offeréntibus,
cleménter assístere dignéris,
ut, tua grátia adiúti,
dignam et acceptábilem hóstiam
in conspéctu summæ et indivíduæ Trinitátis
offérre valeámus.
Amen.
Formula intentionis
Ego volo celebráre Missam,
et confícere Corpus et Sánguinem Dómini nostri Iesu Christi,
iuxta ritum sanctæ Románæ Ecclésiæ,
ad laudem omnipoténtis Dei totiúsque Cúriæ triumphántis,
ad utilitátem meam totiúsque Cúriæ militántis,
pro ómnibus qui se commendavérunt oratiónibus meis
in génere et in spécie,
et pro felíci statu sanctæ Románæ Ecclésiæ.
Amen.
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Uso de estola cruzada e do manípulo no Novus Ordo
De um sacerdote leitor:
“Tento trazer para o Novus Ordo tantos elementos do rito antigo quanto sejam permitidos. Minha pergunta: é lícito para um sacerdote ao celebrar a Missa de acordo com o novo rito cruzar sua estola, como no rito antigo? Similarmente, é válido usar um manípulo ao celebrar a Missa de acordo com o novo rito?”
Trata-se do costume imemorial de os padres cruzarem suas estolas, a direita sobre a esquerda, ao usar casula e capa na Missa. Padres no ocidente cruzam suas estolas desde o século VII, apesar de o costume ter se difundido depois no período medieval. Bispos e abades não fazem isso. O simbolismo de traçar uma cruz sobre o coração é óbvio.
Sobre o Novus Ordo, a IGMR 340 diz:
340. Stola defertur a sacerdote circa collum et ante pectus pendens; a diacono vero ab umero sinistro per transversum super pectus ducitur ad partem dexteram corporis, ibique retinetur.
Esse parágrafo diz que a estola do sacerdote fica pendendo diante do peito e em torno do pescoço enquanto a do diácono cruza o peito a partir do ombro. Não diz nada a respeito de a estola pender em linha reta de cada lado. Uma estola cruzada permanece pendente diante do peito.
Você pode cruzar a estola de sacerdote no Novus Ordo.
Para falar a verdade, eu recomendo vivamente que você faça isso, especialmente ao usar a pianeta, a casula Romana. A estola cruzada serve também para “preencher” parte da abertura na frente. É uma razão prática, uma razão estética, mas mesmo assim uma boa razão.
As rubricas do Novus Ordo silenciam a respeito do manípulo. Mais uma vez, é um costume de bem mais de mil anos que o manípulo seja usado no Rito Romano. É uma veste Romana que remonta ao século VI.
Nunca foi abolido.
Já chegou a ser obrigatório para a Missa, mas não é mais (cf. 1967 Tres abhinc annos, 25.).
Um dos consultores do Escritório de Cerimônias Pontifícias, Pe. Mauro Gagliardi, disse durante uma entrevista à ZENIT que:
“O manípulo é uma peça de veste litúrgica usada na celebração da Santa Missa na forma extraordinária do Rito Romano. Caiu em desuso nos anos da reforma pós-conciliar, apesar de nunca ter sido ab-rogado.”
Penso que Gagliardi está correto. Para o Novus Ordo, use-o ou não, da maneira como preferir.
Minha prática é que, havendo um manípulo disponível, eu o uso. Se não há um manípulo, não me preocupo. Manípulos não são mágicos (apesar de algumas pessoas acharem que são... talvez porque tenham dado a eles grande significância em resposta ao iconoclasmo litúrgico pós-conciliar).
Penso que são elementos muito bons – cruzar a estola, usar o manípulo – para serem trazidos para o Novus Ordo. Eles podem representar algo da “atração gravitacional” que o uso expandido da forma tradicional do Rito Romano terá em nosso culto litúrgico em geral.
Não é uma só uma questão de manípulos, por assim dizer. Esses detalhes contribuem de alguma forma com a autoconsciência do sacerdote sobre seu papel na ação sagrada. Os detalhes chamam a atenção do sacerdote e apontam para sua identidade. Alguns podem dizer que ele não deveria precisar de ponteiros deste tipo. Eu respondo, “Não mesmo?” Alianças de casamento não mudam seu estado civil, mas são sinais para você e para os outros sobre quem você é. Todos nós, não sendo anjos, nos beneficiamos dessas lembranças. Esses detalhes também enviam sinais para os fiéis, dizendo que o que está acontecendo não é mundano. Algo especial está acontecendo. Todos eles são parte da ars celebrandi.
Tradução: Fabiano Rollim.
Sacerdote bracarense a caminho dos altares
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Altar de Nossa Senhora Aparecida em Roma
Novo brasão Papal: volta o uso da Tiara
Eis ai:
domingo, 10 de outubro de 2010
Solenidade externa da Exaltação da Santa Cruz, em mosteiro austríaco
No Domingo que segue à Festa da Exaltação da Santa Cruz, o mosteiro cisterciense de Heiligenkreuz (justamente, Santa Cruz), na Áustria, celebra a sua solenidade externa.
Neste ano, a festa foi particularmente solene. Após a Santa Missa Pontifical, celebrada com canto gregoriano e em latim, na forma ordinária, o que se nota pela presença de concelebrantes em casula, fez-se uma procissão com a relíquia da Vera Cruz (sim, relíquia autêntica da verdadeira Cruz onde Cristo pendeu por nossa salvação). O Cardeal Arcebispo de Viena, Christoph Schönborn, presidiu a Pontifical, ao lado do abade, D. Gregor Henckel-Donnersmarck, OCist, e de sacerdotes do mosteiro, e, após, carregou a relíquia com pluvial e umeral vermelho (próprio para as relíquias da Cruz e dos mártires).
Abaixo, algumas fotos, tiradas da internet:
Visão da igreja preparada para a Missa Pontifical
D. Bernhard Vošicky, OCist, carrega as relíquias para a Missa
O abade recebe o Cardeal Schönborn
Aspersão da água benta no rito da recepção de Prelado
Procissão para a Missa
O rito da paramentação pontifical no altar, facultativo na forma ordinária
Dom Abade mostra o relicário da Vera Cruz
Início da procissão final com a relíquia
Adoração (relativa) à relíquia da Cruz
O Cardeal dando a bênção de despedida